top of page
Foto do escritorRedação

Tudo sobre o GP Firestone de São Petersburgo pela Fórmula Indy e Indy NXT

A temporada vai começar para a categoria que sempre caracteriza pelo equilibro, porém temos um homem a ser batido em 2024...Alex PALOU !!!! em 2024 que busca o TRI

Voltando para o início da temporada que começa nas Ruas de St. Petersburgo com 27 carros e com o piloto brasileiro no carro #30 Pietro Fittipaldi que corre na RLL nesta ano durante a temporada toda e também teremos Caio Collet representa o Brasil na Indy NXT, categoria de acesso à Fórmula Indy na equipe campeã no ano passado a HMD Motorsports


Fim de semana de corrida: sexta-feira, 8 de março - domingo, 10 de março


SEXTA (8)

16h45 - Fórmula Indy: GP de St. Petersburg (treinos livres) - Star+

SÁBADO (9)

15h05 - Indy NXT: GP de St. Petersburg (classificação) - Star+

16h00 - Fórmula Indy: GP de St. Petersburg (classificação) - Espn4 e Star+

DOMINGO (10)

11h00 - Indy NXT: GP de St. Petersburg (corrida) - Star+

13h30 - Fórmula Indy: GP de St. Petersburg (corrida) - TV Cultura, Espn2 e Star+


Pista: Ruas de São Petersburgo, circuito de rua temporário de 2,9 quilômetros e 14 curvas (no sentido horário) pelo centro de São Petersburgo, Flórida, incluindo uma pista do Aeroporto Albert Whitted


Distância da corrida: 100 voltas / 180 milhas (NTT INDYCAR SERIES) | 45 voltas/81 milhas/55 minutos (INDY NXT da Firestone)


Push-to-pass: SÉRIE NTT INDYCAR: 150 segundos de tempo total com tempo máximo de 15 segundos por ativação. | INDY NXT da Firestone: 150 segundos de tempo total com tempo máximo de 15 segundos por ativação


Distribuição de pneus Firestone:

NTT INDYCAR SERIES : Seis conjuntos primários, quatro conjuntos alternativos para serem usados ​​durante o fim de semana do evento. As equipes que contratam um piloto novato podem usar um conjunto adicional de pneus primários. As equipes devem usar um conjunto de pneus primários e um conjunto de pneus novos (adesivos) alternativos por pelo menos duas voltas na corrida.


INDY NXT da Firestone: Três novos conjuntos para serem usados ​​durante o fim de semana do evento, sendo um novo conjunto usado para qualificação e outro novo conjunto usado durante a corrida. Um conjunto transferido dos testes de pré-temporada pode ser usado durante o primeiro treino.


Vencedores da corrida de 2023:

SÉRIE NTT INDYCAR

Marcus Ericsson (Nº 8 Huski Chocolate Chip Ganassi Racing Honda)


INDY NXT por Firestone

Daniel Frost (nº 68 HMD Motorsports)


Entre vários ex-F1 temos o Romain Grosjean que vem de equipe nova

Vencedor do prêmio NTT P1 de 2023 (NTT INDYCAR SERIES): Romain Grosjean (nº 28 da DHL Honda), 59,5532 segundos, 108,810 mph


2023 INDY NXT by Firestone vencedor da pole: Louis Foster (No. 26 Andretti Autosport), 1 minuto, 05,1103 segundos, 99,523 mph


“O QUE PROCURAR” EM ST. PETERSBURGO:


1. O histórico cairá?

Enquanto a temporada 2024 da Fórmula Indy aguarda a chegada do motor V-6 biturbo de 2,2 litros com tecnologia híbrida após as 500 Milhas de Indianápolis apresentadas por Gainbridge, as equipes vão forçar o limite até então com possibilidades aprimoradas de recordes de pista com componentes de chassi mais leves preparado para a adição híbrida.


Eles incluem uma estrutura superior de tela aeroscreen de titânio mais leve e impressa em 3D. Sem comprometer a resistência e durabilidade gerais, o novo quadro superior da INDYCAR economiza sete quilos em relação ao modelo anterior. Além disso, uma mudança para uma caixa de câmbio e carcaça de magnésio – localizada entre o motor de combustão INDYCAR SERIES e a caixa de câmbio e abrigará a unidade de assistência híbrida – proporcionará economia adicional de peso.


2. Dixon busca sua primeira vitória nas ruas de São Petersburgo.

Quem não aceitaria o currículo de Scott Dixon como piloto da NTT INDYCAR SERIES

Ele tem seis campeonatos da NTT INDYCAR SERIES, atrás apenas dos sete títulos da INDYCAR SERIES coletados por AJ Foyt. Suas 56 vitórias estão em segundo lugar na lista de vitórias de todos os tempos da INDYCAR SERIES, atrás das 67 de Foyt, mas as ruas de São Petersburgo podem ser sua criptonita. É uma das cinco faixas do calendário onde Dixon não vence e aquela onde tem mais largadas (19).


Mesmo assim, Dixon teve sucesso nas ruas de São Petersburgo. Dixon tem quatro vice-campeonatos no circuito e uma média de finalização de 7,63 em suas 19 partidas anteriores. Ele terminou entre os 10 primeiros em suas últimas oito partidas.


3. O poder joga com os poles.

Will Power é o maior qualificador da história moderna da INDYCAR SERIES, já que suas 70 poles na carreira são o recorde da INDYCAR SERIES.


A história do sucesso de Power na qualificação pode ser melhor contada através do Firestone Grande Prémio de São Petersburgo, onde conquistou nove das últimas 14 poles.


Os únicos pilotos que marcaram a pole nos últimos 10 anos em São Petersburgo e que não se chamam Will Power são Takuma Sato em 2014, Robert Wickens em 2018, Colton Herta em 2021, Scott McLaughlin em 2022 e Romain Grosjean na temporada passada. No total, a Team Penske conquistou a pole position em 11 das últimas 17 corridas em São Petersburgo.


Power conquistou pelo menos uma pole position em cada temporada desde 2009, incluindo dois prêmios NTT P1 no ano passado. É quase uma aposta certa que Power aumentará seu recorde nesta temporada, e não se surpreenda se começar durante a qualificação para o Prêmio NTT P1 na tarde de sábado.


4. Novo formato a ser testada. Implantado em caráter experimental em São Petersburgo, o campo será dividido em dois grupos após uma sessão de 20 minutos “Todos os Carros” para iniciar o Treino 1.


Após a sessão de 20 minutos “Todos os Carros”, cada grupo – dividido por boxes ímpares e pares – receberá dois segmentos de 10 minutos alternados.


Tal como na qualificação, o relógio nos Segmentos Um e Dois irá parar para a primeira condição de bandeira vermelha de cada segmento de treino.


Notas da FÓRMULA INDY:

  • O Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo apresentado pela RP Funding será a 21ª corrida da INDYCAR SERIES nas ruas de São Petersburgo, datada de 2003 e a 20ª corrida promovida pela Green Savoree Promotions. Marcus Ericsson venceu a corrida de 2023, enquanto Romain Grosjean ganhou o prêmio NTT P1. Paul Tracy venceu a corrida inaugural em 23 de fevereiro de 2003, sob sanção da CART, enquanto Sebastien Bourdais largou da pole naquele ano.

  • A corrida da INDYCAR SERIES de São Petersburgo acontece todos os anos desde 2003, exceto 2004. Nenhum piloto competiu em todas as corridas de São Petersburgo, mas Scott Dixon iniciou 19 corridas consecutivas.

  • Will Power (2010 e 2014) e Josef Newgarden (2019-2020) são os únicos pilotos inscritos a vencer em São Petersburgo mais de uma vez. Seis vencedores anteriores estão inscritos: Power, Newgarden, Graham Rahal (2008), Colton Herta (2021), Scott McLaughlin (2022) e Ericsson.

  • Alex Palou , da Chip Ganassi Racing, chega à abertura da temporada como atual campeão da NTT INDYCAR SERIES pela segunda vez em três temporadas. O bicampeão da série tentará fazer história ao se tornar o primeiro campeão repetido desde que Dario Franchitti venceu três vitórias consecutivas pela Chip Ganassi Racing de 2009-11.

  • A equipe Penske venceu em São Petersburgo 11 vezes, incluindo sete das últimas 12 corridas com Castroneves (2012), Power (2014), Juan Pablo Montoya (2015-16), Newgarden (2019-2020) e McLaughlin (2022).

  • A temporada de 2024 marca a 20ª temporada do formato de qualificação Firestone Fast Six. Desde que o formato estreou no Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo de 2005, 65 pilotos participaram da qualificação Firestone Fast Six em 20 circuitos de estrada e rua. Não é de surpreender que o recordista de todos os tempos da pole da NTT INDYCAR SERIES, Will Power, lidere todos os pilotos com 96 participações no Firestone Fast Six, apenas uma à frente do seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Scott Dixon.

  • Quatro pilotos venceram a corrida desde a pole – Castroneves (2007), Power (2010), Herta (2021) e McLaughlin (2022). O vencedor de São Petersburgo qualificou-se em quarto lugar em cinco das últimas 20 corridas.

  • Espera-se que Dixon faça sua 386ª largada na INDYCAR SERIES, que é a quarta na lista de todos os tempos. Dixon fez 322 partidas consecutivas no fim de semana, que é a sequência mais longa da história da INDYCAR SERIES.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page