top of page

F2 Sprint Race - Hauger não dá chance e vence em Budapeste

Dennis Hauger , da MP Motorsport , foi dominante em Hungaroring, garantindo sua segunda vitória na temporada de Fórmula 2 de 2023 por 4,2 segundos. Ayumu Iwasa conquistou pontos importantes na luta pelo título, conquistando o 2º lugar para DAMS.

Oliver Bearman deu uma estocada tardia em Théo Pourchaire para garantir o terceiro lugar para a PREMA Racing, enquanto o francês reduziu a liderança do campeonato de Frederik Vesti para um único ponto em quarto.

COMO ACONTECEU Hauger ganhou a corrida de que precisava no caminho para a curva 1 para assumir a linha interna e liderar para longe de Kush Maini. Iwasa passou por fora do piloto da Campos Racing na curva 2 para terminar em segundo a partir do quinto lugar no grid, enquanto Bearman estava aparecendo nos retrovisores de Maini para o terceiro. Um mergulho oportunista por dentro na Curva 6 deu ao piloto da PREMA Racing a vaga, enquanto Pourchaire abriu caminho para passar Jehan Daruvala para o quinto lugar logo atrás deles.

Victor Martins também entrou em ação, subindo para o sétimo lugar do P9 no grid, contornando Isack Hadjar na curva 12 para encerrar uma volta movimentada de abertura. Frederik Vesti tentou passar Hadjar na curva 1 da volta 2, mas foi forçado a ir para o segundo turno. Isso permitiu a Jack Doohan impulso suficiente para contornar o líder do campeonato e tirar o nono lugar do dinamarquês na curva 2.

Maini voltou para o terceiro lugar em Bearman na curva 1 com uma frenagem tardia no interior do britânico para abrir a volta 3.

Um trem DRS do segundo ao 21º se formou nas primeiras 10 voltas, enquanto todos procuravam economizar a vida útil dos pneus para o final da corrida.

A corrida de formação terminou na volta 12, depois que um travamento de Clément Novalak na curva 1 colocou o piloto do Trident em rota de colisão com Ralph Boschung. Isso deixou os dois pilotos fora da corrida e trouxe um breve Safety Car virtual enquanto o carro do piloto suíço era recuperado.

De volta à corrida na volta 13, Pourchaire aproveitou a oportunidade e pegou Bearman de surpresa para terminar em quarto. Ele ultrapassou o piloto da PREMA assim que as condições voltaram ao verde, mergulhando por dentro na curva 2.

Faltando 11 voltas para o final, Iwasa recebeu autorização do rádio da equipe para empurrar e a ação aumentou mais uma vez enquanto todos aumentavam o ritmo. O piloto da DAMS aproximou-se de Hauger por oito décimos de segundo na volta seguinte, com uma diferença de 1,9s nas últimas 10 voltas.

Vesti foi o próximo a fazer uma investida tardia, ultrapassando Doohan na curva 1 para pegar o homem da Invicta Virtuosi Racing de surpresa e selar a nona posição.

Faltando cinco voltas, Pourchaire mergulhou na Curva 1 da Maini colado na asa traseira do Campos. Bearman também estava no ataque, tirando a quarta posição do piloto indiano na próxima curva, contornando por fora.

Faltando três voltas para o fim e desta vez Bearman foi quem fez o mergulho tardio para dentro na Curva 1, forçando seu caminho em Pourchaire para assumir a terceira posição do francês.


Entrando na última volta e Maini foi para longe indo para a reta dos boxes, permitindo a Daruvala uma chance em quinto. Na curva 2, o piloto da MP Motorsport passou por dentro de Maini para assumir a posição.

O companheiro de equipe Hauger estava tranquilo na frente depois de responder ao aumento de ritmo de Iwasa para obter sua segunda vitória na temporada de 2023. O piloto japonês fez a volta mais rápida no caminho para o P2, enquanto o companheiro de equipe Bearman conquistou o terceiro lugar e manteve seu companheiro de equipe à frente na classificação após o passe tardio em Pourchaire.

Daruvala seguiu em quinto, com Maini em sexto, logo à frente de Martins e Hadjar, que fecharam os pontos para Hitech Pulse-Eight, com Vesti terminando fora dos oito primeiros em nono.

Palavra do Vencedor – Dennis Hauger, MP Motorsport “Muito feliz por conseguir a vitória. Tivemos uma largada decente, conseguimos subir por dentro e frear fundo para a curva 1. Depois disso, foi tudo um jogo de gerenciamento e pressão na hora certa. Mas o ritmo parecia bom e muito feliz por estar de volta ao degrau mais alto do pódio e gostei muito da corrida. Esperamos fazer uma boa corrida amanhã.”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Vesti mantém a liderança com um ponto de vantagem sobre Pourchaire, enquanto Iwasa está a apenas quinze pontos do dinamarquês. Os três primeiros estão agora com 135, 134 e 120 pontos, respectivamente. O pódio de Oliver Bearman o coloca em quarto lugar, agora com 94 pontos, com Victor Martins completando os cinco primeiros no Campeonato de Pilotos com 90 pontos.

Na classificação por equipes, a PREMA Racing continua na liderança com 229 pontos, enquanto o ART Grand Prix está em segundo lugar com 224 pontos. DAMS continua em terceiro lugar, agora com 159 pontos.

A SEGUIR A corrida especial de Fórmula 2 começa às 05h05, horário de brasília. Jack Doohan larga da pole com Victor Martins ao seu lado. Os rivais pelo título Frederik Vesti e Théo Pourchaire dividem a segunda linha.


Crédito - release oficial da F2

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page