top of page

COOL Racing Ligier conquistar a vitória em Paul Ricard

A segunda rodada da Michelin Le Mans Cup de 2024 viu o número 97 da COOL Racing Ligier de Adrien Chila e David Droux conquistar a vitória partindo do terceiro lugar do grid. Chila manteve o seu carro em boas condições para entregar a Droux, o piloto suíço que ultrapassou o número 44 do Team Virage Ligier no início da sua passagem para assumir a liderança e levar o carro para casa.


Mihnea Stefan levou o número 44 do Team Virage Ligier para casa em segundo, com o número 85 do R-ace GP Duqueine assumindo a posição final do pódio depois de recuperar a ordem de uma volta anterior na barreira.


Depois de largar atrás do Lamborghini nº 83 Iron Dames, o AF Corse nº 51 de Matt Kurzejewski acompanhou Celia Martin em sua passagem, mas uma penalidade de 10 segundos no pit stop para o carro da frente permitiu que Alessandro Balzan assumisse a liderança do GT3 e se afastasse dos demais. do campo para levar a bandeira quadriculada pela segunda vez em duas partidas.


Karen Gaillard trouxe o Iron Dames Huracan para o segundo lugar, 19 segundos atrás da Ferrari nº51.



O início da corrida foi bastante tranquilo para os primeiros colocados, mas houve vários erros no T5, deixando os três carros envolvidos no final do grid.


Na frente do grid, Fabien Michal fez o melhor uso de sua pole position para liderar o pelotão de 39 carros na volta de abertura do GP Duqueine nº 85 R-ace, mas ele teve o Team Virage Ligier nº 44 pilotado por Jamie Falvey logo atrás . Falvey, por sua vez, tinha o número 97 da COOL Racing Ligier de Adrien Chila logo atrás, com o número 59 do Team Virage de Oscar Bittar e o número 2 do CD Sport de Shahan Sarkissian também acompanhando o ritmo dos líderes.



Em GT3, Celia Martin conseguiu uma boa largada da pole no nº83 Iron Dames Lamborghini, abrindo uma vantagem para o nº51 AF Corse Ferrari de Matt Kurzejewski, com o nº18 High Class Racing Porsche mais atrás em 3º e caindo para longe do par da frente.


Houve problemas para o número 59 da equipe Virage Ligier de Oscar Bittar depois de pegar a estrada de fuga com danos e a Ferrari número 23 da Biogas Motorsport parou no T7. Um Full Course Yellow foi declarado por dois minutos para recuperar os carros.


No início, o Team Virage Ligier nº 44 havia diminuído a pequena diferença para o líder nº 85 R-ace GP Ligier. Falvey atropelou Michal enquanto eles estavam contornando o tráfego, com Falvey indo para dentro de um backmarker e assumindo a liderança. O piloto britânico então rapidamente abriu uma vantagem de 4 segundos para seu rival.


O dia de Michal piorou ainda mais quando o Ligier subiu no meio-fio no T14 e rodou pela pista batendo na parede interna do pneu. O nº85 Ligier voltou a andar mas caiu para o 4º lugar . Outro Full Course Yellow foi declarado para remover o painel publicitário que se soltou da parede do pneu no impacto.



Entretanto, Celia Martin estava 10 segundos à frente na batalha do GT3 com Matt Kurzejewski, mas o piloto francês recebeu uma penalização de 10 segundos que teve de ser cumprida no pitstop, anulando efectivamente a sua vantagem.


As paragens obrigatórias foram realizadas a meio da corrida, com o nº51 da AF Corse Ferrari, agora com Alessandro Balzan ao volante, à frente de Karen Gaillard no nº83 Iron Dames Lamborghini.


Mihnea Stefan assumiu as funções de piloto no Team Virage nº 44 e manteve uma vantagem de 4 segundos sobre David Droux no COOL Racing Ligier nº 97. No entanto, o piloto suíço estava diminuindo rapidamente a diferença e assumiu a liderança faltando 40 minutos para o final da corrida.


Enquanto os líderes de cada classe lutavam entre si, a batalha pelas posições menores do pódio esquentava. O nº85 R-ace GP Duqueine de Hadrien David ficou em 4º lugar depois de ultrapassar Colin Noble no nº77 Team Thor Ligier e diminuir a diferença para o nº13 M Racing Ligier de Alexandre Cougnaud. Nas corridas, pegar é uma coisa, passar é muito mais difícil e Cougnaud não iria facilitar a passagem de David. A final de David teve sua chance faltando 20 minutos para o final, fazendo sua jogada por dentro na última curva para passar para o terceiro lugar.


No GT3, o Porsche nº 18 da High Class Racing de Scott Malvern estava sendo pego pela Ferrari nº 88 da AF Corse de Riccardo Agostini. Os dois carros correram frente a frente por várias voltas e trocaram de lugar e pintaram em pelo menos três ocasiões. Porém, Malvern sempre terminou em terceiro lugar. Só nos minutos finais da corrida é que Agostini finalmente conseguiu ultrapassar Malvern.



Na bandeira quadriculada, o nº97 COOL Racing Ligier de David Droux cruzou a meta 6,7 ​​segundos à frente do nº44 Team Virage Ligier de Mihnea Stefan, com o nº85 R-ace GP 5,7 segundos atrás, em 3º .


Na classe GT3, Alessandro Balzan cruzou a meta no número 51 da AF Corse Ferrari para marcar a segunda vitória consecutiva. Balzan estava 19,5 segundos à frente do nº 83 Iron Dames Lamborghini de Karen Gaillard, com o nº 88 AF Corse Ferrari cruzando a linha em 3º lugar . No entanto, uma penalidade pós-corrida de 45 segundos para o carro nº 88 por múltiplos contatos com o Porsche nº 18 ( Decisão dos Stewards nº 37 ) promoveu a Ferrari nº 74 da Kessel Racing de Fran Rueda à posição final do pódio.



A próxima corrida da Michelin Le Mans Cup 2024 é a Road To Le Mans, com a corrida 1 na quinta-feira, 13 de junho, e a corrida 2, no sábado, 15 de junho.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page