top of page
Foto do escritorRedação

Dupla Marçal Muller e Enzo Elias é pole nos 500 km da Porsche Cup

Carro #66, dos líderes Sadak Leite e Fabio Carbone, parte da posição de honra na classe Challenge

O Porsche #544, tripulado por Enzo Elias e Marçal Muller cravou a pole-position para a etapa final da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Interlagos. O quali da corrida de 500 km que vai definir os seis títulos do Endurance Challenge e os campeões overall da Carrera Cup e Sprint Challenge teve nada menos que 16 carros dentro do mesmo segundo após as médias das melhores voltas de cada participante da tomada de tempo.

Em segundo no grid parte o #70, do bicampeão da classe Carrera Sport Lucas Salles com Rafael Suzuki. Completam o top5 os carros #8 (Werner Neugebauer e Ricardo Zonta), #56 (Peter Ferter e Diego Nunes) e #7 (Miguel Paludo e Alan Hellmeister). O #70 é o pole na Carrera Sport, enquanto o pole na Carrera Rookie é o #555, do trio formado por Gustavo Zanon, Ayman Darwich e Ricardo Mauricio.

Pela classe Challenge, o melhor carro no grid de largada será o #66, tripulado por Sadak Leite e Fabio Carbone.

Tanto na Carrera quanto na Challenge vão largar na frente os carros que lideram o campeonato de endurance após duas etapas de 300 km em 2023, realizadas em Interlagos e Termas de Río Hondo.

A corrida de 500 km manda para a pista simultaneamente 35 carros das gerações 992 e 991.2. São 25 tripulações da Carrera Cup e dez da Challenge, com um total de 85 pilotos inscritos.

Como nas demais provas de longa duração da atual temporada, a corrida deste sábado é dividida em dois segmentos, ambos pagando pontos para os pilotos. O primeiro segmento será encerrado no fechamento da volta 57, do total de 117 programadas. Estarão elegíveis para a pontuação as tripulações que tiverem cumprido dois pits obrigatórios desde que todos os inscritos no respectivo carro tenham completado ao menos uma volta.

Via de regra, cada parada obrigatória tem 6 minutos de duração, dentro de janelas pré-determinadas pelo regulamento da corrida. As janelas serão abertas quando o carro líder encerrar as voltas 19, 39, 59, 78 e 97. Em todas as paradas obrigatórias é mandatório o revezamento de piloto, sendo, portanto, vedado os stints duplos. Uma vez abertas as janelas, os carros têm 10 minutos para ingressar nos pits e realizar o serviço de box.

A estratégia para o uso de pneus e ordem da escala dos pilotos fica a critério de cada equipe. Elas são também responsáveis por controlar o tempo do serviço de pit-stop desde o ingresso no pitlane até o retorno dos carros à pista.

A prova tem duração de 500 km (117 voltas) ou 4h15 de duração.

A categoria tem transmissão pela Band e canais sportv, além dos canais oficiais da categoria em mídias digitais.

Após o término da corrida, será descartada a pior pontuação de cada um dos seis segmentos das três corridas do campeonato de endurance. O campeão será o piloto com maior pontuação após os descartes. A mesma regra vale para os subcampeonatos das divisões Sport e Rookie, sendo que na Carrera os competidores da Rookie pontuam apenas nesta divisão e no geral, enquanto na Challenge as tripulações da Rookie anotam tentos também na classe Sport além do geral.


Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 9 – Endurance Challenge – Interlagos 500 km:


Sábado, 18 de novembro 14:40 - Corrida (500 km - 117 voltas ou 4h15)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page