top of page
Foto do escritorRedação

F2 CORRIDA PRINCIPAL - Vesti comanda as ruas de Monte Carlo e Campeonato de Pilotos


Frederik Vesti conquistou uma vitória dominante na Corrida Especial em Monte Carlo e a liderança do Campeonato de Pilotos com ela. O piloto da PREMA Racing liderou todas as voltas do evento de domingo após um Safety Car e Red Flag para conquistar sua segunda vitória na temporada de 2023.

Théo Pourchaire cruzou a linha em segundo, depois que o companheiro de equipe Victor Martins recebeu uma penalidade de drive-through no meio da corrida. Zane Maloney fechou o pódio na terceira posição para Rodin Carlin, seu segundo pódio do ano.

COMO ACONTECEU Vesti manteve a liderança desde o semáforo, mas Pourchaire teve que defender o terceiro lugar de um Jack Doohan de início rápido na curva 1. Isack Hadjar passou por Jehan Daruvala para P9 na subida da colina para ganhar uma vaga na fase inicial.

Largando com os pneus opcionais, Oliver Bearman fez grandes progressos nas primeiras curvas a partir da 16ª posição da grelha. Uma manobra na curva 6 rendeu a ele a 13ª posição de Clément Novalak e ele não terminou lá. Na curva 12, um mergulho para dentro de Amaury Cordeel deu a ele o 12º lugar em uma volta movimentada para o homem da PREMA Racing.

Daruvala foi o primeiro dos 10 primeiros a fazer a parada obrigatória, trocando os supermacios pelos macios e voltando na 16ª colocação. Juan Manuel Correa também parou, liberando Bearman, que estava preso atrás do Van Amersfoort Racing # 23.


Iwasa e Hadjar saíram de P8 e P9 na volta 13 para suas paradas, enquanto Bearman parou na volta 15 e voltou ao circuito à frente de Iwasa. O DAMS estava bem em sua caixa de câmbio e, na curva 5, o piloto japonês mergulhou para dentro para fazer uma passagem crucial.

A corrida de Enzo Fittipaldi chegou ao fim na volta 19, com o Rodin Carlin puxando para o lado da pista na curva 12, trazendo o Safety Car Virtual. O VSC foi retirado na volta 21 para voltar a correr com Vesti liderando Martins por 5,2s.

Essa vantagem foi rapidamente eliminada depois que Doohan bateu nas barreiras na curva 4 na volta 22, resultando em um Safety Car. Isso trouxe os líderes para suas paradas obrigatórias. Vesti voltou à liderança com Martins em segundo e Pourchaire em terceiro. Maloney conseguiu evitar por pouco o carro atingido por Doohan na linha de corrida e fez sua parada obrigatória junto com Verschoor em quarto e quinto lugares.

Dennis Hauger foi um grande vencedor, fazendo sua parada obrigatória e cumprindo uma penalidade de cinco segundos por ganhar vantagem na primeira volta ao cortar a pista. O norueguês voltou em P6. Kush Maini, Roman Stanek, Jak Crawford e Iwasa completaram o top 10 no momento em que a bandeira vermelha foi lançada na volta 24 para concluir os reparos nas barreiras.


A corrida recomeçou com um reinício contínuo entrando na volta 27, com Vesti mantendo a liderança do par de ARTs que lutavam atrás. Essa batalha mudou totalmente depois que Martins recebeu uma penalidade de drive-through por não desacelerar sob bandeiras amarelas atrás do Safety Car. Ele estava cumprindo a sanção na volta 31, voltando em P8. Após a bandeira vermelha, a corrida chegou ao tempo e Vesti completou a volta 33 para vencer a Monte Carlo Feature Race por 2,5s de Pourchaire.

Maloney terminou em um solitário terceiro lugar na estrada à frente de Richard Verschoor em quarto, com Hauger um impressionante quinto tendo largado de 17º no grid. Maini garantiu mais pontos na P6 à frente de Stanek, que recuperou 15 posições para Trident. Martins, Crawford e Iwasa completaram o top 10.


FRASE CHAVE – Frederik Vesti, PREMA Racing “P1 na Feature Race em Mônaco. Que dia é este e que fim de semana, pole position também, o que é bom! Também estamos liderando o campeonato, o que também é bom. Quero agradecer a Mercedes e a PREMA pelo apoio, o carro é mega. Agora, é hora de continuar pressionando, temos um fim de semana de corrida já na próxima semana em Barcelona. Vamos continuar o formulário e continuar empurrando.”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO A vitória de Vesti o coloca na liderança do Campeonato de Pilotos, com 89 pontos. Pourchaire permanece a uma curta distância, agora com 84 pontos em segundo. Iwasa cai para terceiro depois de liderar a classificação antes da Feature Race. O piloto DAMS tem agora 69 pontos. Kush Maini continua como o estreante melhor colocado até agora este ano, subindo para 49 pontos, um à frente de Dennis Hauger, que agora é o quinto.

A PREMA Racing amplia a liderança na classificação por equipes, agora com 130 pontos. O ART Grand Prix sobe para o segundo lugar com 108 pontos, enquanto o DAMS está agora em terceiro com 103.

PROXIMA ETAPA A Fórmula 2 da FIA retorna imediatamente com a 7ª rodada do Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha, de 2 a 4 de junho.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page