top of page
Foto do escritorRedação

Pipo Derani disputa sua nona 24 Horas de Le Mans

Bicampeão do IMSA, brasileiro correrá pelo segundo ano com a Action Express Racing / Whelen Engineering na categoria Hipercarros


O brasileiro Pipo Derani disputa neste final de semana (15 e 16) sua nona 24 Horas de Le Mans. Corrida mais tradicional do endurance mundial, a prova terá a largada de sua 92ª edição neste sábado, a partir das 16 horas (de Brasília).


Pelo segundo ano consecutivo, Derani correrá com a Action Express Racing / Whelen Engineering, mesmo time que o piloto defende há seis temporadas no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, onde já conquistou dois títulos (2021 e 2023).


O brasileiro estará a bordo do #311 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R na categoria principal, a Hipercarros, que conta com 23 carros inscritos. Derani correrá ao lado do britânico Jack Aitken, seu companheiro na temporada regular do IMSA, e pela primeira vez dividirá o cockpit com o compatriota Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022 e que fará sua estreia em Le Mans. No total, 62 carros – em três classes diferentes – e 186 pilotos estarão na disputa.



No ano passado, Derani correu em Le Mans pela primeira vez com a Action Express Racing graças às mudanças nos regulamentos do FIA WEC e do IMSA, que passaram a possibilitar a participação em ambas as categorias com o mesmo carro.


Apesar de um acidente com Aitken logo no início da corrida, o que fez a equipe perder quase 2 horas nos reparos com o carro, o time conseguiu voltar para a disputa e encerrar a prova na 10ª colocação entre os Hipercarros.


“Estamos felizes por voltar a Le Mans. Vencemos o IMSA no ano passado, o que chancelou nosso retorno a Le Mans de uma forma muito boa. Agora voltamos com todo o conhecimento que adquirimos”, comentou Derani.


“No ano passado, tivemos um incidente logo no início, mas mostramos muita evolução durante a corrida. Conseguimos um bom ritmo, apesar das voltas que perdemos. Se pudermos usar todo esse conhecimento acumulado e as coisas se saírem melhores, devemos ter um bom fim de semana. Há muitos detalhes que você não sabe até estar aqui e foi a primeira vez da equipe. Então, ter essa experiência e poder utilizá-la será fantástico”, continuou o brasileiro.


No último domingo (9), pilotos e equipes já estiveram no circuito de 13,6 km e 38 curvas e participaram dos testes coletivos para a disputa, que terá seu classificatório nesta quarta-feira (12).


“Foi um dia produtivo, especialmente se compararmos com o ano passado. Foi um teste mais tranquilo. Já ter corrido aqui com esse carro é uma vantagem e seguimos o nosso programa de desenvolvimento. Conseguimos checar todo os pontos e isso nos deu uma boa base para voltarmos nesta quarta-feira e tentarmos um bom resultado no qualy”, completou Derani.


O brasileiro busca sua primeira vitória em Le Mans. Sua estreia na prova aconteceu em 2015, na classe LMP2. Em 2017, alcançou seu melhor resultado até aqui, sendo vice-campeão na LMGTE Pro, defendendo a equipe de fábrica da Ford Chip Ganassi. Nos três últimos anos, o brasileiro correu na categoria Hipercarros. Pelo IMSA, além dos dois títulos, Derani coleciona também vitórias nas provas longas, entre elas uma conquista nas 24 Horas de Daytona e quatro nas 12 Horas de Sebring.



A programação oficial para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans terá início nesta quarta-feira, com o classificatório previsto para o mesmo dia, às 19 horas de Brasília. Na quinta-feira (13), às 20 horas de Brasília, acontecerá a disputa da Hiperpole, com os oito primeiros do classificatório em cada categoria. No sábado, a prova terá sua largada às 16 horas (de Brasília).


Em busca de seu terceiro título no IMSA, Derani atualmente é o quarto colocado na temporada, com três poles e três pódios, após cinco etapas. A próxima etapa do campeonato acontecerá logo após Le Mans, com a disputa das 6 Horas de Watkins Glen, entre os dias 20 e 23.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page