Em uma das séries de automobilismo mais imprevisíveis e competitivas da Terra, talvez o mais próximo de uma certeza tenha surgido novamente no sábado - Josef Newgarden vencendo em um oval.
Newgarden dominou o Hy-Vee Homefront 250 apresentado pela Instacart no Iowa Speedway, mantendo-se perfeito em corridas ovais na NTT INDYCAR SERIES nesta temporada no No. 2 Hitachi Team Penske Chevrolet. Newgarden também venceu o PPG 375 em abril no Texas Motor Speedway e o 107º Indianapolis 500 apresentado por Gainbridge em maio no Indianapolis Motor Speedway. VEJA: Resultados da corrida
1. (3) Josef Newgarden, Chevrolet 2. (2) Scott McLaughlin, Chevrolet 3. (5) Pato O'Ward, Chevrolet 4. (10) Marcus Ericsson, Honda 5. (1) Will Power, Chevrolet 6. (4) Scott Dixon, Honda 7. (17) Kyle Kirkwood, Honda 8. (7) Alex Palou, Honda 9. (11) Takuma Sato, Honda 10. (20) Alexander Rossi, Chevrolet 11. (8) Romain Grosjean, Honda 12. (9) David Malukas, Honda 13. (21) Felix Rosenqvist, Chevrolet 14. (14) Hélio Castroneves, Honda 15. (23) Callum Ilott, Chevrolet 16. (24) Agustín Canapino, Chevrolet 17. (15) Rinus VeeKay, Chevrolet 18. (26) Jack Harvey, Honda 19. (6) Colton Herta, Honda 20. (19) Christian Lundgaard, Honda 21. (22) Conor Daly, Honda 22. (12) Devlin DeFrancesco, Honda 23. (16) Ryan Hunter-Reay, Chevrolet 24. (18) Ed Carpenter, Chevrolet 25. (27) Sting Ray Robb, Honda 26. (25) Santino Ferrucci, Chevrolet 27. (28) Benjamin Pedersen, Chevrolet
não completou a prova 28. (13) Graham Rahal, Honda, 149, contato
Estatísticas da corrida
Velocidade média do vencedor: 143,155
Tempo da corrida: 01:33:40.4758
Margem de vitória: 3,3755
Cuidados: 1 para 14 voltas
Mudanças de liderança: 5 entre 4 pilotos
O bicampeão da série Newgarden também venceu cinco das seis corridas ovais nos últimos 12 meses, incluindo esta corrida no ano passado. A única corrida que ele não venceu durante essa sequência foi a segunda corrida do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend no ano passado, quando ele caiu enquanto liderava devido a uma falha mecânica.
"É um grande dia", disse Newgarden. “Meu time, eles são inacreditáveis. Eles sempre me dão um ótimo carro. Eu apareço todo fim de semana e sinto que tenho o melhor dos melhores atrás de mim. Eu amo Iowa".
Esta foi a terceira vitória de Newgarden na temporada - todas em ovais - e a 28ª de sua carreira na INDYCAR SERIES. Ele tentará fazer a varredura dupla de fim de semana e permanecer perfeito nesta temporada em pistas circulares no Hy-Vee One Step 250 apresentado por Gatorade no domingo, com cobertura ao vivo a partir das 14h ET na NBC, Peacock e INDYCAR Radio Network.
O Team Penske terminou em 1-2 hoje, com Scott McLaughlin empatando seu melhor resultado oval da carreira em segundo lugar no No. 2 XPEL Team Penske Chevrolet, 3,3755 segundos atrás de Newgarden. Pato O'Ward ficou em terceiro lugar no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet.
Marcus Ericsson terminou em quarto lugar no 8º Huski Ice Spritz Honda, disputado pela Chip Ganassi Racing, e o vencedor do prêmio NTT P1, Will Power, completou os cinco primeiros no 12º Verizon Team Penske Chevrolet.
Apenas cinco carros terminaram na primeira volta, uma indicação do comando de Newgarden nesta corrida. Mais uma prova do domínio de Newgarden: ele liderou uma corrida de 129 voltas no oval de 0,894 milhas, com Power liderando 119 para colocar a equipe Penske na frente em 248 das 250 voltas.
Power liderou 119 das primeiras 120 voltas, perdendo o primeiro lugar para o líder do campeonato Alex Palou apenas durante um ciclo inicial de pit stop. Newgarden, que largou em terceiro, rugiu sob Power saindo da curva 2 na volta 121 para assumir a liderança e acompanhou o campo pelo resto do caminho, exceto por uma volta durante um pit stop na volta 126.
Newgarden aumentou sua liderança para quase quatro segundos quando o campo estava agrupado para o único período de cautela da corrida rápida e frenética quando o No. 15 Blue Compass RV Honda de Graham Rahal atingiu a barreira SAFER saindo da curva 4 na volta 152. Rahal saiu ileso.
Essa esperança para os outros pilotos foi passageira quando Newgarden disparou no reinício na volta 166. Ele construiu uma vantagem de 5,3 segundos sobre McLaughlin na volta 200 e parecia estar no controle de cruzeiro para o xadrez antes de ser preso em um emaranhado de volta de ponta e deu voltas no tráfego na "pista curta mais rápida do planeta".
“É sempre difícil na INDYCAR; esses caras que estão prestes a perder uma volta, eles sempre correm muito duro com o líder ”, disse Newgarden. “Esse é o nome do jogo. É legal, mas cara, às vezes é um pouco frustrante. Vou estudar a fita. Vou estar melhor amanhã.”
McLaughlin reduziu para 1,6 segundos com cinco voltas restantes devido ao engarrafamento, mas ele não conseguiu se aproximar quando Newgarden passou por carros mais lentos e avançou até o final.
“Eu quero muito vencer aquele cara, e vou tentar de tudo para vencê-lo”, disse McLaughlin sobre seu amigo próximo e co-apresentador da série de vídeos “Bus Bros”, Newgarden. “Mas ele é o epítome de um grande companheiro de equipe e agradeço a ajuda que ele me deu.”
Palou terminou em oitavo - empatado em sua temporada baixa - no No. 10 The American Legion Honda. Sua liderança no campeonato caiu de 117 para 98 pontos sobre Newgarden, que ficou em segundo lugar na classificação de Scott Dixon com a vitória.
Apesar do domínio da Equipe Penske na frente, a corrida foi competitiva em todo o campo de 28 carros. Foram 1.502 passes na pista, um recorde da INDYCAR SERIES no Iowa Speedway.
Comments