top of page
Foto do escritorRedação

Hadjar conquista a vitória em Melbourne e perder horas depois a vitória

Isack Hadjar conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 com a Campos Racing , controlando a Melbourne Sprint Race pela frente e liderando todas as voltas da tarde.


O francês sobreviveu a uma colisão na primeira volta fora da linha e não olhou para trás, conseguindo duas reinicializações do Safety Car para vencer Roman Stanek, da Trident, e Dennis Hauger, piloto da MP Motorsport.


COMO ACONTECEU

Uma fuga lenta da primeira linha deu a Hadjar o impulso para assumir a liderança, mas quando o francês se moveu para ultrapassar o pole position Stanek, ele bateu no companheiro de equipe Josep María Martí, que colidiu com o titular do P2, Gabriel Bortoleto.



A última dupla saiu após poucos metros e o Safety Car foi acionado na primeira volta.

Victor Martins foi o grande vencedor da volta 1, subindo oito lugares, do 21º ao 13º, no espaço de meia volta.


Depois de cinco voltas atrás do Safety Car, a corrida começou na volta 7, mas Zane Maloney teve um reinício difícil, caindo da quinta posição para a 10ª depois de bater na brita na curva 6.

Seu companheiro de equipe da Rodin Motorsport, Ritomo Miyata, o rebaixou para 11º na volta 9, ultrapassando o piloto de Bajan na curva 1.


A luta pelo segundo lugar foi uma batalha de cinco carros liderada por Stanek, com o pelotão perseguidor logo atrás. Indo para a curva 12 na volta 10, um giro de Andrea Kimi Antonelli fez Richard Verschoor girar também, enquanto Paul Aron sofreu danos na asa dianteira no processo. Os pilotos da PREMA e do Trident estiveram no local e o Safety Car foi acionado mais uma vez.


O progresso de Martins continuou à custa dos três, com o piloto da ART Grand Prix a subir para o oitavo lugar após o incidente.


De volta à corrida na volta 15, Hadjar saltou sobre Stanek mais uma vez para estabelecer uma liderança confortável. Uma volta mais rápida a sete do fim deu-lhe uma vantagem de três segundos sobre o piloto da Trident, que se defendia fortemente de Maini atrás, enquanto os companheiros de equipa do MP Hauger e Franco Colapinto se aproximavam da dupla.


Martins estava em movimento novamente mais atrás, conquistando o sétimo lugar do companheiro de equipe Zak O'Sullivan com um mergulho tardio na curva 11 na volta 19.

Na penúltima volta, Hauger finalmente conseguiu passar por Maini para assumir o terceiro lugar, contornando o piloto da Invicta na Curva 9 para assumir o lugar.


Hadjar desapareceu na distância após o Safety Car final e cruzou a linha de chegada para vencer por mais de seis segundos.


A defesa vigorosa de Stanek na última volta valeu-lhe o seu melhor resultado de sempre na Fórmula 2, mantendo-se em segundo lugar por apenas 0,3s sobre Hauger.


Maini seguiu em quarto, à frente de Colapinto, Miyata, Martins e Oliver Bearman, que completaram a pontuação em oitavo.


AS PUNIÇÕES PÓS CORRIDA

Após a conclusão da Fórmula 2 Sprint Race em Melbourne, vários pilotos receberam penalidades pós-corrida.



Isack Hadjar recebeu uma penalidade de 10 segundos depois que o piloto da Campos Racing foi descoberto por ter causado uma colisão com seu companheiro de equipe Josep María Martí e Gabriel Bortoleto da Invicta Racing no início da corrida.


Os comissários conversaram com os três pilotos envolvidos e examinaram as evidências de vídeo antes de determinar que o francês se moveu significativamente para a direita para dar uma corrida no carro de Roman Stanek à sua frente, sem perceber que Martí tinha uma parte significativa de seu carro ao seu lado.


Este movimento fez com que Martí se deslocasse para a direita para evitar ações e com isso fez contato com Bortoleto provocando uma segunda colisão. Os comissários determinaram que Hadjar era o principal culpado e aplicaram-lhe uma penalidade de 10 segundos.

Isso significa que Hadjar perde a vitória e cai para sexto, promovendo Stanek da Trident ao P1. Dennis Hauger, da MP Motorsport, fica em P2, e o piloto da Invicta Racing, Kush Maini, sobe para terceiro. Com isso, o piloto indiano também sobe para o terceiro lugar no Campeonato de Pilotos, agora com 33 pontos.


Além disso, Oliver Bearman também recebeu uma penalidade de 10 segundos por forçar Joshua Duerksen, da PHM AIX Racing, a sair da pista.


Depois que os comissários ouviram ambos os pilotos e examinaram todas as evidências de vídeo disponíveis, mostraram que Bearman estava ao lado de Duerksen no ápice e na saída da Curva 4 e. Embora o piloto da PREMA Racing tenha corrido de forma controlada, não deixou uma largura justa e aceitável para Duerksen na saída da curva.


Isso significa que Bearman cai do 8º para o 15º lugar na classificação, promovendo o piloto do ART Grand Prix, Zak O'Sullivan, ao oitavo lugar e dando-lhe o ponto final na Sprint Race.

Finalmente, Jak Crawford foi punido com uma penalidade de cinco posições no grid para a corrida especial de amanhã, depois que os comissários descobriram que ele não tinha o número correto de pneus para cumprir o Regulamento Desportivo em relação à corrida especial.


Os comissários consideraram extensivamente o assunto e, tendo discutido a situação com um delegado técnico, concluíram que durante a qualificação, Crawford inutilizou os pneus traseiros esquerdos de ambos os conjuntos de compostos “opcionais” por razões de segurança.


Foi determinado que não foi por motivos de força maior e, portanto, o Carro 7 não pode cumprir os regulamentos. Ele perderá cinco posições na Feature Race, pois é quando o pneu deve ser usado.


A SEGUIR

A FIA Formula 2 Feature Race de Melbourne está marcada para começar às 21h35, horário de brasília, no Albert Park. Dennis Hauger larga da pole position para a MP Motorsport.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page