Pela primeira vez, brasileiro disputará a prova do FIA WEC com a equipe Action Express Racing, time que defende há cinco temporadas no IMSA, categoria onde já venceu as 24H de Daytona, é tetracampeão das 12H de Sebring e foi campeão geral em 2021
O brasileiro Pipo Derani disputa neste final de semana (10 e 11) sua oitava 24 Horas de Le Mans, principal prova de endurance do mundo e quarta etapa da temporada 2023 do FIA WEC.
O momento não poderia ser mais especial. Piloto oficial de fábrica, Derani estará a bordo de um dos carros da Cadillac, que retorna à Le Mans depois de 21 anos, com o novo Cadillac V-Series.R na categoria Hipercarros.
Além disso, a 91ª edição da corrida marca o centenário da disputa da primeira 24 Horas de Le Mans, em maio de 1923. A prova só não foi realizada em 1936, em virtude de greves, e de 1940 a 1948, devido à Segunda Guerra Mundial.
Outro ponto positivo é que pela primeira vez Derani disputará a prova francesa correndo com a mesma equipe que defende há cinco temporadas no IMSA WeatherTech Sportscar Championship, onde foi campeão em 2021: a Action Express Racing / Whelen Engineering. A oportunidade surgiu graças às mudanças nos regulamentos do FIA WEC e IMSA deste ano, possibilitando a participação nas categorias com o mesmo carro.
O brasileiro estará a bordo do #311 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R, com o britânico Alexander Sims e o sul-coreano Jack Aitken como companheiros. O trio já venceu este ano as 12 Horas de Sebring do IMSA, prova onde Derani é quatro vezes campeão.
Pelo IMSA, Derani também já venceu uma das provas mais importantes do endurance mundial, as 24 Horas de Daytona. Em Le Mans, o piloto de 29 anos busca sua primeira conquista. Sua estreia na prova aconteceu em 2015, na classe LMP2. Em 2017, alcançou seu melhor resultado até aqui, sendo vice-campeão na LMGTE Pro, defendendo a equipe de fábrica da Ford Chip Ganassi.
“É preciso muita resiliência para vencer essa corrida. Será uma disputa totalmente nova, especialmente por estar com a Action Express aqui pela primeira vez”, declarou Derani.
“O lado bom é que estamos juntos como equipe há muito tempo. Mas, ao mesmo tempo, estaremos num ambiente novo, com um novo regulamento e um novo conjunto de regras. Será um desafio extra para nós, como equipe, mas será fantástico”, continuou Derani, que está atualmente na vice-liderança da temporada 2023 do IMSA.
“Essa é uma corrida que você espera ansiosamente e é muito especial fazer parte disso. Estou muito ansioso para disputá-la com a mesma equipe com a qual conquistei a maioria dos meus melhores resultados nos Estados Unidos e buscar agora a vitória com eles em Le Mans”, destacou.
“Será um grande desafio, mas uma grande oportunidade estar presente no centenário da corrida. Faremos o melhor para levar a Cadillac a um ótimo resultado em seu retorno a Le Mans”, completou o brasileiro.
Nos dois últimos anos, Derani já disputou a prova na classe Hipercarros, encerrando ambas na quarta posição.
A programação oficial para a 91ª edição das 24 Horas de Le Mans terá início nesta quarta-feira (7), com o classificatório previsto para o mesmo dia, às 14 horas de Brasília. Na quinta-feira (8), às 15 horas de Brasília, acontecerá a disputa da Hiperpole, com os seis primeiros do classificatório em cada categoria.
A largada da edição histórica das 24 Horas de Le Mas será no sábado (10), às 11 horas de Brasília.
Comments