top of page

Hamilton e Leclerc desclassificados do GP dos Estados Unidos

Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados do Grande Prêmio dos Estados Unidos. Após a corrida em Austin, seus carros foram inspecionados após a corrida e irregularidades foram detectadas pela equipe técnica da FIA após a realização de uma inspeção de desgaste das pranchas.

O Relatório do Delegado afirmou que: “Os patins localizados na área -825 ≥ XR ≥ - 1025 não estão em conformidade com o Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2023.” Como tal, ambos foram imediatamente encaminhados aos comissários.

Hamilton terminou em segundo brilhante, perseguindo o triunfante Max Verstappen até a linha de chegada. Ele estava administrando um novo andar neste evento, com a Mercedes trazendo seu último grande pacote de atualização do ano para Austin. Leclerc cruzou a meta em sexto, frações de segundo à frente do segundo Mercedes de George Russell, depois de recuar nos estágios finais na estratégia menos favorecida de uma parada.

Tanto Mercedes quanto Ferrari podem optar por recorrer da decisão

Ambas as equipes enviaram um representante para falar com os comissários, afirmando que "o alto desgaste nas pastilhas de derrapagem foi provavelmente resultado da combinação única da pista acidentada e do cronograma de corrida Sprint que minimizou o tempo para configurar e verificar o carro antes a corrida."

No entanto, os Comissários observaram que "cabe ao competidor garantir que o carro esteja em conformidade com os regulamentos em todos os momentos durante um evento. Neste caso particular, a derrapagem traseira na área definida no relatório do Delegado Técnico estava fora dos limites descritos no Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA, que inclui uma tolerância ao desgaste." A desclassificação leva Norris ao segundo lugar e promove Carlos Sainz aos lugares do pódio. Sergio Perez passa para quarto e amplia vantagem sobre Hamilton na briga pelo segundo lugar no campeonato de pilotos.

Russell salta do sétimo para o quinto, Pierre Gasly para o sexto e Lance Stroll para o sétimo. Yuki Tsunoda foi o oitavo, com o piloto japonês também conquistando o ponto bônus pela volta mais rápida em um bom dia para AlphaTauri.

Isso também significa que a Williams pontuará com os dois carros, Alex Albon herdando o nono lugar e Logan Sargeant conquistando seu primeiro ponto na F1 com o P10 em casa.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page