Zak O'Sullivan permaneceu calmo, calmo e controlado em seu caminho para sua segunda vitória na temporada de 2023 no Barcelona Sprint Race. Superando duas reinicializações do Safety Car e um rápido Luke Browning atrás, o piloto da PREMA Racing liderou todas as voltas desde a pole invertida no grid.
Browning acabou tendo que se contentar com o segundo lugar, garantindo seu primeiro pódio na Fórmula 3, apesar da pressão tardia do terceiro colocado Leonardo Fornaroli.
COMO ACONTECEU O pole position reverso O'Sullivan defendeu instantaneamente a linha interna, dando ao compatriota Browning um vácuo na curva 1. Apesar disso, Browning teve que ceder para seu colega júnior da Williams na saída da curva 2.
Logo atrás deles, as reações rápidas de Fornaroli o ajudaram a pular Grégoire Saucy para o terceiro lugar. Um Paul Aron de largada rápida disparou de P8 para P5 no momento em que o Safety Car foi acionado no final da primeira volta, depois que Ido Cohen, de Rodin Carlin, encontrou as barreiras na Curva 9.
A corrida recomeçou na volta 5 e O'Sullivan disparou no início da curva 12, permitindo que ele se afastasse de Browning. Os carros nº 11 e nº 10 da MP Motorsport disputaram o oitavo lugar, com Franco Colapinto passando por Mari Boya.
Após a classificação em P18, Gabriele Minì estava no comando. O júnior da Alpine Academy foi corajoso nos freios, passando por Christian Mansell na curva 7 para o 12º. Na frente, O'Sullivan não conseguiu se livrar de Browning e na volta 10, o # 16 Hitech Pulse-Eight atacou. O PREMA o evitou duas vezes, enquanto Browning tentava entrar na curva 1 em voltas consecutivas sem sucesso.
Correndo em P4, Saucy saiu correndo da curva final, abrindo a porta para Aron passar. Incapaz de lutar na curva 1, o piloto do ART Grand Prix ficou vulnerável aos que estavam atrás e perdeu posições para Sebastián Montoya e Gabriel Bortoleto, caindo para sétimo. Aron e Montoya foram os próximos a passar lado a lado na curva 1. O menor contato deixou o piloto da Hitech com um furo, forçando-o a ir para os boxes no final da volta 15. Dino Beganovic se viu fora da corrida porque ele também sofreu um furo, ficando encalhado no cascalho na curva 10.
A batalha anterior de Minì e Mansell reacendeu na volta 16, mas desta vez a dupla fez contato. Isso fez Mansell girar na curva 2 para trazer um segundo Safety Car. Mais tarde, Minì recebeu uma penalidade de 10 segundos pela colisão.
Recriando seu reinício anterior, O'Sullivan teve a chance de respirar quando Browning foi forçado a se defender de Fornaroli. Puxando uma diferença de 1,6s, o piloto da PREMA conquistou a vitória à frente de Browning e Fornaroli.
Bortoleto somou mais pontos à sua contagem do campeonato em quarto lugar, apenas na frente de Aron, Colapinto e Boya. O pênalti de Minì elevou Martí ao oitavo lugar, com Saucy e Taylor Barnard completando os 10 maiores artilheiros.
FRASE PRINCIPAL – Zak O'Sullivan, PREMA Racing
“P1 na corrida Sprint! Corrida muito boa, bastante complicada com Luke atrás sempre com DRS na primeira metade da corrida. Consegui administrar a diferença, especialmente no final. O último Safety Car não foi o ideal, mas consegui abrir uma brecha e é ótimo conseguir minha segunda vitória do ano.”
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Com mais sete pontos no placar, Bortoleto amplia a liderança do Campeonato de Pilotos para 24 pontos, com o brasileiro com 80 contra 56 de Minì. e Aron. O Trident continua a liderar a classificação por equipas, agora com 139 pontos. A PREMA Racing está 12 pontos atrás com 127, com Hitech Pulse-Eight firmemente em terceiro com 111 pontos.
A SEGUIR Josep María Martí e Campos Racing vão tentar provar a glória em casa, já que o piloto espanhol se alinha na pole para a corrida especial de domingo. As luzes se apagam às 04h55, horário de Brasília.
Comments