Piloto da Ipiranga Racing foi o mais rápido do dia, seguido pelo ex-Fórmula 1 Felipe Massa. Bruno Baptista completou o top-3 do dia no desafiador traçado paranaense
A fria e nublada tarde desta sexta-feira (24/11) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, marcou a abertura oficial dos trabalhos para a 11ª e penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series. Cesar Ramos (A.Mattheis Ipiranga Racing) foi o mais rápido da primeira sessão de treinos livres no Oeste do Paraná. Com quatro pneus novos, o gaúcho fez boa volta e cravou 1min02s896. O segundo colocado foi Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team), que ficou a 0s5 (meio segundo) do tempo de Cesar, enquanto Bruno Baptista (RCM Motorsport) fechou a relação dos três primeiros colocados.
Entre os cinco mais bem posicionados no campeonato, o mais rápido do dia foi Daniel Serra (Eurofarma RC). Dono do melhor aproveitamento nas últimas quatro etapas disputadas em Cascavel, o tricampeão foi o sétimo melhor colocado. Thiago Camilo, companheiro de equipe de Cesar Ramos, terminou o dia na 12ª posição, quatro à frente do líder da temporada, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel). Vice-líder, Felipe Fraga (Blau Motorsport) enfrentou problemas no câmbio e terminou em 28º, logo atrás de Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time).
Com céu encoberto, temperatura ambiente na casa dos 22ºC e 31ºC na pista, Cascavel abriu oficialmente a programação da etapa. Depois de uma sessão de shakedown pela manhã, que contou com a liderança de Bruno Baptista, os pilotos voltaram ao veloz traçado de 3.058 metros para o primeiro treino livre do fim de semana.
Ramos foi o mais rápido entre os pilotos que aceleraram no primeiro grupo e confirmaria a condição de líder da tabela geral pouco depois. Nelson Piquet Jr. (Crown Racing) foi o segundo colocado, sendo superado pelo piloto da Ipiranga Racing em 0s694.
A terceira colocação ficou com Guilherme Salas, décimo colocado do campeonato. O piloto da KTF virou 1min03s639 em sua melhor passagem, seguido por um dos ‘reis da pista’ em Cascavel, Marcos Gomes (Cavaleiro Sports), que cravou 1min03s639. Um dos donos da casa no fim de semana, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) completou o treino como quinto mais rápido para o Grupo 1.
Os pilotos do segundo grupo deixaram os boxes pouco depois. E logo nos primeiros minutos vários deles conseguiram se colocar entre os primeiros colocados no geral. Bruno Baptista (RCM Motorsport) novamente se destacou e pulou para segundo — com tempo 0s533 atrás de Cesar Ramos —, e Felipe Massa subiu para terceiro. Felipe Baptista (KTF), Gaetano Di Mauro (Hot Car) e Thiago Camilo (Ipiranga Racing), outro dos ‘reis da pista’, com três vitórias em Cascavel, avançaram à relação dos dez mais rápidos do treino.
No caminho para o fim da atividade, Felipe Massa conseguiu superar Bruno Baptista e colocou seu Chevrolet Cruze #19 em segundo ao registrar 1min03s403. O ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1 só ficou atrás de um soberano Cesar Ramos, que terminou os trabalhos da sexta-feira na frente em Cascavel. Desempenho que anima — A Stock Car volta a Cascavel, onde acelerou em junho para a quarta etapa do campeonato. O tempo aferido por Cesar Ramos nesta sexta-feira foi mais rápido na comparação com todas as marcas estabelecidas pelos pilotos da mais importante categoria do automobilismo brasileiro no Oeste do Paraná neste ano. Registrada por Felipe Fraga, a pole foi conquistada com o tempo de 1min03s003, pouco mais de 0s1 (um décimo) mais lenta na comparação com a volta registrada pelo gaúcho nesta tarde.
“Estamos em um caminho muito bom para recuperar a performance que já tivemos neste ano. O trabalho de hoje foi bom por isso. Hoje devo ter sido um dos poucos que usou quatro pneus novos, então só vamos entender nossa condição amanhã. Com certeza, o que vimos hoje não é a realidade, e prova disso é meu companheiro de equipe [Thiago Camilo], um cara super competitivo que andou bem com as condições de pneus que ele teve hoje. O que anima é comparação de tempos com a etapa que tivemos aqui neste ano. Foi a volta mais rápida do ano de Stock Car aqui. Traz confiança e indica que estamos no caminho certo, e agora é continuar trabalhando para seguir assim amanhã”, declarou.
Embora ainda tenha chances matemáticas de título — Cesar é o 12º na tabela, com 178 pontos —, o principal objetivo do gaúcho está em vencer e marcar pontos preciosos para seu time. A Ipiranga Racing lidera a tabela do campeonato por equipes com 422 tentos, um a mais que a atual campeã, a Eurofarma RC.
“Lutar pelo título é uma realidade muito distante agora, de modo que estou focado em ajudar a Ipiranga Racing a conquistar o campeonato por equipes e em ganhar a corrida. É o que posso fazer agora. Infelizmente, perdemos muitos pontos em momentos importantes, então nosso foco está em fazer o que é possível e ajudar nosso time”, concluiu. Programação e transmissão — No fim de semana que terá na pista também a sétima e penúltima etapa da Copa Hyundai HB20, a Stock Car Pro Series volta a acelerar neste sábado com mais um treino livre, warm-up, e a classificação que vai determinar o penúltimo pole do ano está marcada para 13h30.
O domingo será de visitação aos boxes, um dos pontos altos do fim de semana, a partir de 11h30. A etapa decisiva em Cascavel larga com a Corrida 1 a partir de 13h40, enquanto a última prova do cronograma está marcada para 14h20, sempre com 30 minutos mais uma volta.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Canal GB, do narrador Galvão Bueno (YouTube), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch e, a partir deste fim de semana, também pelo Canal GOAT (YouTube).
Comments