A seca acabou para o Will Power!!!
Power conquistou sua primeira vitória na NTT INDYCAR SERIES desde junho de 2022 em Detroit – um período de 34 corridas – para liderar uma varredura no pódio no domingo pela Equipe Penske no XPEL Grand Prix of Road America apresentado pela AMR. Power venceu pelo menos uma corrida em 16 temporadas consecutivas de 2007 a 22, antes de não vencer em 2023.
O bicampeão da série Power, que largou em quinto lugar, levou seu número 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet a uma vitória de 3,2609 segundos sobre o companheiro de equipe Josef Newgarden no número 2 da equipe PPG Penske Chevrolet. Scott McLaughlin terminou em terceiro lugar no número 3 XPEL Team Penske Chevrolet, 8,0148 segundos atrás de Power.
A 42ª vitória de Power na carreira, empatando-o em quarto lugar com Michael Andretti nas vitórias de todos os tempos da INDYCAR SERIES, criou uma das rotas de vitória mais emocionantes e catárticas desta temporada na série. Power foi abraçado em lágrimas por sua esposa, Liz, de quem Power cuidou durante sua doença grave no ano passado, e por seu filho, Beau, entre outros membros da equipe e amigos.
“Extremamente especial”, disse Power sobre a vitória. “Trabalhamos muito para tentar vencer. Trabalhei muito na entressafra. Obviamente, a temporada passada foi muito estressante. Tinha metade da cabeça em casa e metade na pista, por isso foi muito difícil ter um desempenho de alto nível lá.
“Cara, estou simplesmente feliz. Estou muito feliz, cara. Isso foi muito merecido por toda a equipe. Trabalhamos muito para isso.”
Esta foi a primeira conquista do pódio por uma equipe na NTT INDYCAR SERIES desde que os pilotos da Andretti Global Colton Herta, Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay conquistaram os três primeiros lugares em setembro de 2020 no Mid-Ohio Sports Car Course. A última conquista do pódio da Team Penske aconteceu em setembro de 2017 no Sonoma Raceway, com Simon Pagenaud, Newgarden e Power terminando nessa respectiva ordem.
Power também assumiu a liderança do campeonato por cinco pontos sobre Alex Palou, que terminou em quarto lugar na 10ª DHL Chip Ganassi Racing Honda. Kyle Kirkwood completou os cinco primeiros na 27ª posição da AutoNation Honda da Andretti Global.
A corrida começou de forma caótica na volta 1, quando o número 8 da American Legion Chip Ganassi Racing Honda, vencedor do prêmio NTT P1, Linus Lundqvist, foi atingido por trás e girou na curva 1 pelo número 11 da Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda do companheiro de equipe Marcus Armstrong.
Newgarden escapou por pouco desse incidente, já que o efeito sanfona daquela briga forçou seu nariz a bater na traseira da Gainbridge Honda nº 26 do titular da primeira linha Colton Herta da Andretti Global com Curb-Agajanian, fazendo o carro de Herta girar.
Kirkwood assumiu a liderança após o incidente, com McLaughlin logo atrás. McLaughlin ultrapassou Kirkwood na curva 1 para a liderança na volta 4 e permaneceu lá até a volta 16, quando Newgarden assumiu o primeiro lugar após o primeiro pit stop de McLaughlin.
A essa altura, Power já havia entrado entre os cinco primeiros e as táticas de pneus começaram a se desdobrar nas respectivas boxes dos líderes.
Newgarden completou as primeiras 17 voltas da corrida de 55 voltas com pneus alternativos Firestone Firehawk, enquanto McLaughlin e Power permaneceram com pneus primários Firestone nas duas primeiras paradas. As regras da INDYCAR determinam que os pilotos devem usar ambos os compostos de pneus por pelo menos duas voltas em cada corrida de estrada ou rua.
Pneus alternativos com parede lateral vermelha tinham mais velocidade, mas menos durabilidade. Então, parecia que Newgarden estava em boa forma para chegar à vitória, já que ele já usou pneus alternativos no início da corrida, enquanto seus dois companheiros de equipe tiveram que fazer um período com pneus alternativos na segunda metade da corrida.
O ponto crucial veio nas paradas finais do trio líder da Penske. McLaughlin chegou primeiro aos boxes, trocando seus pneus alternativos para as primárias no final da volta 42.
Newgarden foi para as boxes uma volta depois, permanecendo com um conjunto final de pneus primários. Ele saiu do pit road bem à frente de McLaughlin, já que a estratégia de “overcut” funcionou.
Power esperou até o final da volta 44 para substituir seus pneus alternativos por um novo conjunto de Firestones primários. O mais profundo dos “overcuts” prevaleceu, com Power saindo do pit lane à frente de Newgarden.
O bicampeão da série Newgarden fez uma última tentativa de ultrapassá-lo no início da volta 46, mas não conseguiu finalizar a manobra. Power então assumiu a liderança na volta 49, quando pilotos mais lentos em estratégias alternativas de box fizeram suas paradas finais e ele nunca mais foi desafiado.
“Foi um dia de equipe muito bom”, disse Newgarden. “Will também fez um ótimo trabalho. Olha, ele merecia vencer aquela corrida também.
“Montamos um ótimo dia. Provavelmente erramos lá no final. Me sinto mal por ter feito uma volta mais cedo. Eu provavelmente deveria ter ficado de fora.”
O próximo evento da NTT INDYCAR SERIES é o Firestone Grand Prix de Monterey no domingo, 23 de junho, no WeatherTech Raceway Laguna Seca. A cobertura ao vivo começa às 19h00 horário de brasília nos canais da ESPN e na TV Cultura.
Comments