Max Verstappen continuou sua série de pole positions em 2024 ao assumir novamente o primeiro lugar no grid para o Grande Prêmio do Japão, com o holandês acompanhado na primeira linha pelo companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez.
Depois de inicialmente estabelecer o tempo mais rápido durante as primeiras voltas do Q3 com uma volta de 1m 28,240s, o campeão mundial melhorou seu esforço final para 1m 28,197s. Houve uma tentativa corajosa de Perez, mas o tempo do mexicano ficou a 0,066s do de Verstappen, deixando-o em P2.
Lando Norris ficou em terceiro, com Carlos Sainz colocando-se em P4 após sua vitória na última vez na Austrália. Fernando Alonso foi o líder da Aston Martin em quinto, à frente do aniversariante Oscar Piastri em sexto.
Lewis Hamilton dividirá a quarta fila com o futuro companheiro de equipe da Ferrari, Charles Leclerc, à frente de George Russell, em nono – que será investigado pelos comissários por um incidente no pit lane no Q1 – enquanto Yuki Tsunoda completa o top 10 em sua casa. evento.
Daniel Ricciardo, da RB, foi empurrado para a zona de rebaixamento no final do Q2 pelo companheiro de equipe Tsunoda, com o australiano pronto para largar do P11, enquanto Nico Hulkenberg se junta a ele na sexta fila do P12.
Valtteri Bottas foi o líder da Kick Sauber em P13, à frente da Williams de Alex Albon, enquanto Esteban Ocon conquistou o P15 na Alpine em um fim de semana em que a equipe trouxe suas primeiras atualizações da temporada.
Houve uma surpresa no Q1 quando Lance Stroll foi empurrado para a zona de eliminação, o que significa que o segundo Aston Martin irá alinhar em P16. Pierre Gasly também saiu da sessão, com o francês ainda sem avançar para o Q2 nesta temporada.
Kevin Magnussen não conseguiu tirar sua Haas do primeiro segmento da qualificação e largará em P18, enquanto a Williams de Logan Sargeant e Zhou Guanyu da Kick Sauber terminaram o dia em P19 e P20, respectivamente.
Citação chave
“Foi bastante disputado no final”, comentou Verstappen após a sessão. “Acho que no geral esta pista é muito sensível com os pneus, com o asfalto muito agressivo, e quando você realmente quer ir ao limite nem sempre dá certo.
“Mas mesmo assim acho que o mais importante é estar na pole. É claro que queremos que cada volta seja perfeita, mas numa pista como esta nem sempre é esse o caso. No geral, um dia muito bom, uma boa posição de partida para amanhã e, claro, amanhã é o que conta.”
A próxima atividade
O Grande Prêmio do Japão de 2024 está programado para começar às 02h, horário de Brasília nesta madrugada.
Comentarios