A empolgante sessão classificatória que definiu o grid de largada em Interlagos teve como grandes nomes Kamui Kobayashi e Sarah Bovy. A quinta corrida da temporada 2024 do FIA WEC terá largada às 11h30 deste domingo
Com muita emoção, a Rolex 6 Horas de São Paulo conheceu seus poles positions na gelada tarde deste sábado (13) em Interlagos. O japonês Kamui Kobayashi, que forma trio com Mike Conway e Nyck de Vries, brilhou com a Toyota Gazoo Racing e garantiu a posição de honra do grid de largada entre os hypercars, com direito a dobradinha da montadora japonesa, que completou o 1-2 da primeira fila com o suíço Sébastien Buemi, da tripulação composta também por Ryo Hirakawa e Brendon Hartley. É a primeira pole da Toyota no ano, conquistada justamente em um circuito muito especial, no local da primeira vitória no FIA WEC, em 2012.
Quem também viveu grande jornada neste sábado foi Sarah Bovy. A belga repetiu a façanha obtida em casa, na TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, e conquistou a pole position na classe LMGT3 com a Lamborghini Huracan #85 da equipe Iron Dames, time formado também por Rahel Frey e Michelle Gatting. As “Damas de Ferro” lideraram a sessão classificatória desde o início e ratificaram a performance na Hyperpole que consolidou o primeiro lugar no grid. Entre os brasileiros, Nicolas Costa verá sua McLaren 720S Evo da United Autosports largar na quarta colocação, duas posições à frente da BMW M4 #31 que tem entre seus pilotos o paranaense Augusto Farfus, do Team WRT.
Mesmo com o frio, o público marcou presença neste sábado e encheu o Pit Walk e a sessão de autógrafos, iniciativas desenvolvidas pelo FIA WEC para aproximar o fã dos seus ídolos. Quem também esteve presente a Interlagos foi o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que visitou os pilotos nos boxes e parabenizou os poles na entrevista coletiva logo depois da classificação em Interlagos.
No treino livre que antecedeu a classificação, a Porsche colocou três carros nas três primeiras posições na Hypercar — com liderança de Norman Nato a bordo do 963 #12 da Hertz Team JOTA — e liderou também na classe LMGT3 com Joel Sturm com a Manthey Pure Rxcing, da tripulação vice-líder do campeonato.
Com temperatura ambiente de apenas 15ºC, Interlagos viveu uma tarde quente na pista. A classificação na classe Hypercar foi muito equilibrada, a ponto de os dez primeiros colocados na sessão que abriu a tomada de tempos ter ficado separada por menos de meio segundo.
Matt Campbell foi o mais rápido e avançou para a Hyperpole com 1min23s263 a bordo do Porsche 963 #5 da Porsche Penske Motorsport, somente 0s094 à frente de Callum Ilott, com o Porsche #12 da Hertz Team JOTA. A bordo do Toyota GR010 – Hybrid #8, Kamui Kobayashi foi o terceiro melhor colocado, seguido pelas Ferrari 499P de Alessandro Pier Guidi e Antonio Fuoco, que fecharam o top-5, enquanto o campeão mundial de Fórmula 1, Jenson Button, posicionou-se em nono com o Porsche #38. Entre os dez primeiros, passaram para a fase final da classificação cinco marcas diferentes: BMW e Cadillac fizeram companhia a Porsche, Toyota e Ferrari.
Se a Porsche parecia ser a grande força da sessão classificatória, a Toyota virou o jogo com propriedade no momento mais importante da definição do grid. Com performance muito sólida, o piloto e chefe de equipe Kamui Kobayashi emendou uma sequência de boas voltas e garantiu a pole ao anotar 1min23s140. Em seguida, Sébastien Buemi tirou o Porsche #5 da primeira fila e completou a festa da Toyota com 1-2 na classificação em São Paulo.
“Foi muito desafiador fazer a volta porque fez muito frio na classificação. Tentamos obter a temperatura o mais rápido possível, mas não consegui encaixar a minha melhor volta na primeira parte da classificação. Porém, na Hyperpole, consegui fazer meu melhor. Foi uma bela volta! O carro tem sido incrível durante essa semana, em um trabalho fenomenal da equipe. Conseguir a pole aqui foi muito bom. Muito obrigado à Toyota Gazoo Racing e a todos os nossos fãs aqui em São Paulo”, comemorou Kobayashi.
Iron Dames na frente — Por regra, a sessão classificatória da classe LMGT3 traz somente os pilotos de graduação Bronze de cada trio de pilotos. Na primeira fase da tomada de tempos, quem se destacou foi a belga Sarah Bovy, que colocou o Lamborghini Huracan da Iron Dames na primeira posição da tabela de tempos, seguido pelo Porsche 911 GT3 R da Manthey Pure Rxcing, pilotado por Aliaksandr Malykhin.
Os carros dos dois brasileiros conseguiram entrar no grupo dos dez primeiros que disputaram a Hyperpole. Companheiro de equipe de Nicolas Costa, o britânico James Cottingham passou na primeira parte da sessão em sétimo colocado com a McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports, enquanto o inglês Darren Leung conseguiu a última vaga na definição da pole com a BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, que traz também o paranaense Augusto Farfus.
Sarah Bovy brilhou novamente no segmento decisivo da tomada de tempos e cravou a segunda pole position do ano para a Iron Dames. Com desempenho impecável, a belga registrou 1min34s413 em sua volta mais rápida, deixando Malykhin e a Porsche 911 da Manthey Pure Rxcing para trás com vantagem de 0s391. A McLaren #95 da United Autosports, pilotada por Joshua Caygill, vai largar em terceiro lugar neste domingo, seguido pelo companheiro de equipe James Cottingham, parceiro de Nicolas Costa no carro #59. Darren Leung obteve o sexto lugar no grid para a BMW M4 #31 guiada também por Augusto Farfus.
Dona da tarde em Interlagos, Sarah Bovy foi ovacionada pelo público nas arquibancadas antes de falar sobre a conquista na classificação. “É muito especial ser pole position aqui, uma pista lendária por conta do Ayrton Senna, um ídolo para todos nós, e sabemos o quanto ele era espetacular em classificação. Estamos muito orgulhosos pela gente e por estarmos largando nessa posição. Quero agradecer a toda minha equipe, a todas as nossas colegas, porque trabalhamos muito juntas. Que venha a corrida amanhã”.
Fan Zone, programação e transmissão — A Fan Zone, espaço imersivo dedicado a atender gostos e idades variados, garante ao público a oportunidade de acompanhar a corrida e, ao mesmo tempo, desfrutar de simuladores, roda gigante, praças de alimentação e a área do Futuroscópio, cenário que explora a sustentabilidade, tecnologias renováveis futuras e garante um momento de descanso em meio à adrenalina.
Neste domingo, a Fan Zone esquenta já pela manhã, a partir de 8h30, com a apresentação do DJ Heey Cat. Às 11h35, subirá ao palco a Orquestra Mundana, enquanto às 13h20 a cantora e compositora Lara Castagnolli se apresentará com homenagem a inesquecível Gal Costa. Em seguida, às 14h20, Rafa Castro canta Milton Nascimento. Também durante a tarde, outro destaque o palco será o show de BNegão e Black Mantra, que vão Tocar Tim Maia Racional, um dos mais icônicos álbuns do “Rei do Soul”. E para fechar a programação, o DJ Heey Cat volta ao palco às 17h50 para finalizar em clima de muita festa a Rolex 6 Horas de São Paulo, oferecendo mais um grande espetáculo aos fãs.
Na pista, o domingo reservará o ápice do fim de semana. Com 37 carros no grid, sendo 19 hypercars e 18 GT3, e um total de quase 110 pilotos acelerando em Interlagos, a prova tem largada marcada para 11h30. Às 18h25, depois da festa do pódio no “templo do automobilismo brasileiro”, acontece a entrevista coletiva pós-corrida com os vencedores da etapa brasileira do FIA WEC.
Na TV por assinatura, o canal BandSports vai exibir ao vivo e na íntegra a Rolex 6 Horas de São Paulo, da mesma forma também pelo canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Na TV aberta, a Band vai exibir flashes ao vivo da corrida durante o programa ‘Show do Esporte’.
E o site Grande Prêmio, por meio dos seus canais no YouTube e na plataforma TikTok, também vai transmitir ao vivo e de graça, direto de Interlagos, a Rolex 6 Horas de São Paulo.
Comentarios