top of page

GÜNTHER vence e faz história na Maserati na Fórmula E

O piloto da Maserati MSG Racing, Maximilian Günther, converteu a segunda Julius Bär Pole Position consecutiva na vitória da corrida em Jacarta, devolvendo a Maserati ao degrau mais alto do pódio no automobilismo monolugar pela primeira vez desde 1957.

A segunda corrida do GulaVit Jakarta E-Prix de 2023 viu o alemão Günther conquistar sua quarta vitória no ABB FIA Formula E World Championship e sua primeira com a icônica pintura azul da lendária montadora Maserati. A última vez que o tridente foi visto no degrau mais alto de um campeonato de monolugares foi em 1957, quando o lendário Juan Manuel Fangio venceu o Grande Prêmio da Alemanha a caminho do título de Fórmula 1 daquele ano.

Günther foi seguido por Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E Team), que largou e terminou em segundo em ambas as corridas no retorno da Fórmula E à Indonésia. A soma de pontos coloca Dennis a apenas um ponto do líder da classificação, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team).


Após uma primeira corrida dramática em que foi atingido por seu próprio companheiro de equipe, deixando a equipe Jaguar TCS Racing sem sentido no dia, Mitch Evans se recuperou soberbamente para produzir uma defesa elegante e fechar o pódio em terceiro.


Nick Cassidy, da Envision Racing, perdeu a liderança do campeonato para o vencedor da corrida do dia anterior, Pascal Wehrlein - que terminou em sexto - depois que uma ultrapassagem imprudente levou a um contato e um dia sem pontos. Cassidy agora está cinco pontos atrás de Dennis, com seis pontos separando os três primeiros pilotos em uma luta extremamente acirrada pelo título.


Com Günther largando da pole para o segundo dia, o jovem alemão queria transformar uma promissora corrida e pódio no sábado em sua quarta vitória na corrida e parecia seguro desde o início, mantendo a posição nas primeiras etapas.

Com uma estratégia de corrida clara, ele parecia feliz em segurar o fogo atrás de Dennis, uma vez que o britânico assumiu a liderança na primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE.


A mudança reveladora veio quando Günther segurou sua segunda sacudida do MODO DE ATAQUE quando Dennis piscou primeiro. O alemão foi capaz de gerar uma lacuna suficiente para ultrapassar o piloto do Avalanche Andretti no momento em que ele mergulhou para seu impulso final de 50kW na volta 18.


O piloto da Maserati MSG Racing conseguiu aumentar para uma vantagem de 2,822 segundos sobre Dennis pela bandeira quadriculada e mais de 18 segundos sobre Evans. Ninguém venceu por mais de dois segundos na era GEN3 desde a vitória de Dennis na abertura da temporada na Cidade do México e essa margem foi a maior nas últimas 10 rodadas.


O drama atingiu o líder da classificação Cassidy, que só não conseguiu marcar uma vez nesta temporada, com 13º em Diriyah, mas ele cometeu um deslize caro ao tentar ultrapassar o rival Wehrlein na volta 20. Com o carro danificado, ele foi arrastado para a parte de trás do pacote e 19ª posição.


A dupla da Nissan, Sacha Fenestraz e Norman Nato, avançou no final da corrida para selar o quarto e o quinto lugar do sétimo e do 12º no grid, respectivamente. A jogada de Fenestraz sobre o atual campeão Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) pegou o belga desprevenido no gancho, com seu companheiro de equipe Nato podendo segui-lo.


Essa passagem viu Vandoorne cair para um eventual nono lugar, com Wehrlein, António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team) e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) conseguindo passar facilmente para o sexto, sétimo e oitavo. A tarde decepcionante da Envision Racing viu apenas um ponto a caminho, com Sebastien Buemi fechando o top 10.


A TAG Heuer Porsche lidera a classificação por equipes com 212 pontos, ficando ainda mais longe da Envision Racing, que está com 190 pontos, com a Jaguar TCS Racing em terceiro, com 171 pontos.


Restam cinco corridas na 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship, com a próxima parada em 24 de junho, uma quarta cidade de estreia para a série nesta temporada - o Southwire Portland E-Prix de 2023.


O Vencedor Maximilian Günther, nº 7, Maserati MSG Racing, disse:

“Momento de muito orgulho, estou nas nuvens com esta vitória – ontem já foi ótimo com outro pódio. Fizemos um progresso tão bom nas últimas duas corridas, é fantástico, e conquistar minha primeira vitória aqui em Jacarta é excelente. Estou tão feliz.
“Nos sentimos muito bem do TL1 em ​​diante, então o pacote está funcionando aqui, era apenas executá-lo e continuar atirando na direção certa. Sempre tomamos as decisões certas neste fim de semana. Ontem não tínhamos o suficiente, mas hoje sim. É simplesmente incrível.
“Na Fórmula E você precisa sempre manter os pés no chão, como na vida em geral! Pode mudar tão rapidamente, estou realmente curtindo este momento aqui, sei que haverá pistas que nos agradam mais, haverá pistas que nos agradam menos. Tentamos sempre maximizar nosso pacote, é isso que temos feito nas últimas corridas. Eu estou muito orgulhoso."

O ABB FIA Formula E World Championship retorna aos EUA no sábado, 24 de junho, para o Southwire Portland E-Prix 2023, a primeira vez que a Fórmula E corre na cidade.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page