top of page
Foto do escritorRedação

DTM faz a primeira parada no exterior em Zandvoort

Curvas espetaculares, passagens em subidas e descidas, armadilhas de cascalho largas - o DTM retorna a Zandvoort neste fim de semana.

A série de corridas fez sua última parada no circuito holandês de dunas em 2018. Desde então, a pista da Fórmula 1 foi modificada, sendo o ponto mais marcante a última Curva 14, que foi convertida em uma curva inclinada com inclinação de 18 graus. As melhores condições para uma reviravolta estrondosa dos carros DTM no Circuito de Zandvoort, que os espectadores podem acompanhar perfeitamente das arquibancadas.


Fatos importantes, Circuit Zandvoort, Zandvoort, corridas da temporada 3 e 4 de 16

  • Comprimento da pista: 4.259 metros

  • Layout: 14 voltas (10 à direita, 4 à esquerda), dirija no sentido horário

  • Vencedor 2018, corrida 1: Gary Paffett (Mercedes-AMG Motorsport Petronas, Mercedes-AMG)

  • Vencedor 2018, corrida 2: René Rast (Audi Sport Team Rosberg, Audi)

O estreante Tim Heinemann como líder da caçada/colegas da marca estão entre os favoritos

A largada em Oschersleben provou de forma impressionante que tudo é possível no DTM. Ninguém poderia esperar o forte desempenho de Tim Heinemann (Essen) no Porsche 911 GT3 R, que chega a Zandvoort como líder após dois segundos lugares na largada. Lá, Tim Heinemann, da equipe Toksport WRT, não é mais apenas um novato no DTM, mas aquele que está sendo caçado e a forte competição o manterá de olho. “Eu dirigi o GT4 em Zandvoort pela última vez em 2019. É por isso que começar este fim de semana em um carro GT3 no novo layout da pista é a primeira vez para mim. Eu gosto dessas pistas da velha escola, assim como o Porsche. A primeira curva acentuada em particular é divertida porque você precisa se aproximar do limite. Mas ganhar é o mais divertido. Antes da temporada, o objetivo era para terminar nos pontos e uma vez no pódio. Já superamos isso. Mas quando você começa bem, você quer continuar. É por isso que estou em conflito. Por um lado, você não deve esperar muito como um novato no DTM, por outro lado, sou o líder da classificação e gostaria de estar consistentemente na frente. Um fator importante é a equipe, que trabalha bem em conjunto.

Eu aproveito a experiência de Christian, compartilhamos todos os dados de configuração, também com as outras equipes da Porsche no DTM. Esse espírito carrega você”, diz Tim Heinemann, de 25 anos. por outro lado, sou o líder da classificação e gostaria de estar consistentemente na frente. Um fator importante é a equipe, que trabalha bem em conjunto.


Seu companheiro de equipe, Christian Engelhart, de Starnberg, comemorou a primeira vitória de sua carreira no DTM em Oschersleben. O jogador de 36 anos, segundo colocado na tabela, começa com muita autoconfiança na Holanda e está pronto para voltar à liderança. Isso também se aplica a Franck Perera (FR), terceiro da geral, no Lamborghini Huracán GT3 Evo2. O francês fez história em Oschersleben e comemorou o primeiro sucesso da montadora italiana no DTM com a SSR Performance. Thomas Preining (AT) da equipe Manthey EMA também mostrou um forte desempenho em Oschersleben no Porsche 911 GT3 R e terminou em terceiro na corrida de domingo. Com quatro carros entre os seis primeiros, a Porsche é considerada a marca a ser batida em Zandvoort. Ricardo Feller (CH) foi e é um dos pilotos do Audi R8 LMS GT3 Evo2 que pode enfrentar os 911s.


O atual campeão do DTM Sheldon van der Linde (ZA) está um pouco pressionado. O sul-africano terá que aumentar sua pontuação de cinco pontos com o Schubert Motorsport BMW M4 GT3 em Zandvoort se defender o título permanecer uma meta realista. Seu companheiro de equipe René Rast (Alemanha), que venceu a última corrida do DTM no circuito das dunas em 2018, não está na largada. O tricampeão do DTM será substituído pelo belga Dries Vanthoor (BE), que venceu o ADAC GT Masters em Zandvoort em 2021. Jack Aitken (GB) da Emil Frey Racing também não pode competir na Ferrari 296 GT3 devido a conflitos de agenda. O espanhol Albert Costa Balboa (ES) estreia-se no DTM como suplente, mas conhece bem Zandvoort. Junto com Brit Aitken, ele venceu uma corrida lá em 2022 no ADAC GT Masters.


O herói local

Thierry Vermeulen (NL) é o mais jovem titular no campo DTM e quer ser o único holandês a dar um grande show para os fãs em seu circuito favorito. O piloto de 20 anos da Ferrari, cujo pai é gerente do campeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen, também tem muito o que fazer fora das pistas. Cerca de 80 pessoas estão em sua lista de convidados e atrás dele como um homem. “A atmosfera em Zandvoort é única. Gostaria de compartilhar essa experiência com minha família, meus amigos e meus parceiros. No ano passado terminei em segundo lugar aqui no ADAC GT Masters junto com Mattia Drudi (IT), um lugar entre os oito primeiros seria um ótimo resultado. Claro, um piloto de corrida sempre quer vencer, mas há muitos pilotos fortes no DTM que têm uma experiência incrível e também conhecem bem a pista.”


Um percurso de culto nas dunas

O Circuit Zandvoort está localizado diretamente na costa do Mar do Norte e goza de status de culto como uma pista de corrida da velha escola. Se sair da estrada, vai deparar com um muro ou acabar numa das cascalheiras que se distribuem ao longo de 2500 metros junto à faixa de asfalto. A areia das dunas na estrada também é marca registrada do circuito na costa do Mar do Norte. Os pneus Pirelli estão sujeitos a muito desgaste no asfalto escorregadio, por isso o gerenciamento dos pneus pelo motorista é muito importante. Grandes diferenças de altura e cristas "cegas" também colocam muita pressão sobre os pilotos e seus equipamentos ao andar pelas dunas. Os destaques em Zandvoort são as duas curvas íngremes de 18 graus "Hugenholtzbocht" atrás do paddock e a última curva "Arie Luyendykbocht" antes da largada e chegada.


Forte programa de apoio / F1 Academy celebra sua estreia na plataforma DTM

No circuito das dunas holandesas, os fãs do DTM podem experimentar a F1 Academy em ação pela primeira vez. Na classe júnior da Fórmula 1, apenas as mulheres largam com um carro Tatuus F4-T421. Zandvoort é já a quarta estação das cinco equipas e 15 pilotos que vão realizar três corridas. Pela primeira vez nesta temporada, a Porsche Carrera Cup Germany também está distribuindo seu cartão de visita como parte do DTM. Os espectadores podem esperar duelos roda a roda na mais antiga copa da Porsche, bem como na Porsche Carrera Cup Benelux, que também faz sua estreia na temporada do DTM em Zandvoort. Depois da largada em Oschersleben, na Holanda, os carros LMP3 de 455 cv da Prototype Cup Germany estão de volta à largada. Isso também se aplica ao ADAC GT4 Alemanha,

Além da pista de corrida, os torcedores de Zandvoort também recebem toda a gama de esportes motorizados. No sábado e no domingo, os visitantes podem conhecer equipes e pilotos no pit lane de perto no pit walk, que é gratuito para todos, ou imitar os profissionais em simuladores na arena de esports. Haverá também sessões de autógrafos com pilotos de todas as categorias.


Onde assistir

O DTM será transmitido ao vivo pela Star+

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page