top of page
Foto do escritorRedação

Maestria na chuva - Tuukka Taponen conquista a primeira vitória em Zandvoort na FRECA

A primeira corrida do Campeonato Europeu Regional de Fórmula Alpine em Zandvoort decorreu sob forte chuva, que começou a cair pouco antes dos carros se alinharem na pista.


O icónico e fascinante circuito holandês, que não permite margem para erros, viu hoje Tuukka Taponen (R-ace GP) celebrar a sua primeira vitória na série no pódio.


As condições climáticas adversas obrigaram a direção da prova a iniciar a competição sob o safety car, que permaneceu na pista por cinco voltas, seguido por uma longa fila de 31 carros prontos para entrar em ação. A ação começou cerca de 13 minutos antes do final da corrida, com uma primeira reviravolta vendo Ugo Ugochukwu (Prema Racing) girar na Curva 3, caindo do sexto lugar para o final do pelotão. Pouco depois, seu companheiro de equipe James Wharton , que largou da pole graças a uma forte sessão de qualificação onde garantiu sua segunda pole da temporada, saiu da pista na curva 3 e voltou na 16ª colocação. Esta manobra foi investigada e, após a corrida, custou ao piloto australiano uma queda de três posições na grelha para a corrida seguinte.


Taponen assumiu a liderança, seguido por outro piloto da Ferrari Academy , Rafael Camara (Prema Racing) e pelo piloto da Williams Academy , Alessandro Giusti (ART Grand Prix) . Foi necessária uma neutralização após uma colisão envolvendo os dois pilotos italianos Valerio Rinicella (MP Motorsport) e Matteo De Paolo (Sainteloc Racing) na Curva 10. Rinicella ficou preso na brita, enquanto De Paolo teve que abandonar com a suspensão danificada.



Com a bandeira verde, seguiu-se uma emocionante batalha entre os 5 primeiros, com Enzo Deligny , da Red Bull Academy, garantindo habilmente o quarto lugar ao ultrapassar Pedro Clerot (Van Amersfoort Racing) . À frente deles, Camara pressionou Taponen, tentando ultrapassar o finlandês várias vezes, mas Taponen conseguiu manter o atual líder do campeonato afastado, com Giusti fechando em terceiro. Nas fases finais, a batalha dos estreantes no pódio viu Clerot conquistar a sua primeira vitória neste grupo, terminando em quarto, à frente de Evan Giltaire (ART Grand Prix) e Deligny, que cruzaram a meta em quinto e sexto lugares, respetivamente.


O top 10 foi completado por Ivan Domingues (Van Amersfoort Racing), Zachary David (R-ace GP), Enzo Peugeot (Sainteloc Racing) e Brando Badoer (Van Amersfoort Racing).


O que os brasileiros disseram:


Rafael Camara (Prema Racing)

“A corrida foi dura, assim como a batalha com Tuukka. Quase perdi o carro tentando forçar na tentativa de ultrapassá-lo porque queria vencer, mas a temporada ainda é longa e não queria correr mais riscos. Ao mesmo tempo, penso que fizemos um excelente trabalho na defesa. Agora estou ansioso para voltar à pista amanhã, trabalhando duro, continuando o que temos feito até agora e trazendo mais pontos para casa.”


Pedro Clerot (Van Amersfoort Racing)

“Passámos bastante tempo atrás do safety car e, na corrida, cometi alguns erros que nos custaram o pódio. Ainda estou muito feliz; fizemos um bom trabalho depois de Spa, hoje estivemos bem na qualificação com o terceiro lugar e fomos bastante rápidos em ambas as condições. Espero que este troféu seja o primeiro de muitos. Quero agradecer à equipe e aos meus patrocinadores. Agora continuamos concentrados na próxima sessão de qualificação, esperando condições secas e almejando um pódio amanhã.”


A série internacional regressa à pista amanhã de manhã, às 9h35, para a segunda sessão de qualificação do fim de semana, com a corrida final a decorrer à tarde, às 15h05, ambas em direto no canal oficial do YouTube .

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page