top of page

HERTA SUPERA KIRKWOOD, VENCE EM TORONTO E QUEBRA JEJUM DE MAIS DE 2 ANOS

Herta encerrou uma seca de 40 corridas sem vitórias ao marcar sua primeira corrida da NTT INDYCAR SERIES em 799 dias, e um carro Andretti venceu este evento pela nona vez.

Andretti venceu sete vezes como piloto, Ryan Hunter-Reay foi para a pista da vitória pela equipe de Andretti em 2012.


“Precisávamos tanto disso”, disse Andretti após a corrida. “Fomos competitivos durante todo o ano, mas não conseguimos o resultado final.


"Foi um grande dia."


Herta liderou efetivamente do início ao fim, perdendo a liderança apenas duas vezes para os boxes. Oficialmente, ele percorreu 81 das 85 voltas, com Kirkwood seguindo-o durante todo o percurso, inclusive nas paradas.



No fim de semana, Herta fez a volta mais rápida nos três treinos, ganhou o prêmio NTT P1 e depois venceu a corrida, um feito que é incompreensível, se não inédito. Acredita-se que nenhum piloto na história do esporte dominou tanto um fim de semana de evento. Herta agora tem oito vitórias na carreira.


“Há muito tempo que batemos à porta para vencer”, disse Herta. “Quarenta e uma partidas sem vitória é muito tempo e tem sido decepcionante para nós. Acho que somos uma equipe – Michael é o dono – que exige perfeição... (estou) muito feliz. A Gainbridge Honda foi tão rápida.”


A separação entre Herta e Kirkwood na linha de chegada foi de 0,3469 segundo, mas o piloto do número 27 da AutoNation Honda disse que estava menos preocupado em ultrapassar Herta do que em manter o terceiro colocado Scott Dixon sob controle.


“Colocar-nos em risco simplesmente não era a atitude hoje”, disse Kirkwood sobre a abordagem da equipe. “Joguei um pouco mais na defesa, como você provavelmente notou nas reinicializações (tardias). Super feliz com o segundo lugar. (Terminar em 1-2) foi o objetivo de hoje.”


Kirkwood disse que Herta conquistou a pole no sábado o tornou “merecedor” da vitória na corrida.


Dixon terminou em terceiro para empatar com Mario Andretti no maior número de resultados entre os três primeiros na história da série. Cada um tem 141.

Atrás desses três havia uma bagunça, incluindo a paralisação devido a um acidente com vários carros na curva 1 da volta 73.



Pato O'Ward estava em sexto lugar quando girou seu Chevrolet Arrow McLaren nº 5 no meio do caminho. Naquele momento, não houve muitos danos em seu carro, mas logo houve. Pior ainda, ele estava enfrentando o trânsito e podia ver o trânsito em sentido contrário em alta velocidade.


Marcus Ericsson desviou seu Delaware Life Honda nº 27 para o carro de O'Ward no lado esquerdo da pista, mas não foi só isso. Pietro Fittipaldi foi o quinto carro da fila após o contato de Ericsson e atingiu o carro de O'Ward com força suficiente para levantá-lo do chão.


Santino Ferrucci estava atrás de Fittipaldi, e seu Chevrolet nº 14 AJ FOYT RACING / SEXTON PROPERTIES lançou, batendo na cerca com a parte inferior do carro antes de pousar na pista de cabeça para baixo.


O novato Nolan Siegel e seu Chevrolet Arrow McLaren nº 6 seguiram Ferrucci até o local do acidente, e seu carro também atingiu o de O'Ward. O novato Toby Sowery então atingiu Siegel com sua Honda No. 51 da Global Kartin League/Vuzix da Dale Coyne Racing. Felizmente, ninguém ficou ferido.


Pouco antes do acidente, o estreante Kyffin Simpson bateu na parede da Curva 8 com sua Honda No. 4 Journie Rewards Chip Ganassi Racing, como Alexander Rossi fez nos treinos de sexta-feira. Enquanto Rossi quebrou o polegar direito, Simpson não ficou ferido.


Minutos antes disso, Felix Rosenqvist ultrapassou a Curva 3 na Honda nº 60 da AutoNation/SiriusXM da Meyer Shank Racing e dirigiu para a área de fuga. A Ericsson também teve que tomar medidas evasivas.



O novato Theo Pourchaire, que substituiu Rossi no Chevrolet Ryde Arrow McLaren nº 7, teve contato com o também novato Linus Lundqvist (nº 8 da American Legion Chip Ganassi Racing Honda).


Se isso não bastasse, a equipe Penske teve uma volta desastrosa faltando nove voltas para o final. Will Power (nº 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet) bateu Scott McLaughlin (nº 3 da Gallagher Team Penske Chevrolet) na parede da Curva 5, levando a um pênalti e aplausos sarcásticos de McLaughlin enquanto esperava seu companheiro de equipe voltar. Eles estavam correndo pelo quarto lugar.


Se isso não bastasse para a equipe Penske, Josef Newgarden (nº 2 da Hitachi Team Penske Chevrolet) sofreu um corte no pneu na sequência e foi forçado a ir para os boxes. Embora a equipe tivesse três carros entre os sete primeiros na época, eles terminaram em 11º, 12º e 16º, com Newgarden ultrapassando a Curva 3.


Todos os três pilotos da Penske, mais O'Ward, tinham planos de ultrapassar Palou para o campeonato da série, mas essas esperanças também foram um grande sucesso, já que Palou saiu da 18ª posição inicial para terminar em quarto. Palou ampliou sua vantagem na série sobre Power para 49 pontos. Dixon é o terceiro, 53 pontos. Herta passou para o quarto lugar, 57 pontos atrás de Palou (nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda).



A série terá três fins de semana de folga durante as Olimpíadas de Paris. A 13ª corrida da temporada de 17 corridas será o Bommarito Automotive Group 500 no World Wide Technology Raceway em 17 de agosto.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page