top of page

Perez lidera a dobradinha da Red Bull nas ruas de Baku

Sergio Perez dobrou nas ruas de Baku, adicionando ao seu triunfo na corrida Sprint com a vitória no dramático Grande Prêmio do Azerbaijão de domingo, liderando o companheiro de equipe Red Bull Max Verstappen e Charles Leclerc da Ferrari em casa para impulsionar sua disputa pelo título.

Verstappen e Perez revisaram o pole Leclerc nos estágios iniciais e passaram a trocar os tempos de volta mais rápidos na frente do pelotão, com o momento decisivo da corrida chegando quando um Safety Car foi acionado de cada lado dos pilotos da Red Bull parando.

Com Verstappen parando sob bandeiras amarelas quando Nyck de Vries parou na pista, e Perez entrando sob um Safety Car que se seguiu, o mexicano liberou seu companheiro de equipe e voltou à liderança.


Verstappen caiu para terceiro, o que significa que teve que ultrapassar Leclerc pela segunda vez. Embora isso fosse uma formalidade quando a corrida recomeçou, ele não conseguiu ultrapassar Perez durante a corrida para a bandeira quadriculada e teve que se contentar com o segundo lugar.


Leclerc segurou uma investida tardia de Fernando Alonso para ficar em terceiro, o que significa que o pódio do bicampeão em 2023 chegou ao fim – embora o quarto lugar ainda representasse outra forte conquista de pontos para o piloto da Aston Martin.

Carlos Sainz cruzou a linha em quinto na outra Ferrari, afastando-se da Mercedes de Lewis Hamilton nos estágios finais, com o Aston Martin de Lance Stroll e o Silver Arrow de George Russell conquistando pontos menores após uma disputa apertada nos boxes no início.

Esteban Ocon e Nico Hulkenberg subiram do pit lane para manter posições de pontuação durante grande parte da corrida, enquanto estenderam suas primeiras passagens com pneus duros, mas paradas tardias obrigatórias significavam que eles estavam apostando em mais drama do Safety Car que nunca chegou.

Lando Norris, da McLaren, chegou aos pontos com uma jogada tardia em Hulkenberg, antes de ganhar outra vaga quando Ocon parou nas boxes, enquanto Yuki Tsunoda fechou o top 10 para salvar um resultado para AlphaTauri.

Leclerc manteve a liderança na largada, mas logo foi superado pelos Red Bulls

Oscar Piastri, Alex Albon, Kevin Magnussen e Pierre Gasly perderam pontos por pouco ao completarem um pelotão de meio-campo apertado, à frente dos finalistas Ocon, Logan Sargeant, Hulkenberg e Valtteri Bottas - o último fazendo três viagens ao pit lane em meio a pneus problemas.

O companheiro de equipe de Bottas na Alfa Romeo, Zhou Guanyu, entrou nos boxes no final com um problema técnico não especificado, com De Vries o outro abandono após sua já mencionada visita à parede na Curva 5 nos estágios iniciais, o que causou danos terminais. Com vitórias consecutivas em Baku, que se somam à sua vitória no Grande Prêmio de 2021 no local, Perez reduz a liderança do campeonato de Verstappen para um dígito indo para a próxima rodada da temporada em Miami, que segue em uma semana.

Perez, que também levou para casa o prêmio de Piloto do Dia, poderia ter ganhado mais terreno na classificação dos pilotos se não fosse por uma parada tardia de Russell, que acertou um conjunto de macios para ganhar o ponto de bônus da volta mais rápida.


CITAÇÃO CHAVE

“Realmente funcionou hoje para nós”, disse o vencedor da corrida Perez. “Conseguimos ficar no trem DRS e conseguimos manter a pressão sobre o Max. Acho que é melhor termos feito isso no primeiro stint. Já parecia bom daquele lado, então o Safety Car veio e juntou todo mundo e foi novamente outra corrida com o pneu duro.
“Acho que foi muito próximo entre nós [eu e Verstappen]. Demos o máximo hoje. Nós dois cortamos a parede algumas vezes. Estávamos empurrando lá fora. A forma como o Max me empurrou ao longo da corrida foi muito dura, mas conseguimos mantê-lo sob controlo.”

QUAL É O PRÓXIMO? Com uma sequência consecutiva marcando o retorno da F1 à ação após o intervalo de abril, o paddock parte do Azerbaijão diretamente para os Estados Unidos para o Grande Prêmio de Miami, que acontece de 5 a 7 de maio.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page