top of page

Verstappen vence Piastri e Norris em uma batalha dura na Sprint

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, converteu a pole position em vitória na Sprint de sábado de manhã no Grande Prêmio da Áustria, superando as McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris em uma emocionante disputa roda a roda.


Enquanto Verstappen mantinha a liderança na largada, Norris logo se aproximou e passou brevemente para P1 com uma ultrapassagem ousada, apenas para o atual campeão mundial recuperar a posição momentos depois, em uma disputa que permitiu a Piastri ultrapassar seu companheiro de equipe.


Atrás dos três primeiros pilotos, que mantiveram a formação até a bandeira quadriculada apesar de mais alguns momentos de emoção, George Russell e Lewis Hamilton imprensaram Carlos Sainz, seguidos pelos recuperandos Charles Leclerc e Sergio Perez.



Com um formato ajustado para a temporada de 2024, a sessão de qualificação Sprint de sexta-feira à tarde definiu o grid para a corrida de 100 km, na qual os pontos seriam distribuídos aos oito primeiros colocados – de um máximo de oito para P1 até um para P8.


Uma luta emocionante e acirrada na frente na qualificação Sprint viu Verstappen vencer Norris na pole position, com Piastri alinhando em terceiro, atrás de Russell, Sainz e Hamilton, que descreveu sua sessão como "bastante desastrosa" após um erro em sua corrida cronometrada final.


Houve uma mudança na ordem antes da largada, no entanto, com Alex Albon sendo transferido de 19º no grid para o pit lane após uma série de ajustes de configuração a bordo de sua Williams, tendo lutado para causar impacto no SQ1 após apenas um sessão de treino.


Quando as coberturas dos pneus foram retiradas para a volta de formação, foi revelado que todos os 20 pilotos largariam com o pneu C4 médio marcado em amarelo, que fica entre o C3 duro, marcado em branco, e o C5 macio, marcado em vermelho, na alocação deste fim de semana.



Após uma largada abortada, Verstappen fez uma largada limpa quando a corrida finalmente começou para manter sua liderança sobre Norris na primeira curva, com o piloto da McLaren tendo que se defender de um ataque do companheiro de equipe Piastri na corrida para a curva 3.


GP da Áustria de 2024: Verstappen lidera enquanto Piastri desafia Norris na largada

Atrás, Sainz saltou sobre Russell com uma bela manobra na parte externa da Curva 4, com Hamilton mantendo-se em sexto lugar sobre os velozes Leclerc, Perez, Kevin Magnussen e Lance Stroll – os Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly desistindo da corrida. 10 primeiros lugares.


Depois de manter Piastri atrás dele, Norris partiu para o ataque, iluminando a tabela de tempos para se aproximar de Verstappen e, na volta 5, corajosamente mandou seu carro para dentro do Red Bull na Curva 3, quase desacelerando no ápice. para emergir com a liderança.


Mas mais emoção surgiu rapidamente quando Verstappen respondeu com uma investida na Curva 4, onde a saída de Norris foi comprometida e Piastri conseguiu passar seu companheiro de equipe, com Sainz, os dois pilotos da Mercedes e Leclerc assistindo.


“Estou cortando demais”, foi a mensagem de Verstappen, enquanto ele fazia o seu melhor para se afastar de Piastri e sair da janela DRS do australiano, enquanto Russell lutava contra Sainz para recuperar o P4 com um limpo e simples passe na corrida entre as curvas 3 e 4.


Com o gráfico de voltas — agora chegando a 23 voltas após a largada abortada — atingindo dois dígitos, Verstappen saiu daquela janela decisiva do DRS e começou a construir uma vantagem um pouco mais confortável sobre Piastri, e Norris também caiu para terceiro quando a corrida se acalmou.


Algumas voltas depois, porém, Norris começou a aumentar o ritmo novamente e aplicou alguma pressão em Piastri, o que levou a alguns rostos ansiosos no muro dos boxes da McLaren enquanto eles tentavam administrar a situação e garantir uma dupla colocação entre os três primeiros.


Na frente, Verstappen aproveitou o foco dos McLarens um no outro para se distanciar ainda mais, cruzando a linha de chegada 4,6 segundos à frente de Piastri, com Norris mais sete décimos atrás após seu empurrão tardio.


A dupla da Mercedes, Hamilton e Russell, manteve a quarta e a sexta posições em torno da Ferrari de Sainz, enquanto Leclerc recuperou algum terreno após os problemas na classificação Sprint e ficou em sétimo, e Perez marcou o último ponto em disputa na oitava posição.


Magnussen fez uma exibição determinada com a sua Haas rumo ao nono lugar, seguido pelo Aston Martin de Stroll e pelos Alpines de Ocon e Gasly, que não conseguiram aproveitar os seus esforços de qualificação e não conseguiram marcar.


Os pilotos da RB Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo terminaram em 13º e 15º, respectivamente, na Haas de Nico Hulkenberg, com o bicampeão mundial Fernando Alonso tendo que se contentar com o 16º lugar em seu Aston Martin após um momento com o alemão na Curva 3.


Foi uma saída tranquila para os pilotos da Williams e da Kick Sauber, com Logan Sargeant liderando Albon após a largada do pit lane, e Valtteri Bottas vencendo o companheiro de equipe Zhou Guanyu até a bandeirada.



A vitória de Verstappen no Sprint significa que ele ampliou sua vantagem no campeonato mais uma vez, com 71 pontos agora entre ele e Norris na classificação de pilotos , e Leclerc seis pontos atrás, em terceiro

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page