Prova foi realizada de 19 a 24 de junho e percorreu 1.280 quilômetros no interior do Tocantins e Maranhão. Marcos Baumgart e Kleber Cincea nos carros, Adrien Metge nas motos, Rodrigo Varela / Matheus Mazzei nos UTVs, garantiram os títulos. A premiação do evento acontece no Capim Dourado Shopping.
O Rally Jalapão marca mais uma grande prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, realizado nesta semana de 19 a 24 de junho, nos estados do Tocantins e Maranhão, passando pelo Jalapão. A quarta e última etapa realizada neste sábado, 24, contou com um roteiro de pura adrenalina em 398,78 quilômetros, com 200,08 quilômetros de trechos cronometrados e deslocamentos para carros, motos e UTVs.
Os grandes vilões foram o calor e a areia densa desde a largada da 9ª edição do evento, que voltou às origens com largada e chegada em Palmas (TO), e manteve a adrenalina alta em mais uma etapa desafiadora do certame em pleno deserto do Jalapão. Os elementos essenciais para um bom rendimento, foram a resistência física, entrosamento dos competidores e o domínio de seus veículos.
O grande destaque da edição 2023 foi o francês, radicado em Indaiatuba (SP), Adrien Metge (#1/MT1) – campeão de 2020 -, (#1/MT1), que conquistou o bicampeonato da competição com a Yamaha WR 450 F, da equipe Yamaha IMS Rally Team, com o tempo acumulado de 09h39m04s12, tendo vencido as quatro etapas. A segunda posição ficou com Martin Duplessis (#3/ MT1), Honda CRF 450 RX, da Honda Racing Brasil Rally e em terceiro Gabriel Bruning (#8/MT2), Yamaha WR 450 F, companheiro de equipe de Adrien Metge.
“Estou muito feliz. Foi uma prova bem legal, tivemos bastante areia e um pouquinho de terra em um local propício para o esporte off-road. Estou muito feliz e quero parabenizar a equipe Yamaha por todo o suporte para essa conquista”, festeja Metge.
A dupla paulista formada por Marcos Baumgart e Kleber Cincea (#302), Hunter da X-Rally Team, foi a mais rápida na categoria Carros no acumulado das quatro etapas do certame, que cruzou o Jalapão e consagrou-se campeã, com tempo de 09h25m15s60. Na sequência, ficaram os companheiros de equipe, compondo os seis primeiros colocados, Cristian Baumgart /Beco Andreotti (#301), que venceram a primeira e a quarta etapas; Rodrigo Ache / Luis Felipe Eckel (#327); Gunter Hinkelmann /Daniel Spolidório (#388), Dan Nacif / Fred Budtikevitz (#318) e José Silmar /Alyson Antunes (#332).
Marcos Baumgart há quatro anos esteve no Rally Jalapão nas motos e venceu na categoria Marathon, depois há dois anos conquistou o título nos Carros, no ano passado repetiu o feito e, agora, é um dos maiores vencedores da prova com a conquista do tricampeonato como piloto (categoria T1M). O navegador Kleber Cincea é bicampeão da prova. “O Jalapão é sempre incrível. Mai um título e mais uma vitpotia aqui, realmente não tem preço. Termina essa prova e já ficamos perguntando quando vai ser o próximo”, comemora. “Dizem que o bicho do Jalapão existe, mas nunca eu o vi”, brinca.
Entre os UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (#110/T1/ Can-Am Maverick X3 - Monster Energy) garantiram o título inédito após a dominarem a última etapa. “Estamos muito felizes com o objetivo cumprido e a evolução que tivemos em todos os dias. O UTV esteve equilibrado, o conjunto piloto e navegador sincronizado e tivemos um ritmo muito bom preservando o equipamento. A conquista nos incentiva para as próximas provas, como o Sertões”, festeja o piloto paulista.
A edição 2023 bateu recorde de inscritos com 103 veículos, 178 competidores, entre carros (14), motos (28) e UTVs (61). Ao todo, em cinco dias de disputas (prólogo e quatro etapas) foram percorridos um total de 1.280 quilômetros, com disputas nos Estados Tocantins e Maranhão.
A cerimônia de premiação será no Capim Dourado Shopping a partir das 20 horas, no Terraço do Capim, com música ao vivo.
Comentarios