top of page

Verstappen vence o GP do Japão e Red Bull garante títulos consecutivos de construtores

Max Verstappen e Red Bull voltaram às vitórias no Grande Prêmio do Japão de domingo, depois de sobreviverem a uma primeira volta dramática e se afastarem confortavelmente da dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, confirmando outro título de construtores para a equipe de Milton Keynes.

Verstappen foi atacado por Piastri e Norris na largada, mas manteve os dois afastados, navegou nos períodos do Safety Car e do Safety Car Virtual e depois se distanciou, levando a bandeira quadriculada primeiro pela 13ª vez nesta temporada.


Como tal, a Red Bull colocou matematicamente o campeonato de construtores fora do alcance de seus rivais para respaldar sua vitória em 2022 e somar dois triunfos consecutivos, sublinhando a superioridade da equipe na última era de efeito solo da F1 até agora, ao mesmo tempo em que aumenta as equipes ' títulos que alcançaram em 2010, 2011, 2012 e 2013.


A batalha entre os pilotos da McLaren acabou sendo resolvida a favor de Norris, com o britânico ganhando vantagem na largada, ficando para trás quando Piastri foi para os boxes sob um Safety Car Virtual, mas depois exibindo ritmo suficiente para a equipe trocar de posição.


Charles Leclerc liderou o ataque da Ferrari na quarta posição, completando uma manobra ousada e tardia sobre o rival da Mercedes, George Russell – o único favorito a tentar uma estratégia de uma parada em vez de duas – na parte externa das curvas 1 e 2.


Russell caiu nas garras do companheiro de equipe Lewis Hamilton nas últimas voltas e foi instruído a deixá-lo passar, o que ele concordou em fazer, depois que os pilotos da Mercedes ficaram roda a roda e quase colidiram no início da corrida.


Carlos Sainz também aproveitou os pneus envelhecidos de Russell para terminar em sexto, atrás de Hamilton, com Fernando Alonso, da Aston Martin, e os Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly – apesar de um incidente na primeira volta para o primeiro – marcando os pontos finais do dia.


Com seus carros largando em nono e 11º, AlphaTauri tinha sido candidato a pontos nas trocas iniciais, mas desapareceu à medida que as várias estratégias se desenrolaram – o estreante na F1 Liam Lawson derrotou o favorito da casa, Yuki Tsunoda, até a bandeirada.

Suzuka proporcionou um cenário glorioso para outra corrida cheia de ação no domingo

Zhou Guanyu foi outro a se recuperar do drama da primeira volta ao cruzar a linha de chegada em 13º, o único piloto da Alfa Romeo a terminar depois que seu companheiro de equipe Valtteri Bottas foi jogado na brita pelo rival da Williams, Logan Sargeant.

A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, foram os últimos finalistas em P14 e P15, respectivamente, um tema de sua temporada de 2023 em meio a lutas de degradação dos pneus, com um grupo de carros atrás abandonando em diferentes estágios.

Williams sofreu uma desistência dupla quando Sargeant devolveu seu carro à garagem depois de colidir com Bottas, tendo sido penalizado antes da corrida e tendo uma largada no pit lane para grandes mudanças no carro após seu acidente de qualificação, enquanto Albon abandonou com danos após seu próprio incidente na primeira volta. com o Alfa Romeo.

Outro momento de gargalo na largada viu Sergio Perez, da Red Bull, bater as rodas com Hamilton, antes de um incidente separado com Magnussen forçá-lo a ir aos boxes para uma segunda asa dianteira nova, após o qual ele se aposentou. Lance Stroll foi o outro piloto a se aposentar devido a um problema na asa traseira.


Próximo GP

A Fórmula 1 volta ao circuito de Lusail para o GP do QATAR nos dias 06 a 08 de Outubro.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page