Brasileiro lutará pelo bicampeonato do IMSA e do Campeonato Norte-americano de Endurance nas 10 Horas de Petit Le Mans em outubro
Após os problemas com os freios, que impediram o brasileiro Pipo Derani e o companheiro Alexander Sims de participarem do primeiro dia de treinos livres para a oitava e penúltima etapa da temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a conquista do quarto lugar na corrida deste domingo (17) no traçado misto de Indianápolis, nos Estados Unidos, foi uma grande prova de todo o esforço da equipe, que segue focada na briga pelos títulos.
Com o resultado, a dupla voltou a liderar o campeonato, com três pontos de vantagem para os vice-líderes (Ricky Taylor / Filipe Albuquerque), restando apenas a etapa final, no dia 14 de outubro.
As 10 Horas de Petit Le Mans definirão o campeão de 2023 do IMSA no geral e também no Campeonato Norte-americano de Endurance (que engloba as quatro provas longas da temporada) e também tem Derani, Sims e Jack Aitken (que forma o trio da equipe nas provas de endurance), como líderes.
Derani já foi campeão das duas competições (2019 Endurance e 2021 no geral) e estará na luta pelos bicampeonatos. O brasileiro, que no sábado classificou o carro em oitavo no grid, fez uma grande corrida neste domingo, chegando à liderança da prova - que teve 2h40 de duração - na metade da disputa, após uma rodada de pit stops durante bandeira amarela.
Pipo permaneceu na frente por 35 minutos, sendo superado quando faltava 1h3min para o encerramento da prova pelas duplas da Porsche, que fizeram a dobradinha na corrida. Ao assumir o carro, Sims também se manteve firme nos 47 minutos finais da disputa.
“Estou muito orgulhoso de toda a equipe. Depois de perdermos o primeiro treino livre, estar em uma posição para liderar a corrida nos permitiu lutar muito para trazer para casa um resultado muito sólido. Subimos de oitavo para quarto e voltamos à liderança do campeonato. Obviamente, não foi o resultado que gostaríamos quando chegamos aqui. Queremos sempre a vitória, mas se você não pode vencer você tem de tentar terminar na melhor posição possível”, destacou Derani.
“Considerando como começamos o final de semana, foi um resultado muito bom. Muito obrigado a toda a equipe Whelen e à Cadillac Racing por estarem sempre lutando o máximo possível”, finalizou o brasileiro, que este ano já venceu as 12 Horas de Sebring (pela quarta vez na carreira) e conquistou mais dois pódios e duas poles em 2023.
Resultado da corrida em Indianápolis (Top-6): 1. #6 N.Tandy / M.Jaminet Porsche 963 113 voltas em 2:41:00.878 2. #7 M.Campbell / F.Nasr Porsche 963 a 17.421 3. #25 C. De Phillippi / N.Yelloly BMW M Hybrid V8 a 32.964 4. #31 P. Derani / A. Sims Cadillac V-Series.R a 48.431 5. #10 R. Taylor / F. Albuquerque Acura ARX-06 a 1:00.008 6. #60 T. Blomqvist / C. Braun Acura ARX-06 a 1:09.574
Comments