Max Verstappen conquistou a terceira pole position consecutiva para o Grande Prêmio da Áustria com uma performance de classificação no Red Bull Ring, levando a melhor sobre a dupla da Ferrari Charles Leclerc e Carlos Sainz em uma sessão cheia de ação.
Verstappen superou tempos de volta deletados no Q1 e Q2 – com muitos pilotos, incluindo o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, caindo nos limites da pista – para chegar ao top 10 e entregar seu esforço de agarrar a pole de 1m 04,391s.
Perez esteve ausente da batalha do Q3 depois de desistir na segunda fase com sucessivos tempos apagados, deixando as Ferraris atualizadas para levar a luta para Verstappen – Leclerc perdeu por apenas 0,048s após uma volta final agressiva.
Sainz ficou em terceiro, outro décimo e meio atrás, com Lando Norris apresentando um desempenho estelar em sua McLaren atualizada para garantir uma vaga na segunda fila, negando a Mercedes de Lewis Hamilton e o Aston Martins de Lance Stroll e Fernando Alonso .
Nico Hulkenberg continuou sua série de aparições no Q3 com outro forte avanço para a oitava posição, ficando à frente do piloto da Alpine Pierre Gasly e da Williams de Alex Albon, que estrelou mais uma vez, apesar de perder uma volta nos limites da pista.
Um número particularmente grande de tempos de volta excluídos - o tema recorrente da qualificação - levou a algumas saídas dramáticas no Q2, com George Russell incapaz de se recuperar de uma violação dos limites da pista a caminho do 11º lugar em seu Mercedes, logo à frente do Alpine de Esteban Ocon.
Oscar Piastri teve que se contentar com o 13º na segunda das máquinas da McLaren, sem o luxo do pacote de atualização do companheiro de equipe Norris, enquanto Valtteri Bottas foi o mais rápido dos Alfa Romeos em 14º, apesar de um giro violento no Q1.
Mas a manchete do Q2 foi a eliminação de Perez depois que ele perdeu os dois tempos por ultrapassar as linhas brancas, deixando-o em 15º e enfrentando mais uma recuperação no dia da corrida após situações semelhantes em Mônaco, Espanha e Canadá.
Yuki Tsunoda estava na disputa por uma vaga no Q2, mas perdeu um tempo de volta para os limites da pista depois que o relógio parou e sofreu um banho de qualificação inicial em 16º, junto com o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o novato da Williams, Logan Sargeant.
Kevin Magnussen teve pouco a comemorar no final da qualificação ao terminar em 19º, antes do que será o 150º Grande Prêmio do piloto da Haas, com o sob pressão Nyck De Vries em 20º e último em seu AlphaTauri.
Confira o grid de largada
Comments