top of page

Toyota amplia liderança no campeonato após vencer dramáticas 6 Horas de Monza no WEC

Com 65.000 fãs presentes ao longo de três dias em condições de calor sufocante, a corrida de hoje teve ação do início ao fim, incluindo três fabricantes diferentes no pódio geral do Hypercar – Toyota, Ferrari e Peugeot

Os vencedores da corrida de Monza Mike Conway, Jose-Maria Lopez e Kamui Kobayashi cruzaram a linha de chegada no nº 7 Toyota GR010 Hybrid 16.250s à frente do nº 50 AF Corse Ferrari 499P Hypercar dirigido por Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. Foi a segunda vitória da temporada para o nº 7 da Toyota e vê a Toyota ampliar sua liderança na classificação geral sobre a Ferrari em 22 pontos.


A Peugeot TotalEnergies conquistou o terceiro lugar no pódio do Hypercar de hoje, o Peugeot 9X8 nº 93 dirigido por Jean-Eric Vergne, Paul Di Resta e Mikkel Jensen garantindo o primeiro pódio do fabricante francês no WEC desde sua estreia no Hypercar em Monza, um ano atrás.


A Porsche Penske Motorsport conquistou o quarto lugar com o nº 5 Porsche 963 dirigido por Dane Cameron, Michael Christensen e Frederic Makowiecki - o trio promovido ao quarto lugar depois que a Ferrari nº 51 recebeu uma penalidade no final da corrida após receber uma penalidade de drive-through. A infração rebaixou a Ferrari vencedora das 24 Horas de Le Mans para o quinto lugar, 32,9s atrás do Porsche.

O nº 8 Toyota Gazoo Racing Toyota GR010 Hybrid de Brendon Hartley, Sebastien Buemi e Ryo Hirakawa terminou a corrida em sexto - a tripulação foi eliminada da disputa pelo pódio depois de sofrer duas penalidades por incidentes iniciais na pista, incluindo contato com o nº 51 da Ferrari e o Nº 777 D'Station LMGTE Am entrada. Após a corrida, a equipe também recebeu uma penalidade de 50 segundos por exceder a potência máxima alocada.


O Porsche Penske nº 6 foi penalizado com um drive-through na penúltima volta, quando o Porsche 963 dirigido por Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor terminou a corrida em sétimo.


A equipe americana Glickenhaus Racing conquistou uma forte oitava posição depois de chegar ao quarto lugar em uma corrida que envolveu várias estratégias. O Hertz Team Jota Porsche 963 se recuperou de um problema eletrônico associado à direção para terminar na nona posição, à frente do No.2 Cadillac Racing, pilotado por Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook - o trio derrubou a ordem de marcha após um pit stop de emergência para abastecer .


A décima primeira posição foi para o número 94 da Peugeot TotalEnergies, à frente do Floyd Vanwall Racing Team, depois que a Peugeot ultrapassou o número 4 Vanwall Vandervell 680 na última volta.


O Proton Competition Porsche retirou-se depois de parar na pista na quinta hora da corrida. O novíssimo Porsche 963 fez uma estreia impressionante depois de liderar brevemente a categoria Hypercar em duas ocasiões e pode deixar a Itália com um tempo de assento crucial ganho nas duas últimas corridas da temporada.


A seguir, no calendário FIA WEC de 2023, estão as 6 Horas de Fuji, enquanto o Campeonato Mundial se prepara para sua primeira viagem à Ásia este ano para o clássico japonês que acontece no icônico Fuji Speedway (8 a 10 de setembro).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page