Nick Cassidy da Envision Racing venceu um fascinante Southwire Portland E-Prix à frente do piloto da Avalanche Andretti Formula E Team Jake Dennis em segundo lugar, levando a dupla ao topo da classificação do campeonato mundial com Dennis liderando Cassidy por um ponto.
António Félix da Costa, da TAG Heuer Porsche, terminou em terceiro, enquanto apenas sete segundos dividiram os primeiros 17 carros na bandeira.
Cassidy mediu sua corrida com perfeição começando em P10 no grid enquanto o field de 22 fortes lutava pela superioridade na corrida de 32 voltas. É a primeira vez que o ABB FIA Formula E World Championship corre no famoso Portland International Raceway, e o equilíbrio único da Fórmula E entre eficiência energética e ritmo absoluto veio à tona.
A batalha estratégica pelo primeiro lugar ficou clara desde a primeira volta, com as posições e os líderes da corrida mudando curva a curva nos grupos cinco e seis de largura em pontos, resultando em 403 passes durante a corrida.
Cassidy liderou várias vezes, mas levou a melhor sobre da Costa, ele próprio líder da corrida, na volta 28 com a jogada decisiva, apenas algumas voltas depois de o português ter tomado a iniciativa.
Cassidy alcançou a frente pela primeira vez na volta 3, enquanto da Costa subiu no pelotão do P8 para aumentar a pressão sobre o piloto da Envision Racing até a bandeira, mas Cassidy se manteve firme para a terceira vitória da 9ª temporada.
Jake Dennis largou na Pole Position de Julius Bär e liderou as primeiras etapas, mas não conseguiu cronometrar sua investida no final da corrida com a precisão de Cassidy, embora tenha conseguido passar da Costa na última volta para empurrar o português para o terceiro lugar.
Indo para a corrida, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) liderava a classificação de pilotos por apenas um ponto à frente de Dennis. O alemão teve a sorte de escapar do contato e voltar para casa em nono, apenas dentro dos pontos da bandeira quadriculada. Wehrlein está em terceiro com 136 pontos, atrás da dupla da frente, Dennis e Cassidy, com 154 e 153 pontos, respectivamente.
Em seu aniversário de 29 anos, Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) se recuperou da 20ª posição do grid para a quarta – ganhando o prêmio ABB Driver of Progress pelo maior número de posições conquistadas na corrida – e garantindo que ele permaneça na luta pelo título com 122 pontos com quatro corridas para vir na Temporada 9.
Fora da pista, mais de 20.000 pessoas compareceram à corrida de estreia esgotada para o ABB FIA Formula E World Championship em Portland.
Roma é a próxima parada no ABB FIA Formula E World Championship com duas corridas no sábado, 15 de julho e no domingo, 16 de julho – rodadas 13 e 14 da temporada de 16 corridas – antes da final em Londres, duas semanas depois.
Comments