top of page
Foto do escritorRedação

Fórmula E chega Portland para a sua 12ª rodada.

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA segue para os Estados Unidos para uma primeira viagem a Portland, Oregon, em 24 de junho, para a 12ª rodada da 9ª temporada, com cinco pilotos representando cinco equipes e três marcas na luta pelo título, divididos por pouco sobre os pontos oferecidos nos Estados Unidos.

A Fórmula E está se preparando para uma sexta visita aos Estados Unidos da América, desta vez no Portland International Raceway pela primeira vez, quando o campeonato se muda para o Oregon após cinco viagens anteriores e 10 corridas no total no bairro de Red Hook, no Brooklyn, e no Circuito de Rua do Brooklyn, em Nova York.


A Fórmula E corre nos Estados Unidos a cada temporada desde que entrou pela primeira vez nas pistas em 2014, e o Southwire Portland E-Prix representa o mais recente local da história americana da série.


De Miami a Long Beach e Nova York, a Fórmula E introduziu corridas elétricas de classe mundial em todos os cantos do país. Rumo à ecológica Portland, no noroeste do Pacífico, o campeonato está pronto para apresentar a um novo conjunto de fãs em potencial a principal série global de corridas elétricas, bem como sua busca por uma tecnologia de veículos elétricos limpa e sustentável.


Última vez...

Um homem se viu no topo de todas as sessões cronometradas em Jacarta: Maximilian Guenther, da Maserati MSG Racing. O piloto alemão entrou instantaneamente no circuito e dominou as sessões cronometradas no caminho para sua primeira pole na Fórmula E, a caminho da terceira na Rodada 10.

Ele dobrou com a segunda pole em poucos dias e converteu uma vitória histórica no domingo, tornando-se o único piloto a vencer da pole nas últimas 14 corridas para selar a primeira vitória da Maserati em uma corrida monolugar do campeonato mundial desde que o lendário Juan Manuel Fangio venceu em Nurburgring em 1957.


Do jeito que está...

Enquanto isso, a luta pelas honras do Campeonato Mundial parece ser uma corrida de cinco cavalos entre três marcas, cinco equipes e o mesmo número de pilotos, com Pascal Wehrlein da TAG Heuer Porsche liderando Jake Dennis no Avalanche Andretti Porsche 99X Electric GEN3 por apenas um ponto.


Wehrlein, líder de longa data da classificação, havia perdido o primeiro lugar na tabela em Mônaco, mas consolidou sua autoridade nos procedimentos com uma vitória controlada na 10ª rodada, levando para casa seu rival mais próximo, Dennis. Esse foi um resultado importante para o jovem alemão. Desde sua vitória anterior em Diriyah, ele não conseguiu subir ao pódio, enquanto Nick Cassidy atingiu uma boa forma, acabando por superar o alemão na classificação com sua vitória em Mônaco.

Dennis, do Andretti, terá a torcida da casa ao seu lado nos Estados Unidos e tem conduzido seus negócios de forma silenciosa e, principalmente, consistente - fundamental em qualquer desafio pelo título da Fórmula E. O britânico agora tem quatro pódios na rodada e sete no total na 9ª temporada - ele está respirando direto no pescoço de Werhlein.


Cassidy agora se encontra em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Pilotos pela Envision Racing, com a equipe cliente Jaguar à frente da fábrica Jaguar TCS Racing de Mitch Evans. O primeiro passou por um fim de semana quase desastroso na Indonésia depois de vitórias consecutivas no Principado e em Berlim, poucas semanas antes. Ele ainda está apenas seis pontos atrás, mas uma corrida de sete pontos com mais de 50 em oferta em Jacarta devolveu a vantagem aos rivais.


O bicampeão Jean-Eric Vergne (DS PENSKE) se manteve em contato e está em quinto lugar, a 37 pontos do topo. O francês venceu em Hyderabad e tentará diminuir a diferença para o topo à medida que a temporada se aproxima do clímax.


Nova localização, nova pista

O Portland International Raceway recebe o primeiro E-Prix Southwire Portland. O circuito permanente é uma parada familiar para séries americanas de automobilismo, como a IndyCar, e o layout tem um histórico de proporcionar algumas batalhas acirradas. Em 1997, a principal série americana de monolugares teve a melhor finalização tripla em uma pista de estrada, quando Mark Blundell derrotou Gil de Ferran e Raul Boesel por meio décimo de segundo.

O Raceway surgiu oficialmente na década de 1970, após várias décadas como ruínas. É isso mesmo: a pista surgiu depois que uma grande inundação destruiu uma cidade inteira, deixando para trás nada além de estradas que poderiam ser usadas como pista de corrida durante o icônico Festival das Rosas de Portland.

A pista se tornou o lar do automobilismo profissional em 1975, quando a Trans-Am Series começou a competir na pista e, nas décadas seguintes, a IndyCar e a NASCAR Truck Series seguiram o exemplo. A pista teve uma desaceleração significativa na competição durante os anos 2000 e 2010, mas foi revivida como um cobiçado local de corrida para a IndyCar e a NASCAR Xfinity Series nos últimos anos. Agora, a Fórmula E está pronta para se juntar à longa lista de séries de prestígio que chegaram às ruas da PIR, e a série está pronta para fazer história como a primeira corrida totalmente elétrica da pista.


A pista é uma das mais longas da Fórmula E, com 3.190 km e 12 curvas, e as equipes preveem que será rápida e fluida, com um turbilhão pronto para desempenhar um papel importante, como aconteceu em Jacarta. Um bom presságio para os carros movidos a Porsche e Stellantis? Veremos.


Assista

A ação começa com o Treino Livre 1 na sexta-feira a partir das 21:00, horário de brasilia, com o Treino Livre 2 a partir das 14:30 no sábado, 24 de junho. A qualificação ocorre às 16:40 e a Rodada 12 em si começa às 21h.


Saiba mais aqui

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page