Oliver Bearman mudou sua sorte nos segundos finais de uma tensa sessão de qualificação em Baku para conquistar sua primeira pole position na Fórmula 2. Utilizando o vácuo do trem de carros à frente, o novato da PREMA Racing roubou o primeiro lugar de Enzo Fittipaldi, de Rodin Carlin, por apenas 0,012s na bandeira quadriculada.
Menos de um décimo de segundo separou os primeiros colocados, com Théo Pourchaire e Frederik Vesti se beneficiando no final para garantir suas vagas em terceiro e quarto.
Depois de um atraso no início da corrida, uma bandeira vermelha interrompeu a sessão nos primeiros sete minutos antes que qualquer volta representativa pudesse ser colocada no tabuleiro. Brad Benavides ultrapassou a entrada para a curva 1 e plantou o carro # 17 PHM Racing by Charouz nas barreiras.
Quando as coisas recomeçaram, o líder da prática, Oliver Bearman, mais uma vez se tornou o único a ser derrotado. O piloto da PREMA Racing 1: 53,780 o colocou 0,140s à frente de Kush Maini, da Campos Racing.
Os pilotos experientes começaram a mostrar a mão na segunda tentativa, e foi Dennis Hauger quem bateu na frente do pelotão no meio do caminho. O piloto da MP Motorsport reduziu a volta mais rápida para 1: 53,531, um décimo mais rápido que Richard Verschoor.
Com o reboque ao redor do Circuito da Cidade de Baku provando ser tão poderoso, os pilotos brigaram pela posição na pista entrando nos estágios finais. Perfurando em 1: 53,271, Vesti ficou 0,085s à frente de Pourchaire em sua penúltima volta, assim como o companheiro de equipe da PREMA Racing, Bearman, roçou as barreiras na saída da curva 2, dobrando sua direção no processo.
Com a bandeira quadriculada acenando, tudo melhorou com Hauger sendo o primeiro a subir para a pole provisória. Seu tempo durou uma fração de segundo quando Vesti conquistou a pole, antes de ser rebaixado por Fittipaldi. A batalha pela pole teve uma reviravolta final, já que Bearman foi ainda mais rápido para conquistar sua primeira pole na F2 em 1: 52,652, à frente de Pourchaire e Vesti.
Hauger e Jehan Daruvala colocaram o MP na disputa em ambas as corridas, conquistando o quinto e o sexto lugar, respectivamente. Jak Crawford, da Hitech Pulse-Eight, foi outro melhorador tardio ao ultrapassar os outros novatos Martins e Zane Maloney para o sétimo lugar.
Richard Verschoor estará na frente e no centro quando se alinhar na pole inversa do grid para a Sprint Race de sábado, depois de se classificar em 10º. As luzes se apagam para a Sprint Race às 08h, horário de Brasília.
Comentários