top of page

Boya, conquista a primeira vitória na F3 em Barcelona

Mari Boya conquistou a vitória em casa, com o piloto da Campos Racing vencendo uma dramática Barcelona Sprint Race, conquistando a primeira vitória de sua carreira na Fórmula 3.


O espanhol sobreviveu a um reinício do Safety Car e a um ataque de Alexander Dunne, da MP Motorsport, no final, ao cruzar a linha de chegada em primeiro. O irlandês terminou em segundo, conquistando seu primeiro pódio na F3, à frente de outro Campos, Oliver Goethe, em terceiro.


COMO ACONTECEU

Foi como no início, com o pole-sitter do Trident, Santiago Ramos, liderando o companheiro de equipe Sami Meguetounif, com o favorito da casa, Boya, em terceiro, à frente de Dunne, do MP.


Mas houve muita batalha no meio-campo com Christian Mansell, Gabriele Minì, Luke Browning e Nikola Tsolov indo para quatro na reta principal, com o piloto australiano ficando em 13º, à frente de seus rivais.


Ramos e Meguetounif disputavam a liderança no início da volta 3, mas a dupla do Trident colidiu na curva 1. O francês rodou enquanto o primeiro foi forçado a parar nas boxes devido a um furo.



Isso promoveu Boya à liderança, à frente de Dunne e Goethe, mas o Safety Car foi rapidamente acionado com Callum Voisin e Nikita Bedrin parando na pista após colidirem na mesma curva.


A ação recomeçou na volta 7 e Noel León, da Van Amersfoort Racing, voltou a andar. O piloto mexicano ultrapassou Arvid Lindblad na curva 5, colocando-o em sexto depois de largar em 13º.


Foi um começo limpo para Ramos e Meguetounif, mas eles colidiram na volta 3


Lindblad estava lutando no reinício com Leonardo Fornaroli e o companheiro de equipe da PREMA Racing, Dino Beganovic, mais tarde o ultrapassando, deixando-o no P9.

No início da volta 10, Dunne estava agora bem atrás de Boya, com Goethe logo atrás. Eles se separaram do campo quando Martinius Stenshorne passou por Laurens van Hoepen para o P4, com León mais tarde o seguindo até o quinto lugar.


Na volta 14 de 21, um trem DRS foi formado de Boya na liderança para Sebastián Montoya na posição final de pagamento de pontos – o colombiano passou de P27 no grid para P12.

Mas logo seriam más notícias para o piloto de Campos depois que ele fez um leve contato com Minì na saída da curva 4. O piloto da PREMA sofreu um furo que o fez perder o controle do carro que o levou a Montoya, com ambos terminando na brita e o Safety Car foi acionado mais uma vez.


No entanto, com tão poucas voltas restantes, o Safety Car foi retirado no final da última volta para deixar Boya incontestado para cruzar a linha de chegada para sua primeira vitória no Campeonato, à frente de Dunne, que se torna o primeiro irlandês a conquistar um pódio na Fórmula 3.


Goethe juntou-se a eles no pódio, enquanto Stenshorne terminou em P4, à frente de van Hoepen e León, com Fornaroli em sétimo, à frente de Beganovic. Lindblad terminou em nono, à frente de Tramnitz, do MP, que conquistou o ponto final no P10.


A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Apesar de não ter marcado, Gabriele Minì mantém a liderança do Campeonato de Pilotos com 72 pontos, mas o P7 de Leonardo Fornaroli elevou-o ao segundo lugar e agora está apenas três pontos atrás do seu compatriota italiano.


Luke Browning foi outro que não somou pontos depois de terminar em 12º e cair para terceiro com 68 pontos, à frente dos 61 pontos de Dino Beganovic, com Oliver Goethe 10 pontos atrás, agora em quinto após sua subida ao pódio.


Na classificação por equipes, a PREMA Racing continua na liderança com 179 pontos à frente dos 124 da Trident. A Campos Racing está agora em terceiro lugar com 103 pontos após o duplo pódio, à frente da ART Grand Prix e da Hitech Pulse-Eight.


A PRÓXIMA ATIVIDADE

A Barcelona Feature Race é a próxima com o piloto do ART Grand Prix, Christian Mansell, largando da Pole Position na 100ª corrida de Fórmula 3 da FIA. Junte-se a nós com as luzes apagadas marcadas para as 05h05, horário de Brasília.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page