top of page

Palou vence duelo com Herta e leva o Road America

O rolo compressor conhecido como Alex Palou alcançou a velocidade máxima no domingo, vencendo o Sonsio Grand Prix em Road America apresentado pela AMR por sua terceira vitória nas últimas quatro corridas da NTT INDYCAR SERIES.

Palou dirigiu seu No. 10 The American Legion Honda, colocado em campo pela Chip Ganassi Racing, para a vitória por 4,5610 segundos sobre Josef Newgarden no No. 2 PPG Team Penske Chevrolet. Pato O'Ward terminou em terceiro no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet, seu quarto pódio em oito corridas nesta temporada.



"Tem sido um fim de semana incrível", disse Palou. “Estou superfeliz. Eles me deram o pit stop que nos deu a vitória. Foi um dia incrível para o carro nº 10 da American Legion Ganassi, e vamos continuar.”

A vitória ampliou a vantagem de Palou para 74 pontos – mais do que uma corrida em pontos – sobre o companheiro de equipe Marcus Ericsson na corrida pelo campeonato, enquanto o espanhol almeja outro título da temporada para adicionar à sua coroa de 2021.

Esta foi a sétima vitória de Palou na carreira, com vitórias no GMR Grand Prix no circuito de Indianapolis Motor Speedway e o Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear também aumentaram sua contagem nas últimas cinco semanas. A vitória de Palou também foi a 250ª vitória da Chip Ganassi Racing em todas as disciplinas de corrida.


A CGR também mostrou sua força como a única equipe com dois pilotos entre os cinco primeiros no final. O seis vezes campeão da série Scott Dixon dirigiu da 23ª posição inicial para o quarto lugar no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. O vencedor do prêmio NTT P1, Colton Herta, terminou em quinto lugar no No. 26 Gainbridge Honda.


Palou e CGR prevaleceram neste fim de semana com quantidades iguais de velocidade e resiliência forjadas por meio de vitórias em corridas e campeonatos. Palou caiu fortemente na curva 14 durante o treino da manhã de sábado, dando à equipe Ganassi apenas 90 minutos para reparos antes da qualificação para o Prêmio NTT P1. Palou não perdeu o ritmo, classificando-se em terceiro, atrás de Herta e O'Ward.

“Começamos com muita velocidade”, disse Palou. “Grande erro da minha parte no treino dois. Voltamos para a pista e ele (carro) estava ainda melhor do que no treino dois. Vamos tentar mantê-lo rolando. Temos uma equipe incrível atrás de nós.”

Palou ficou perto da frente durante toda a corrida, liderando duas vezes por uma ou duas voltas, já que Herta estava em um ciclo de pit stop ligeiramente diferente. Herta fez sua parada final na volta 40 de 55, com Palou parando pela última vez uma volta depois, ambos os pilotos usando pneus primários Firestone (pneu preto).


Aquela volta entre os pit stops dos contendores fez uma grande diferença no resultado. Herta foi forçado a economizar combustível nas últimas 14 voltas, com Palou a todo vapor. Palou usou essa vantagem de velocidade para reduzir a vantagem de Herta para dois décimos de segundo na volta 45.

Palou então puxou direto na caixa de câmbio de Herta, pronto para pular para a liderança. O momento decisivo veio na volta 49, quando Palou ultrapassou Herta por fora na curva 1 e partiu. Foi a última de nove mudanças de liderança e uma das 32 passagens recorde do evento entre os cinco primeiros nesta corrida.


Newgarden, O'Ward e Dixon conseguiram alcançar Herta nas últimas seis voltas. Mas ninguém poderia desafiar Palou, que ultimamente está transformando as pistas de corrida na América do Norte em seus playgrounds de asfalto pessoais.


“É frustrante”, disse Herta, que liderou a corrida em 33 das 55 voltas. “Tínhamos o melhor carro. Estávamos navegando o tempo todo. Eu tinha muito mais, e nunca conseguimos mostrar isso porque estávamos sempre economizando combustível, tentando fazer aquela volta mais tarde. Isso é um assassino".


Palou encontrou apenas um momento de nervosismo depois de assumir a liderança para sempre, perdendo por pouco o nº 11 Ridgeline Lubricants Honda do companheiro de equipe CGR Marcus Armstrong ao dar uma volta nele na seção mais rápida do circuito de 14 curvas e 4.014 milhas na última volta.


A próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES é a Honda Indy 200 em Mid-Ohio apresentada pelo 2023 Accord Hybrid no domingo, 2 de julho no Mid-Ohio Sports Car Course perto de Columbus, Ohio.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page