top of page
Foto do escritorRedação

Verstappen supera Piastri vence a corrida de Sprint

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, converteu a pole position em vitória durante a corrida de Sprint de sábado no Grande Prêmio da Bélgica, recuperando a liderança do rival da McLaren, Oscar Piastri, depois que os dois pilotos optaram por estratégias diferentes em um cativante encontro molhado.

Em meio a muita ação no escorregadio circuito de Spa-Francorchamps, Pierre Gasly, da Alpine, aproveitou ao máximo as condições para fechar o pódio, enquanto Lewis Hamilton foi rebaixado de quarto para sétimo depois que o homem da Mercedes colidiu com o outro Red Bull de Sergio Perez e pegou um pênalti.


Com a chuva como tema do fim de semana até agora, e após uma pausa pós-Shootout no clima, os céus se abriram novamente pouco antes do horário local de 1705 para o início do Sprint - os oficiais decidiram adiá-lo em 30 minutos para permitir o último chuva para passar.


No momento em que a volta de apresentação começou com os pneus de chuva obrigatórios e atrás do Safety Car (que se tornou várias voltas), o sol voltou por entre as nuvens e iluminou a pista, prometendo uma mudança precoce para intermediários e borracha potencialmente lisa como o raça desenvolvida.


Quando o Safety Car entrou nos boxes, com a corrida agora completando 11 voltas, vários carros imediatamente se encaixaram para trocar os molhados pelos intermediários – Piastri, Carlos Sainz, Gasly, Hamilton, Perez, Daniel Ricciardo, Alex Albon, Lance Stroll, Valtteri Bottas e Nico Hulkenberg fazendo essa ligação.


Enquanto isso, tendo ficado de fora e largado, o pole position Verstappen manteve-se na P1 à frente de Charles Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon e George Russell, dizendo por rádio que “precisamos encaixar esta volta” enquanto ele lutava para fazer sua chuva molhada. os pneus funcionam em condições sempre secas.


No final da primeira volta de corrida, Verstappen e o resto dos corredores molhados pararam, com o ritmo rápido de Piastri no intermediário dando a ele a liderança quando o bicampeão mundial voltou à ação - criando a perspectiva de uma batalha emocionante.


Depois de uma série de quase falhas no pit lane enquanto os pilotos brigavam por uma posição, Gasly se viu em terceiro atrás de Piastri e Verstappen, com Perez em quarto, Hamilton em quinto e Sainz fechando os seis primeiros na frente de Leclerc e Norris.

Os pilotos foram recebidos por condições chuvosas que levaram ao atraso na largada do Sprint

À medida que a corrida se acalmava, Verstappen comeu a liderança de Piastri - que ficou a pouco menos de dois segundos após suas respectivas paradas - fazendo pleno uso da invejável velocidade em linha reta do Red Bull para encher os espelhos do piloto novato e colocar pressão.


Mas então, na volta 4, Fernando Alonso perdeu o controle de seu Aston Martin no ar sujo de um Haas em Pouhon e girou no cascalho, acionando um Safety Car pouco antes de Verstappen pensar em fazer uma jogada em Piastri, o que significa que ele teria que ir novamente no reinício.


Nesse ponto, uma intrigante mensagem de rádio foi enviada para Verstappen do pit wall da Red Bull, dizendo: “Intel é que o pneu esquerdo Piastri já está sofrendo”. Em resposta, Verstappen disse que "não estava surpreso", visto que a McLaren estava "derivando por toda parte".


Com o carro de Alonso liberado, a corrida recomeçou no final da volta 5, dando a Piastri o último teste de sua carreira florescente ao liderar uma relargada pela primeira vez - apenas para ser imediatamente revisado por Verstappen na Kemmel Straight.

Piastri liderou Verstappen depois de parar na primeira volta da corrida

Gasly ficou em terceiro, enquanto Hamilton e Perez bateram as rodas dramaticamente em Blanchimont enquanto lutavam pela quarta posição, o sete vezes campeão mundial conseguindo abrir caminho por fora de La Source alguns momentos depois.


Perez se tornou um alvo fácil com danos em seu sidepod, perdendo posições para Sainz e Leclerc logo depois, então fazendo uma viagem pelo cascalho em Stavelot e caindo na ordem - promovendo Norris para sétimo e Ricciardo para os pontos.


Tendo ultrapassado Piastri, Verstappen liberou o ritmo bruto de seu RB19 para aumentar a distância, vendo as últimas voltas para pegar a bandeira quadriculada com mais de seis segundos de vantagem e conquistar o máximo de oito pontos em oferta.


Gasly manteve a compostura para dar à remodelada equipe alpina um pódio moralizador, com Hamilton chegando em quarto lugar, mas depois caindo para sétimo depois de receber uma penalidade de cinco segundos por causar uma colisão com Perez, que desistiu do processo. .

Hamilton recebeu uma penalidade de cinco segundos por causar uma colisão com Perez e caiu para sétimo

O pênalti de Hamilton promoveu Sainz para o quarto lugar, Leclerc para o quinto e Norris para o sexto, com Russell fazendo movimentos tardios sobre Ocon e Ricciardo para garantir o ponto final - o australiano perdeu apenas uma recompensa enquanto continua seu encorajador retorno à F1.


Stroll se recuperou de sua queda no Shootout para terminar em 11º, à frente de Albon, Bottas e Kevin Magnussen, com Zhou Guanyu ganhando uma vaga devido à penalidade de cinco segundos de Logan Sargeant por excesso de velocidade no pit lane. Hulkenberg e Yuki Tsunoda foram os dois finalistas, enquanto Perez e Alonso assistiam do lado de fora. Matéria traduzida do site da F1

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page