Max Verstappen estabeleceu o ritmo quando a Fórmula 1 na volta a Miami para um segundo Grande Prêmio – mas algum de seus rivais está em posição de impedi-lo de aumentar sua liderança no campeonato no domingo à tarde?
Red Bull continua a ser a equipa a bater Verstappen estava de bom humor quando conversamos após o treino de sexta-feira, o holandês satisfeito com a rapidez com que encontrou um bom equilíbrio no recém-reformado (e muito mais suave) circuito de rua de Miami.
Se ele tivesse feito sua melhor volta – uma combinação de todos os seus mini setores mais rápidos – ele poderia ter ido 0,197s mais rápido e ampliado sua vantagem sobre o resto do pelotão. Sinistro, hein?
Seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que venceu sua segunda corrida da temporada na última vez em Baku, ficando apenas seis pontos atrás de Verstappen, não ficou tão feliz, dizendo que não teve “a melhor das sextas-feiras”.
Na qualificação, a Red Bull tem uma vantagem de 0,07s sobre o resto do pelotão, de acordo com nossos dados – que consideram cargas de combustível e compostos de pneus.
Seu ritmo de corrida, como o resto do pelotão, não é claro, pois não houve voltas suficientes para gerar dados precisos de longo prazo – mas eles foram os mais fortes nessa métrica em cada uma das quatro primeiras corridas de 2023.
Ferrari lidera a perseguição
Este não foi o dia mais tranquilo para a Ferrari, já que enquanto Carlos Sainz disse que “voltou ao normal” depois de um desempenho excepcionalmente abaixo do esperado em Baku, seu companheiro de equipe Charles Leclerc caiu no TL2.
No geral, porém, havia muito otimismo entre os vestidos de vermelho. Eles não esperam estar nem perto dos Red Bulls, mas sentem que são os segundos melhores em termos de desempenho puro. E os dados confirmam isso em termos de ritmo de qualificação, pelo menos com a Ferrari 0,24s à frente da segunda melhor Mercedes – uma vantagem de desempenho útil em uma pista onde as ultrapassagens podem ser complicadas, devido ao quão escorregadia tem sido off-line.
A força da Ferrari são as curvas lentas, a Scuderia tem um décimo de segundo de vantagem sobre a Red Bull e quase meio segundo mais rápida que o resto do pelotão - no entanto, eles são menos bons nas retas.
Mercedes pode estar na mistura A Mercedes parecia rosada no primeiro treino, as Silver Arrows executando um plano de corrida diferente de seus rivais, rodando com macios frescos na morte para serem os mais rápidos de todos.
O positivo foi que o carro se comportou bem em condições mais quentes, mas caiu da janela quando as coisas esfriaram no segundo treino.
A equipe admite que faltou ritmo em uma volta, porém fica mais otimista quando anda com muito combustível, apesar de não fazer muitas voltas nesta configuração. George Russell avalia que, se eles fizerem um bom dever de casa esta noite, poderão ser mais rápidos que a Ferrari e a Aston Martin na tarde de sábado. Faça isso e seria um grande esforço para uma equipe que não teve brilho na última vez em Baku.
Meio-campo continua bem embalado A Aston Martin lidera como melhor da categoria restante, uma posição que é realmente decepcionante para uma equipe que foi a segunda melhor na maior parte da temporada até o momento.
Dito isso, eles nem sempre tiveram uma boa aparência nas sextas-feiras até agora em 2023 - e ainda assim, quando chega o domingo, eles subiram ao pódio em três das quatro primeiras e em quarto na outra.
Fernando Alonso parece muito feliz com a posição em que estão neste fim de semana – o que sugere que o espanhol será um fator para o pódio final.
Atrás deles, é uma coisa disputada entre Alpine e Haas - apenas 0,01s separando a dupla na classificação - e eles estão apenas alguns décimos atrás da Aston Martin.
A McLaren está um segundo atrás com base em nossos dados, mas fontes sugerem que eles estão muito mais próximos, pois continuam aprendendo sobre sua atualização. Espere que eles estejam na luta pelo Q3.
Comments