top of page
Foto do escritorRedação

F3 - O'Sullivan triunfa em clássico de Spielberg

Zak O'Sullivan conquistou sua primeira vitória na Feature Race em uma batalha acirrada em torno do Red Bull Ring. Até quatro pilotos diferentes mantiveram a liderança em várias etapas, mas foi o homem da PREMA Racing que manteve seus adversários afastados no final. Gabriel Bortoleto, da Trident, conquistou pontos vitais no campeonato ao terminar em P2 para fortalecer sua liderança para 36 pontos, enquanto Caio Collet conseguiu terminar em P3 consecutivo para a Van Amersfoort Racing.

COMO ACONTECEU Grégoire Saucy segurou a pole no semáforo, enquanto Bortoleto teve que se defender da pressão de Paul Aron para manter o terceiro lugar. Mais atrás, Gabriele Minì teve um leve contato com Luke Browning na curva 4. O piloto # 15 Hitech Pulse-Eight foi enviado para o cascalho e ficou de fora da corrida. Isso levou a um Safety Car na volta 2.

As corridas voltaram ao início na volta 5 com Saucy capaz de abrir uma pequena lacuna para Dino Beganovic atrás dele. O piloto do ART não conseguiu escapar da janela DRS de um segundo, porém, e o sueco passou para P1 na volta 7 na frenagem na curva 4. Como Saucy, porém, sem DRS, ele não conseguiu se afastar e os cinco primeiros foram separados em menos de dois segundos. Aron deu um mergulho tardio por dentro de Bortoleto na curva 3 para assumir a terceira posição na volta 10.

Uma volta depois, ele tentou o mesmo em Saucy, mas não teve espaço para mantê-lo. A dupla fez o menor contato e resultou em um furo para o suíço, derrubando a ordem após um pit stop necessário. Aron caiu atrás de Bortoleto e O'Sullivan para o quarto lugar com danos na asa dianteira.

Na luta pela liderança, Bortoleto conseguiu passar por Beganovic para P1 na Curva 4 na volta 13, enquanto Aron foi finalmente forçado a ir aos boxes para uma nova asa dianteira. O companheiro de equipe O'Sullivan foi o próximo a fazer um passe DRS, rebaixando Beganovic para terceiro.

O britânico não foi finalizado, mergulhando por dentro do Bortoleto para assumir a liderança. Franco Colapinto se envolveu na luta pelo pódio com uma raspagem ao redor de Beganovic para terminar em terceiro com seu carro MP Motorsport. Mais atrás, Caio Collet e Sebastián Montoya subiram no top 10, passando Kaylen Frederick para o quinto e sexto lugares.

Mari Boya foi a próxima na frente do piloto do ART, assumindo a sétima posição na subida para a curva 3 com DRS na volta 17. O americano tentou revidar e os dois fizeram contato na curva 5. Isso deixou ambos com danos na asa dianteira e a dupla foi para reparos no final da volta.

Collet continuou seu avanço no top 10, ultrapassando Beganovic com um mergulho tardio na curva 3. Montoya seguiu para P5 com uma jogada corajosa ao redor do sueco na curva 7, mesmo depois de mergulhar duas rodas no cascalho antes da entrada da curva. O colombiano não parou por aí, pois ultrapassou Collet para o quarto lugar na volta 23, mergulhando para dentro na curva 4 para ultrapassar o piloto da Van Amersfoort.

Na volta final, os cinco primeiros foram cobertos por apenas dois segundos. O'Sullivan segurou sua primeira vitória na Feature Race à frente de Bortoleto, mas houve drama na última volta na batalha pelo pódio final. Montoya estava lado a lado com Colapinto, mas os dois fizeram contato na curva 6. Isso permitiu que Collet se esgueirasse para o último lugar do pódio à frente do argentino.

Beganovic foi o quinto à frente de Jonny Edgar, Christian Mansell, Hugh Barter e Sophia Floersch, que conquistou a PHM Racing pelos primeiros pontos de Charouz na FIA Fórmula 3 a partir da 20ª posição do grid. Montoya caiu para 10º no final após seu confronto na última volta com Colapinto.

FRASE PRINCIPAL – Zak O'Sullivan, PREMA Racing

“Uma vitória incrível, não esperava essa. O ritmo foi muito bom o tempo todo, acho que em geral a degradação dos pneus foi bastante alta, então consegui chegar à liderança e então estava lutando para ficar na frente tentando quebrar o DRS a cada volta. Graças ao PREMA, o carro estava muito bom e acho que, no geral, foi um fim de semana positivo para nós.”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Gabriel Bortoleto torna-se o primeiro piloto a quebrar a barreira dos 100 pontos, e os 111 pontos do piloto do Trident o colocam 36 à frente do segundo colocado Dino Beganovic. A vitória eleva Zak O'Sullivan ao terceiro lugar, empatado em 73 pontos com Josep María Martí e dois pontos atrás de seu companheiro de equipe PREMA Racing. Gabriele Minì cai para quinto com 65, à frente de Paul Aron na contagem regressiva.

A vantagem da PREMA Racing no topo do campeonato por equipes chega a 43 pontos, com a equipe italiana em 213 contra 170 da Trident. A Hitech Pulse-Eight continua em terceiro, com 129 pontos.

A PROXIMA ETAPA A Fórmula 3 da FIA está de volta à ação imediatamente com a 7ª Rodada de Silverstone. Gabriel Bortoleto ainda lidera o Campeonato de Pilotos, mas qual dos seus rivais pode levar a luta para ele na próxima vez?

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page