A Lola Cars anunciou hoje que está retornando ao automobilismo global em uma parceria técnica plurianual com a Yamaha Motor Company e entrará no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA a partir da 11ª temporada.
A marca icónica e de renome mundial do desporto motorizado, que conta com mais de 500 vitórias em campeonatos, está a trabalhar com a Yamaha para desenvolver e fornecer um grupo motopropulsor para competir na primeira série de corridas monolugares totalmente elétrica do mundo. Com as corridas de pista profundamente enraizadas no DNA da Lola Cars e da Yamaha, esta nova parceria tecnológica não só oferece uma oportunidade de ingressar no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA à medida que ele passa para a plataforma GEN3 Evo para a temporada 2024/25, mas também cria oportunidades em todo o automobilismo global e no espaço mais amplo de transporte com emissões zero.
Mark Preston, Diretor de Automobilismo, Lola Cars Ltd:
“Estamos entusiasmados em confirmar nossa entrada na Fórmula E. Para nós, esta é mais do que apenas uma oportunidade de devolver Lola às pistas, é também uma plataforma fantástica para o desenvolvimento tecnológico. Lola Cars tem uma história decorada de sucesso em chassis e design aerodinâmico. Este projeto nos permitirá criar uma plataforma eletrificada única com foco em software em seu núcleo para fornecer uma base para os planos mais amplos de Lola na definição do futuro da tecnologia do automobilismo.”
A parceria é o primeiro de vários grandes projetos planeados para restabelecer a empresa britânica como líder da indústria em engenharia sustentável e desporto motorizado, concentrando-se estrategicamente em três áreas de eletrificação, hidrogénio e combustíveis e materiais sustentáveis.
Até Bechtolsheimer, presidente da Lola Cars Ltd:
“Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a Yamaha Motor Company ao entrarmos no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. Ser selecionado por um dos OEMs mais inovadores do mundo para ser parceiro em um projeto desta importância é uma prova do calibre da equipe que estamos construindo na Lola.
“O foco deste projeto está diretamente no desenvolvimento tecnológico no qual Lola está totalmente investida. Vemos o trem de força elétrico altamente eficiente de 350 kW que sustenta o perímetro do fabricante na Fórmula E, como uma tecnologia fundamental com aplicações interessantes em muitas formas de automobilismo internacional de alto nível nos próximos anos”.
Heiji Maruyama, Diretor Executivo e Diretor, Yamaha Motor co., ltd.:
“A Yamaha Motor Company está acelerando a pesquisa e o desenvolvimento de diversas tecnologias que contribuem para a sustentabilidade. Como parceiro técnico, esperamos adquirir tecnologias de gestão de energia mais avançadas através do mais alto nível de corridas elétricas na Fórmula E. Também partilhamos a nova filosofia de automobilismo sustentável da Lola e estamos muito satisfeitos e honrados por formar esta parceria com eles”.
Desde a aquisição da Lola Cars em 2022, Bechtolsheimer e a sua equipa têm desenvolvido o seu programa a partir de uma nova sede global em Silverstone, Reino Unido, com base no legado do fabricante de carros de corrida para clientes de maior sucesso de todos os tempos.
Fundada por Eric Broadly em 1958, a Lola Cars projetou e produziu quase 5.000 carros de corrida abrangendo 400 tipos de modelos diferentes, obtendo sucesso incomparável em campeonatos de automobilismo em todo o mundo, incluindo IndyCar, Le Mans, Fórmula 1, Can-Am, Fórmula 3000, Fórmula 5000, A1GP, Fórmula Ford e Carros de Turismo.
Esta parceria dá continuidade à proeminência de longa data da Lola Cars no Japão. A Lola Cars tem uma longa história de envolvimento no automobilismo japonês, principalmente no que hoje é conhecido como Campeonato Japonês de Super Fórmula, vencendo 13 campeonatos em duas décadas, desde 1987, quando era conhecido como All Japan F3000.
Lola também fez parceria com fabricantes japoneses para criar veículos icônicos em diversas disciplinas de corrida, incluindo Fórmula 1, IndyCar e Le Mans.
Comments