top of page
Foto do escritorRedação

Rafael Camara começa bem demais na FRECA

RAFAEL CAMARA É O PILOTO DO DIA: POLE POSITION, VITÓRIA E VOLTA MAIS RÁPIDA NA PRIMEIRA CORRIDA DO ANO


Não poderia haver melhor maneira para Rafael Camara iniciar o Campeonato Europeu Regional de Fórmula 2024 na temporada alpina do que com uma vitória na corrida inaugural em Hockenheimring. Ele também estabeleceu a volta mais rápida com o tempo de 1m37,108s.


O segundo na linha de chegada foi James Wharton, seguido pelo piloto do R-ace GP, Tuukka Taponen. Porém com uma decisão pós-corrida do Painel de Comissários o australiano foi penalizado com a perda de uma posição por violação dos limites da pista na sua ultrapassagem sobre Taponen resultando na subida do piloto finlandês ao segundo degrau do pódio e Wharton caindo para terceiro. Garantindo o 5º lugar geral e o primeiro lugar entre os 15 estreantes em competição, o piloto português Ivan Domingues, da Van Amersfoort Racing, subiu ao primeiro pódio com o trio.



A Corrida 1 revelou-se imediatamente complexa, mas também rica em emoções, reviravoltas. Desde o início, a Academia Brasileira de Pilotos Ferrari da Prema Racing viu sua posição de liderança ameaçada pelos ataques do piloto júnior da Red Bull, Enzo Deligny. O francês do R-ace GP não perdeu tempo e lançou imediatamente um ataque desde a primeira fila. Assim, a liderança mudou de mãos nos primeiros momentos da prova, mas Camara recuperou habilmente a posição pouco depois, mantendo-a até ao final da prova. Entre outros que fizeram uma largada forte, o piloto finlandês Taponen posicionou-se na frente durante as fases iniciais, apenas para voltar a perder terreno nas ferozes batalhas da Corrida 1, que também o viu envolvido em alguns contactos. Deligny, hoje um grande protagonista, também esteve no centro de inúmeras escaramuças, especialmente com o piloto finlandês e australiano James Wharton. O próprio Wharton conseguiu subir posições com ultrapassagens excepcionais, culminando em uma manobra de tirar o fôlego ultrapassando o francês do lado de fora do Hairpin, deixando os espectadores sem fôlego.





A primeira corrida do ano foi cheia de emoção, testemunhando várias reviravoltas dentro do Top 10. Evan Giltaire do Art Grand Prix, mais tarde forçado a abandonar, travou uma longa batalha pelas primeiras posições, oferecendo um espetáculo sensacional. Os duelos travados pelo piloto português Ivan Domingues, primeiro com Ugo Ugochukwu (Prema Racing), e depois com Nikita Bedrin (MP Motorsport), até terminar num emocionante confronto direto com o companheiro de equipa Brando Badoer (Van Amersfoort Racing), também foram extremamente intenso. Fora da zona de pontos, não faltou ação mesmo dentro da Trident Motorsport, com uma batalha travada entre Roman Bilinski e Nikhil Bohra. Também brilharam nessa área do grupo o brasileiro Pedro Clerot (Van Amersfoort Racing) e o italiano Valerio Rinicella (MP Motorsport).


A classificação final da corrida viu Camara triunfar, recuperando-se habilmente após a largada e impecável durante o resto da corrida, que também o viu lidar com a gestão de um reinício atrás do Safety Car, acionado devido à paralisação de Téophile Naël (Saintéloc Racing). Atrás dele estava Tuukka Taponen, terceiro, fechando o pódio absoluto da primeira corrida da 1ª rodada do Campeonato Europeu Regional de Fórmula Alpine, estava James Wharton. Na quarta colocação ficou o italiano Brando Badoer, que, subindo do décimo segundo bloco do grid de largada, conseguiu chegar à beira do pódio com ultrapassagens.



Em quinto lugar ficou Domingues, ultrapassado no final pelo companheiro na segunda tentativa depois de já ter defendido bem uma vez, numa final de corrida que o viu perder terreno também devido a ligeiros danos na asa dianteira, devido às inúmeras batalhas em que esteve envolvido. O sexto lugar foi para Nikita Bedrin, da MP Motorsport; o piloto emocionou-se com uma ultrapassagem precisa sobre Ugo Ugochukwu. Ugochukwu, o talentoso McLaren júnior da Prema Racing, terminou na sétima posição. O oitavo na primeira corrida do ano foi o francês Alessandro Giusti, do Art Grand Prix, seguido por Roman Bilinski e Enzo Deligny. Fora da zona de pontos estava o dinamarquês Noah Strømsted, o extremamente rápido piloto da equipe RPM, que terminou em décimo primeiro e terceiro entre os novatos, atrás de Domingues e Deligny.


Programação do fim de semana:

Amanhã, domingo, 12 de maio , haverá novamente sessões de qualificação, com o Grupo B em pista das 10h15 às 10h30, seguido do Grupo A das 10h35 às 10h50. A última corrida do fim de semana (30 minutos + 1 volta) terá início às 16h10.


As sessões de qualificação e corrida do fim de semana serão transmitidas ao vivo no  Campeonato Europeu Regional de Fórmula pelo canal do YouTube da Alpine

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page