top of page

Verstappen conquista vitória na Sprint emocionante em São Paulo

Max Verstappen aumentou sua contagem de vitórias na corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo, depois de tirar o P1 de Lando Norris da linha.

O holandês lançou-se na frente no início do encontro de 24 voltas e permaneceu praticamente incontestado durante todo o tempo, apesar de Norris ter aumentado a pressão por vezes.


Com o formato Sprint oferecendo livre escolha de pneus, a maior parte do grid optou por começar a corrida com pneus macios, já que apenas Logan Sargeant na traseira e a dupla Haas selecionaram os médios. Foi uma boa largada para Norris, mas Verstappen logo passou para a liderança na Curva 1, enquanto George Russell conquistou o P3 de Sergio Perez. Lewis Hamilton foi rápido em se juntar à luta com Perez e saiu por cima para reivindicar o P4.


Norris então foi vítima de Russell quando este mergulhou por dentro da McLaren na Curva 10. Mais atrás, a dupla AlphaTauri de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo perdeu para a dupla da Ferrari, enquanto Oscar Piastri fez uma excursão fora da pista.


Quatro voltas depois, Perez parecia atrevido, com o mexicano superando Hamilton na Curva 1, antes de Leclerc se aproximar para tentar avançar sobre o heptacampeão mundial, mas acabou tendo que recuar.


Parecia ser um momento difícil para a Mercedes, já que Russell também perdeu uma posição à frente depois que Norris utilizou o DRS para passar para segundo. Enquanto isso, Fernando Alonso – que sofreu uma saída precoce no Sprint Shootout após uma colisão com Esteban Ocon, colocando-o em 15º no grid – fazia movimentos, ultrapassando Kevin Magnussen para o 12º lugar.


Enquanto os quatro primeiros colocados, Verstappen, Norris, Russell e Perez, pareciam ter se afastado ligeiramente na frente na volta 7, um trem DRS estava começando a se formar mais atrás. Os problemas pareciam continuar para os Silver Arrows enquanto Perez se aproximava de Russell. Inicialmente, a Red Bull parecia ter avançado na Curva 1, antes de Russell voltar para a Curva 4.


No entanto, na volta 10, Perez conseguiu a ultrapassagem, tendo novamente ultrapassado na Curva 1 antes de segurá-la na Curva 4 desta vez. Em outros lugares, Ricciardo enfrentou Carlos Sainz na luta pelo P8 e manteve-se à frente até a Curva 4, onde Sainz recuperou a posição.

Na frente, Norris continuava a diminuir a diferença para Verstappen, reduzindo-a para 1,3s na volta 13. Muitas batalhas estavam acontecendo em todo o campo, com a dupla Aston Martin avançando. Lance Stroll derrotou Ocon para o P13, enquanto Alonso, que o perseguia, tentava encontrar uma maneira de ultrapassar Pierre Gasly na disputa pelo P11.


As coisas estavam começando a dar errado para Ricciardo, que perdeu uma vaga para o também australiano Piastri, enquanto Alonso duelava incansavelmente com Gasly atrás deles. Alonso finalmente saiu por cima após uma batalha muito acirrada.


À medida que a corrida se aproximava da volta 17, Verstappen e Norris pareciam estar numa corrida própria, embora a diferença entre eles permanecesse em pouco menos de dois segundos. Entretanto, os pilotos da Haas pareciam estar a ter uma tarde de pesadelo, tendo caído para 16º e 17º depois de largarem de 11º e 12º na grelha.


Os carros Alpine também pareciam estar lutando, com Stroll capitalizando as aparentes dificuldades de pneus de Gasly para arrebatar o P12. Mais adiante, Piastri – em P9 – tinha Ricciardo, Alonso e Stroll logo atrás.


A apenas quatro voltas do final, Ricciardo tentou uma ultrapassagem na Curva 1 em Piastri, mas a McLaren continuou a manter a posição. Mais à frente, Charles Leclerc se aproximou de Hamilton antes de passar para o P5 na Curva 1, antes de Tsunoda tentar fazer o mesmo. A Mercedes manteve-se à frente depois que a dupla se envolveu em uma corrida de arrancada na reta.

Uma volta depois, Tsunoda usou o DRS para ultrapassar Hamilton para o P6, enquanto Ricciardo ultrapassou Piastri para o P9. O determinado Alonso logo perseguiu Piastri pelo P10, enquanto três pilotos – Nico Hulkenberg, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas – estavam brigando pelo P17.


Alonso parecia ter levado a melhor sobre Piastri nos momentos finais da corrida na Curva 1, mas Piastri recuperou o lugar.


No entanto, foi mais tranquilo para Verstappen, que cruzou a linha de chegada para conquistar sua quarta vitória no Sprint da temporada, com Norris em segundo e Perez em terceiro.


Russell seguiu em quarto, enquanto Leclerc terminou a prova em P5, apenas seis décimos à frente de Tsunoda em P6. Hamilton manteve-se em sétimo, enquanto Sainz conquistou o ponto final em P8.

Ricciardo e Piastri completaram o top 10, com a dupla da Aston Martin formada por Alonso e Stroll em 11º e 12º. Dois Alpines, Gasly e Ocon, seguiram em 13º e 14º, enquanto Alex Albon conquistou o P15.


Kevin Magnussen ficou em 16º na corrida de 100 quilômetros, com Zhou, Nico Hulkenberg, Bottas e Sargeant completando a ordem de 17º a 20º, respectivamente.


Qual é a próxima atividade

Os pilotos retorna as atividade para o evento principal amanhã ás 14h00, hora local para as 71 voltas do GP de São Paulo.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page