top of page

F1 promete várias mudanças e novidade para o formato sprint para 2024

Abu Dhabi não apenas sediará a última rodada da temporada neste fim de semana, mas também sediará a quarta e última reunião da Comissão de Fórmula 1 em 2023, na sexta-feira, com várias mudanças futuras nas regras discutidas.

Entre os principais tópicos da agenda estavam o formato dos eventos Sprint para 2024 e além, juntamente com outros itens, incluindo estratégia de pneus, refrigeração dos pilotos e desenvolvimento dos novos carros de 2026.

A reunião foi presidida pelo Diretor de Monolugares da FIA, Nikolas Tombazis, e pelo Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, com os principais pontos de discussão e decisões listados abaixo, conforme comunicado oficial.

Formato Sprint 2024 Em primeiro lugar, a Comissão deu apoio geral relativamente a uma atualização do formato Sprint para 2024, numa tentativa de “racionalizar ainda mais o fim de semana, separando as atividades do Sprint daquelas do Grande Prémio”.

Estratégia de pneus esteve entre os temas em discussão

O Comitê Consultivo Esportivo está agora pronto para trabalhar em detalhes específicos, particularmente em relação ao tempo e aos regulamentos do parque fechado, com uma proposta final a ser apresentada à Comissão da F1 na primeira reunião do próximo ano. O calendário final dos eventos Sprint de 2024 será publicado nas próximas semanas.

Pacote para tempo chuvoso Num esforço contínuo para melhorar a visibilidade em sessões de chuva, um novo teste relativo à embalagem em tempo chuvoso e redução de pulverização terá lugar na Primavera de 2024, utilizando um design de cobertura que “envolve completamente o pneu”, com vista a estabelecer uma prova de conceito para a tampa da roda. Estratégia de pneus Quanto aos pneus, a Comissão concordou que deveria haver um foco na “redução dos problemas de sobreaquecimento e na melhoria da capacidade de corrida dos pneus”, o que significa que as coberturas dos pneus serão mantidas para 2025.

O Pacote para Clima Úmido também esteve entre os temas mencionados

Entretanto, após testes de uma Alocação Alternativa de Pneus no início desta temporada, foi tomada a decisão de manter os 13 conjuntos padrão de pneus para piso seco em 2024, com seções dos regulamentos que cobrem o ATA a serem removidas.

Resfriamento do Piloto Na sequência das temperaturas extremas registadas no Grande Prémio do Qatar, a Comissão aprovou atualizações aos Regulamentos Técnicos para permitir a instalação de um furo no carro para aumentar o arrefecimento do condutor, enquanto estão a ser realizadas análises adicionais para possíveis opções suplementares.

Regulamento Técnico e Desportivo Foi também aprovada uma atualização do Regulamento Técnico relacionada com a segurança, mitigando o perigo criado pelos componentes metálicos do piso em caso de desprendimento, limitando a sua massa e número, juntamente com outras pequenas alterações ao Regulamento Técnico e Desportivo de 2024.

A Comissão concordou que nenhum trabalho pode ser realizado no desenvolvimento de um carro para a temporada de 2026

Regulamentos Financeiros Juntamente com as atualizações técnicas e desportivas, a Comissão aprovou novos aperfeiçoamentos relativos à exclusão dos custos da iniciativa de sustentabilidade do Regulamento Financeiro.

Isto cobre especificamente os custos atribuíveis à definição e identificação dos objetivos de sustentabilidade, à estratégia prevista para atingir esses objetivos e à monitorização, compilação e produção de relatórios para medir o progresso em relação às metas de pegada de carbono e emissões e aos objetivos gerais de sustentabilidade ESG.

Desenvolvimento de carro 2026 Por último, a Comissão concordou que nenhum trabalho pode ser realizado no desenvolvimento de um carro para a temporada de 2026 – quando novas unidades de potência entrarão em ação – antes do início de 2025.

Todas as alterações regulamentares permanecem sujeitas à aprovação do Conselho Mundial do Desporto Automóvel.


Matéria oficial da F1

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page