A passagem pela liderança foi ousada e arriscada em meio a uma pista que ficava cada vez mais molhada, mas o novato do INDY NXT by Firestone, Louis Foster, sabia que tinha que fazer isso.
Foster travou o pneu dianteiro direito na tentativa de ultrapassar o líder da corrida Christian Rasmussen se aproximando da curva 4 no final do INDY NXT pelo Firestone Grand Prix de Mid-Ohio, e ele conseguiu. Foster então teve que adiar alguns desafios na disputa de quatro voltas que se seguiu para vencer sua primeira corrida da série.
Dirigindo a entrada nº 26 do Campeonato Copart / USF Pro da Andretti Autosport, Foster se tornou o sexto piloto nas primeiras sete corridas da temporada a chegar à pista da vitória.
“Faz muito tempo, com certeza”, disse Foster sobre sua primeira vitória na série. “Estou muito agradecido por finalmente ter conseguido.”
Sobre a ultrapassagem de Rasmussen, o piloto inglês de 19 anos disse que o aumento da umidade foi um fator.
“Acho que estava começando a chover um pouco ou algo assim”, disse ele. “Estava mais liso atrás (parte da pista). Isso fez Christian cometer um erro e então (a forte frenagem se aproximando da curva 4) destruiu meu pneu dianteiro direito. Descendo as retas e (o carro) estava tremendo.”
Kyffin Simpson terminou em segundo com Rasmussen em terceiro, enquanto a HMD Motorsports subia ao pódio. O programa nº 21 de Simpson é apoiado pela Chip Ganassi Racing, o carro nº 6 de Rasmussen está conectado à Dale Coyne Racing.
Rasmussen largou na pole e liderou as primeiras 26 voltas da corrida de 35 voltas, mas cair para o terceiro lugar custou-lhe a chance de se aproximar ainda mais de Nolan Siegel para a liderança da série quando a temporada chegou à metade. Siegel, o vencedor das duas últimas corridas, corria em quinto lugar com oito voltas para o final quando não conseguiu manter sua entrada nº 39 da HMD Motorsports na pista na curva 10. Após uma longa derrapagem na grama molhada, o carro de Siegel foi preso e a extração necessária custou-lhe uma volta ao campo. Ele terminou em 15º dos 17 competidores.
O resultado dos últimos incidentes ajudou Rasmussen a ficar a 17 pontos de Siegel. Hunter McElrea (No. 26 Smart Motors) terminou em quarto lugar e agora está a apenas 39 pontos da liderança da série. A vitória de Foster permitiu que ele saltasse para a quarta posição na classificação, 42 pontos atrás de Siegel.
Jamie Chadwick terminou em 10º na entrada nº 28 da DHL da Andretti Autosport para se tornar a primeira piloto feminina no INDY NXT a terminar entre os 10 primeiros desde que Pippa Mann terminou em quinto na corrida final da temporada de 2010 em Homestead-Miami Speedway.
Rasmussen, que venceu em Barber Motorsports Park na segunda corrida da temporada, não pôde deixar de pensar que deveria estar ainda mais perto da liderança da série.
“Obviamente, não é o (acabamento) que queríamos hoje”, disse ele. “Foi complicado com as condições – estava seco e depois choveu e depois ficou seco. Quando a chuva começou, parecia que o carro nunca voltou para mim. Estávamos sentados muito bem (antes disso) com uma boa diferença e então veio a chuva.”
A corrida começou no seco, mas houve contato na curva 4 logo após a linha de partida da reta final. O contato entre os carros de James Roe (No. 29 Topcon da Andretti Autosport) e Danial Frost fez a máquina HMD Motorsports No. 68 de Frost com Dale Coyne Racing dar uma volta completa. Frost foi capaz de retomar sem ajuda.
Na volta 6, Christian Bogle girou para a armadilha de cascalho na saída da curva 2. Com a entrada nº 7 da HMD Motorsports com a Dale Coyne Racing encalhada, foi necessário um período de cautela em todo o percurso. Essa interrupção não foi necessária quando Matteo Nannini, que venceu a corrida da série no circuito de Indianapolis Motor Speedway em maio na máquina nº 75 da Juncos Hollinger Racing, saiu da pista na saída da curva 5 na volta 17. O outro incidente envolveu Jagger Jones saindo do curso na curva 10 no carro No. 98 Lead Sled da Cape Motorsports. Jones conseguiu voltar à pista sem ajuda.
A próxima corrida da série, a oitava de 14 nesta temporada, é o INDY NXT da Firestone no Iowa Speedway em 22 de julho.
Comments