Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Azerbaijão depois de levar a melhor sobre Max Verstappen em uma emocionante e disputada sessão de qualificação na noite de sexta-feira, conquistando três poles no circuito da cidade de Baku.
Com a Red Bull mais rápida em linha reta, mas a Ferrari mais rápida nas curvas, uma batalha fascinante se desenvolveu ao longo de uma hora de qualificação repleta de incidentes nas margens do Mar Cáspio - e foi Leclerc quem acabou vencendo.
Incrivelmente, Verstappen e Leclerc registraram tempos de volta idênticos de 1m 40,445s durante suas primeiras corridas no Q3, apenas para Leclerc dar um passo à frente com 1m 40,203s nas voltas finais decisivas, colocando-o 0,188s à frente de Verstappen.
Com Leclerc somando suas poles em 2021 e 2022 no local, Verstappen se contentando com o segundo lugar e Sergio Perez garantindo o terceiro no outro Red Bull, foi Carlos Sainz quem conquistou o lugar de 'melhor do resto', cerca de oito décimos do ritmo de seu companheiro de equipe na Ferrari.
Lewis Hamilton e Fernando Alonso foram quinto e sexto, respectivamente, para Mercedes e Aston Martin, Lando Norris, da McLaren, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, ocuparam as atraentes posições P7 e P8, com Lance Stroll e Oscar Piastri completando as 10 primeiras posições.
Enquanto Hamilton disputava o top 10, foi um banho de qualificação antecipado para seu companheiro de equipe, George Russell, que teve que se contentar com o 11º lugar do grid, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, e da Williams, de Alex Albon, que rodou firme dentro do grid. top 10 no Q1, mas lamentou o tráfego em sua última volta no Q2.
Valtteri Bottas foi o líder da Alfa Romeo em 14º lugar, com Logan Sargeant garantindo a primeira aparição no segundo trimestre de sua crescente carreira na F1 a caminho do 15º – compensando sessões cheias de drama no Bahrein, Arábia Saudita e Austrália.
Zhou Guanyu perdeu o corte do Q2 por apenas 0,020s após se recuperar de um giro e um quase acidente com as barreiras, deixando-o em 16º, enquanto Haas perdeu Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen no primeiro obstáculo - o último prejudicado por problemas técnicos ao longo do Q1 .
Pierre Gasly e Nyck de Vries formarão a linha final do grid para a corrida de domingo, com os pilotos Alpine e AlphaTauri caindo separadamente na Curva 3 na fase de abertura – ambos os incidentes trazendo as bandeiras vermelhas e interrompendo a ação.
Citação chave
"Com certeza estou surpreso", disse o pole Leclerc. “Chegamos ao fim de semana pensando que seria um ótimo fim de semana se estivéssemos à frente da Aston e da Mercedes na classificação e, no final, estivéssemos na pole. Então, é uma surpresa muito boa. Não devemos esquecer que nosso carro de corrida talvez ainda esteja atrás dos Red Bulls, então vai ser difícil manter a liderança, mas esse é o objetivo.
“Estou muito, muito feliz com a volta, é um fim de semana muito desafiador para todos nós [como] pilotos, porque [há] muito pouco tempo para treinar. Tivemos apenas um TL1 e então você precisa estar direto [na classificação]. Mas a sensação foi boa desde o início, então estou muito, muito feliz.”
Qual é o próximo?
O Azerbaijão sediará o primeiro F1 Sprint da temporada no sábado, com o novo Sprint Shootout marcado para começar às 5h30, horário de Brasília, seguido pela corrida Sprint de 100 quilômetros às 10h30.
Bình luận