top of page

Leon conquista a primeira vitória na F3

Noel León conquistou a vitória na Imola Sprint Race para a Van Amersfoort Racing em um dia dramático de corridas. O piloto mexicano terminou em segundo na estrada depois que Oliver Goethe, da Campos Racing, ultrapassou o piloto do VAR na última volta no reinício do Virtual Safety Car.


Mas, uma penalidade de tempo para Goethe devido a uma infração anterior no reinício do Safety Car colocou León de volta à frente na tabela de tempos, enquanto Tim Tramnitz subiu ao pódio para a MP Motorsport na terceira posição.


COMO ACONTECEU

O pole position Kacper Sztuka colocou León no turbilhão com as luzes apagadas e, com o reboque, o mexicano contornou o estreante da MP para assumir a liderança na primeira chicane. Tramnitz seguiu seu companheiro de equipe para ficar em segundo lugar antes de Goethe subir para terceiro depois de largar de sexto no grid.


O contato de Mari Boya, de Campos, deixou o espanhol girando na curva 6 e na brita. Isso trouxe o Safety Car antes da volta de abertura ser concluída.


León liderou o reinício na volta 4 com uma vantagem confortável sobre Tramnitz em segundo e a vantagem do piloto do VAR era de 1,2s após a primeira volta de volta em condições de corrida.



O Safety Car voltou na volta 5 depois que Callum Voisin encontrou as barreiras na saída da curva 7. O contato com o carro da Jenzer Motorsport pertencente a Charlie Wurz fez o piloto da Rodin Motorsport bater na parede. Ele estava fora do carro e bem e o austríaco mais tarde recebeu uma penalidade de 10 segundos pelo incidente.


León não conseguiu o mesmo arranque da primeira vez quando a corrida recomeçou na volta 8, mas apesar dos seus melhores esforços, Tramnitz não conseguiu encontrar espaço para passar para a primeira chicane.


Mais atrás, Sami Meguetounif rodou na brita após o menor toque na traseira do carro PREMA Racing de Dino Beganovic à sua frente na Curva 2. O piloto do Trident ficou encalhado na brita e fora da corrida, exigindo outro Safety Car.


O Safety Car foi retirado na volta 11 e León conseguiu um reinício mais forte para manter a liderança confortavelmente desta vez.


Gabriele Minì estava atrás do carro ART Grand Prix de Laurens van Hoepen, mas o piloto italiano finalmente o liberou nas curvas 5 e 6 com uma passagem corajosa para a chicane.

Com León com mais de um segundo de vantagem, Tramnitz estava na defensiva de Goethe, mas com DRS, o piloto de Campos liberou seu colega da Red Bull Junior Team na curva 2 na volta 13.


Houve um quarto Safety Car acionado na volta 13, mas ele foi rapidamente retirado e a corrida foi retomada na volta 15. Mais uma vez, León administrou o reinício perfeitamente para manter a liderança enquanto os três primeiros se distanciavam do pelotão perseguidor.


Beganovic conseguiu ultrapassar Sztuka para o quarto lugar a duas voltas do final, enquanto o sueco passava pelo estreante da MP na primeira chicane. Browning tentou seguir a PREMA, mas sofreu contato com o piloto polonês que quebrou sua asa dianteira e o deixou na brita na Curva 7.


O breve Safety Car Virtual que foi retirado na última volta permitiu que Goethe pegasse León de surpresa e assumisse a liderança na curva 15. O alemão liderou nas curvas finais para conquistar a vitória do Imola Sprint na estrada, mas uma penalidade de tempo para ele e Tramnitz por uma infração anterior do Safety Car deixaram ambos com uma penalidade de cinco segundos.


León recuperou assim a vitória à frente de Goethe e Tramnitz, que permaneceram no pódio apesar das grandes penalidades.


Beganovic terminou em quarto, à frente de Sztuka e Minì, que ultrapassou van Hoepen na última volta para o sexto lugar. Arvid Lindblad foi oitavo, à frente de Nikita Bedrin da AIX Racing e Santiago Ramos da Trident completando os pontos em 10º.



A ultrapassagem de Goethe na última volta foi desfeita por uma penalidade de cinco segundos por uma infração anterior do Safety Car


CITAÇÃO CHAVE – Noel León, Van Amersfoort Racing

“Super feliz com a vitória. No final foi um pouco complicado com o Ollie, mas gerimos as coisas muito bem, tivemos uma boa largada e depois gerimos a partir daí. Muito feliz, obrigado à equipe por um carro incrível e esperamos que amanhã possamos terminar nos pontos.”


A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Com os dois primeiros colocados do campeonato não conseguindo somar pontos no sábado, Gabriele Minì se junta a Luke Browning e Leonardo Fornaroli na liderança da classificação com 37 pontos cada. Dino Beganovic está em quarto lugar pela PREMA Racing, mais dois pontos atrás, enquanto outro pódio para Tim Tramnitz coloca o piloto da MP Motorsport em quinto com 29 pontos.


Na classificação por equipes, a PREMA Racing lidera com 98 pontos, à frente da Trident, que passa para 61. A ART Grand Prix está em terceiro, enquanto a Campos Racing empata com eles com 49 pontos. A Hitech Pulse-Eight está em quinto lugar, mais dois pontos atrás.


A PRÓXIMA ATIVIDADE

A corrida especial de Fórmula 3 de Imola está marcada para começar às 03h30, horário de Brasília, na manhã de domingo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page