Circuit de Barcelona-Catalunya recebe testes coletivos e foi palco de pódio do brasileiro no ano passado
Depois da primeira visita ao tradicional Circuit de Monaco, a FIA Fórmula 3 chega a um de seus mais tradicionais palcos neste fim de semana: o Circuit de Barcelona-Catalunya, em Montmeló, a 30 quilômetros do centro de Barcelona, capital da Catalunha. O autódromo é o local onde a categoria normalmente organiza testes coletivos por causa da natureza do traçado, composto por curvas de todos os tipos, freadas fortes e retas longas, que avaliam todos os pontos dos carros.
É neste cenário que Caio Collet chega para a quinta etapa da temporada 2023 da FIA F3. O brasileiro está na 14ª posição entre os pilotos, com 10 pontos, e quer aproveitar o local conhecido para iniciar uma reação no campeonato. O brasileiro teve um bom início no campeonato, com um pódio na primeira corrida da rodada dupla da etapa do Bahrein. Depois, o piloto do carro #17 da equipe holandesa Van Amersfoort Racing (VAR) não pontuou em Melbourne e marcou mais dois pontos na corrida de sábado em Mônaco -no domingo, foi abalroado por outro competidor na parte final da prova, quando era quinto colocado.
Para isso, Collet busca concentração total desde o primeiro treino livre, já na manhã de sexta-feira. O brasileiro sabe que, em uma pista muito conhecida de todas as equipes, qualquer erro de acerto pode ser fatal na briga por um bom resultado. Por isso, a ideia é ter velocidade desde a primeira atividade do fim de semana com o carro da VAR. Vale lembrar que em 2022 foi na pista da Catalunha que o piloto iniciou uma formidável reação na temporada, inclusive com pódio de terceiro lugar no sábado.
Depois de uma programação diferenciada em Mônaco, a etapa de Barcelona volta ao esquema normal da FIA Fórmula 3. A sexta-feira começa com um treino livre de 45 minutos pela manhã e termina com o tradicional qualifying de 30 minutos à tarde, antes das duas corridas de cada etapa. A Sprint Race paga dez pontos ao vencedor e acontece no sábado, com ordem de largada estabelecida pela inversão das 12 primeiras posições do treino classificatório. A Feature Race distribui mais pontos (25 pela vitória), é realizada no domingo e tem o grid definido pelo resultado do qualifying.
A Bandsports e a F1TV exibem para o Brasil o treino livre, o classificatório e as corridas da quarta etapa do calendário da Fórmula 3, direto do Circuit de Barcelona-Catalunya.
Comments