Max Verstappen conquistou três pole positions consecutivas no Grande Prêmio da Holanda com outra exibição imperiosa durante a sessão de qualificação de sábado em Zandvoort, fazendo uma volta final estupenda para vencer Lando Norris e George Russell no final de uma corrida cheia de acidentes e molhada para caso seco.
Nos momentos finais de um tiroteio no poste que recebeu bandeira vermelha duas vezes devido a quedas do novato da Williams, Logan Sargeant, e do piloto da Ferrari, Charles Leclerc, a apaixonada torcida da casa ficou louca com o tempo final de Verstappen no topo da tabela de 1m 10.567s.
Isso o colocou com meio segundo de vantagem sobre seus rivais mais próximos, a McLaren de Norris e a Mercedes de Russell, que liderou o ataque dos Silver Arrows depois que seu companheiro de equipe Lewis Hamilton sofreu uma surpreendente eliminação no Q2.
Alex Albon foi outra estrela da qualificação ao colocar sua Williams em quarto lugar, à frente do Aston Martin de Fernando Alonso, da Ferrari de Carlos Sainz e do outro Red Bull de Sergio Perez, que foi 1,3 segundos mais lento que Verstappen.
Oscar Piastri estava em busca da primeira pole na F1, mas caiu na tabela de tempos durante as voltas finais, deixando-o em oitavo no grid, na frente de Leclerc e Sargeant, que assistiram o resto do Q3 do lado de fora após suas manobras.
Hamilton teve que se contentar com o 13º lugar após a já mencionada saída do Q2, ficando atrás do Aston Martin de Lance Stroll e do líder Alpine de Pierre Gasly, deixando o heptacampeão mundial com uma recuperação desafiadora no apertado e sinuoso circuito holandês.
Yuki Tsunoda seguiu em 14º, com comissários prontos para investigar um possível incidente impeditivo entre o homem da AlphaTauri e Hamilton após a sessão, enquanto Nico Hulkenberg foi o mais lento dos corredores do Q2 a caminho do 15º.
A Alfa Romeo perdeu os dois carros no primeiro obstáculo da qualificação, com Zhou Guanyu, tendo saído do TL3 no início do dia, perdendo por pouco o corte em 16º ao deslizar na penúltima curva, com o companheiro de equipe Bottas em 19º.
Esteban Ocon foi um modesto 17º no outro Alpine, tendo perdido o tempo de sua última volta, enquanto o piloto da Haas, Kevin Magnussen, que também sofreu uma queda no último treino livre, foi muito fundo na Curva 1 em sua última volta e terminou em 18º.
Liam Lawson marcou sua primeira sessão de qualificação com o 20º e último lugar, um segundo atrás do pelotão, depois que o jovem neozelandês foi jogado no fundo do poço como substituto do lesionado Daniel Ricciardo com apenas uma hora de treino em condições de chuva.
Citação chave
“Foi uma qualificação muito complicada, começando, claro, com os intermediários, mas também a superfície da pista estava bastante escorregadia, [com] o novo asfalto”, disse o pole-sitter Verstappen. “O objetivo era dar voltas, mas também ficar longe de problemas. Acho que conseguimos isso muito bem, mas também no final, quando pudemos usar os pneus slick, [onde] havia uma linha seca em alguns lugares. Tivemos que arriscar um pouco, mas a última volta foi muito agradável.”
Qual é o próximo
Os pilotos irão agora conversar com suas equipes e se preparar para o Grande Prêmio da Holanda de domingo, que está programado para começar às 10h00, horário de Brasília com transmissão na Band. Matéria traduzida do site oficial
Comments