Os maiores fabricantes do mundo estão se preparando para as 24 Horas de Le Mans de 2024, quarta rodada do FIA WEC (15 a 16 de junho). Com a lista de pilotos prontos para participar revelada hoje, aqui está um resumo de tudo o que você precisa saber.
Hipercarro atinge novos patamares
A classe premium de resistência atraiu um grande número de 23 carros inscritos por nove fabricantes diferentes: Ferrari, Alpine, BMW, Isotta Fraschini, Peugeot, Lamborghini, Cadillac, Toyota e Porsche. A lista de pilotos apresenta alguns dos pilotos mais experientes do ramo, com uma gama brilhante de conquistas em seu nome. Eles incluem Sébastien Buemi, quatro vezes vencedor de Le Mans, André Lotterer, três vezes vencedor, e Kévin Estre, vencedor do título do campeonato FIA WEC e da classe LMGTE Pro no clássico francês de resistência. Todos os ingredientes de uma batalha histórica!
LMGT3 entra na briga
Embora os holofotes estejam voltados para os hipercarros, a nova classe LMGT3 parece ser igualmente emocionante. Também incluirá 23 carros construídos por nove fabricantes líderes: Aston Martin, Ford, BMW, Lamborghini, Porsche, Lexus, Corvette, McLaren e, com um modelo totalmente novo, Ferrari. A mistura de LMGT3 e Hipercarros promete um nível de diversidade raramente visto nas 24 Horas de Le Mans. O contingente de pilotos LMGT3 contará com veteranos de Le Mans, como Thomas Flohr, que fará sua oitava aparição. No outro extremo da escala, Kelvin van der Linde fará a sua primeira largada na corrida, apesar de mais de uma década de experiência em GT.
Uma delícia reservada em LMP2
A classe LMP2 é sempre muito disputada e os 16 protótipos previstos para competir este ano darão, sem dúvida, um espectáculo soberbo. Antigos vencedores das 24 Horas, como Ben Keating e François Perrodo, terão muito trabalho para se defenderem de uma armada de jovens talentos famintos liderados por Louis Delétraz, na esperança de fazer melhor depois de dois segundos lugares. Enquanto isso, Fabio Scherer, agora na Nielsen Racing, tentará dobrar após o sucesso de 2023. Com equipes de alto nível do calibre da United Autosports e da Inter Europol Competition em campo, os fãs serão, sem dúvida, presenteados com uma corrida de alto nível.
Da Fórmula 1 às 24 Horas
Desde que o principal campeonato de monolugares foi criado em 1950, vários heróis da Fórmula 1 aceitaram o desafio de Le Mans e 2024 não será exceção. O campeão mundial de F1 de 2009, Jenson Button, hasteará a bandeira Hypercar da Hertz Team Jota e Antonio Giovinazzi, vencedor da corrida do Centenário das 24 Horas de Le Mans em uma Ferrari, estará de volta para defender o título de sua equipe. A eles se juntarão outras ex-estrelas da Fórmula 1 que mudaram para o enduro em Le Mans, incluindo Robert Kubica, Nyck de Vries, Romain Grosjean e Mick Schumacher este ano.
Um Lamborghini rosa
As Iron Dames estão de volta com uma nova formação e um novo carro. A equipe optou por rodar um Lamborghini Huracán LMGT3 Evo2 para o 2024 FIA WEC. A estrela francesa em ascensão Doriane Pin, que já correu em Le Mans, dividirá o volante com Sarah Bovy e Michelle Gatting. Em novembro passado, as Iron Dames venceram as 8 Horas do Bahrein – a primeira vez para um trio exclusivamente feminino de pilotos neste nível de competição. Nos dias 15 e 16 de junho, eles estarão entre os favoritos para adicionar uma nova linha ao seu já impressionante histórico.
Um nove vezes campeão mundial no grid
Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial de GP de motociclismo, fará sua estreia nas 24 Horas de Le Mans no LMGT3. Desde que apareceu no Circuit des 24 Heures na corrida de apoio Road To Le Mans de 2023, Rossi juntou forças com Ahmad Al Harthy e Maxime Martin num BMW M4 LMGT3 para o Team WRT. Os três homens subiram ao pódio na segunda rodada do 2024 FIA WEC, as 6 Horas de Ímola. O desafio das 24 Horas de Le Mans tem uma escala diferente, mas o italiano não é estranho aos holofotes e pode contar com o apoio de milhares de adeptos.
Clique AQUI para ver a lista de inscritos.
コメント