A Fórmula E anunciou hoje corridas na China e na Índia no próximo ano, o marco da décima temporada do primeiro automobilismo elétrico do mundo, tornando-o o único automobilismo a sediar eventos durante 2024 nos três maiores países do mundo em população: China , Índia e EUA*.
Xangai e Hyderabad foram confirmadas como cidades-sede da 10ª Temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, após aprovação na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA hoje.
A Fórmula E correrá pela primeira vez em Xangai, no Circuito Internacional de Xangai, com duas corridas no sábado, 25 de maio, e no domingo, 26 de maio de 2024. A primeira corrida de Fórmula E foi realizada em Pequim, em 13 de setembro de 2014, com Sanya e Hong Kong também sediando um total de sete corridas na China até o momento, a mais recente em março de 2019.
Hyderabad sediará a Fórmula E novamente no sábado, 10 de fevereiro de 2024, com o apoio do governo de Telangana e do ministro KT Rama Rao e após a corrida de estreia com lotação esgotada para 31.000 pessoas em fevereiro deste ano. O evento proporcionou um aumento de quase 84 milhões de dólares à economia de Hyderabad**.
A Fórmula E já fez história com o calendário da 10ª Temporada quando Tóquio foi confirmada para sediar uma corrida no sábado, 30 de março, a primeira vez que uma corrida do campeonato mundial de automobilismo será realizada nas ruas do coração da icônica capital japonesa.
Existem mais duas atualizações no calendário da 10ª temporada. O evento planeado para Jacarta no sábado, 8 de Junho, não irá realizar-se na sequência do anúncio de um período de campanha nas eleições presidenciais indonésias durante a maior parte de Junho. Isso impactaria a logística de realização de uma corrida nas ruas da capital ao mesmo tempo. A Fórmula E e as autoridades de Jacarta estão a explorar a viabilidade de correr na cidade numa data alternativa.
A segunda atualização é uma provável mudança de local na Itália para as rodadas 7 e 8. Isso segue uma análise feita por especialistas da Fórmula E e da FIA nas corridas da 9ª temporada em Roma, onde o novo carro GEN3 mais rápido e potente atingiu os limites do circuito estreito e com curvas fechadas no distrito comercial de Roma. A Fórmula E está explorando locais alternativos, incluindo circuitos permanentes, para manter um evento no importante mercado italiano.
Uma atualização sobre o local na Itália é esperada antes do final do ano.
Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, calendário da 10ª temporada
Comments