Brasileiro segue firme na briga pelos títulos na temporada 2023
O brasileiro Pipo Derani conquistou seu terceiro pódio na temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, neste domingo (25), com o segundo lugar nas 6 Horas de Watkins Glen, quinta etapa do campeonato e a terceira válida pelo Campeonato Norte-americano de Endurance.
Vencedor das 12 Horas de Sebring, em março, Derani também foi ao pódio com o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R na etapa anterior, em Laguna Seca, com um terceiro lugar.
Com o resultado, Derani e o britânico Alexander Sims voltaram à liderança geral do IMSA, com 1602 pontos, contra 1538 dos vice-líderes Connor De Phillippi e Nick Yelloy, que venceram a prova no domingo, após a desclassificação por irregularidade técnica no Porsche 963 de Nick Tandy e Mathieu Jaminet, que havia cruzado a linha de chegada em primeiro.
Pelo Campeonato Norte-Americano de Endurance, que inclui as quatro provas longas da temporada, Derani e Sims lideram junto com o companheiro Jack Aitken, que também esteve a bordo do Cadillac #31 em Watkins Glen. Os três somam 33 pontos, contra 26 de Filipe Albuquerque, Louis Deletraz e Rick Taylor.
Nas duas competições, Derani luta por seu bicampeonato. O brasileiro foi campeão geral em 2021 e venceu a competição de endurance em 2019. A temporada ainda terá mais quatro etapas pela frente, a próxima delas no Canadian Tire Motorsport Park no dia 9 de julho. Já o Campeonato Norte-americano de Endurance tem apenas mais uma prova: Petit Le Mans, em outubro.
Derani e os companheiros partiram da segunda posição neste domingo. Uma forte chuva no sábado impediu a realização do classificatório e o grid foi definido pela classificação do campeonato até então.
O trio do #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series mostrou bom ritmo e liderou boa parte da disputa. No último stint, no entanto, alguns problemas impediram a briga pela vitória.
“O carro esteve bom o tempo todo. Infelizmente, no penúltimo pit stop, tivemos um problema com a pressão dos pneus, que comprometeu o nosso ritmo. Depois, fui bloqueado por um GT e acabamos nos tocando”, contou Derani.
“A partir daí, nossa corrida já estava comprometida e não tínhamos como chegar no líder. Mas, no geral, foram pontos importantes, então, vamos seguir lutando”, completou o brasileiro de 29 anos.
Confira o resultado das 6 Horas de Watkins Glen na categoria GTP (Top-6):
1. #25 C.De Phillipi / N. Yelloly (BMW M Hybrid V8) 201 voltas 2. #31 P. Derani / A. Sims / J. Aitken (Cadillac V-Series.R) +12.078 3. #60 T. Blomquvist / C. Braun (Acura ARX-06) + 20.421 4. #5 T. van de Helm / M. Rockenfeller (Porsche 963) + 2 voltas 5. #1 S. Bourdais / R. van der Zande (Cadillac V-Series.R) + 4 voltas 6. #10 R. Taylor / F. Albuquerque (Acura ARX-06) Abandonou
コメント