top of page

As escalações das equipes para a 6 Horas de Spa-Francorchamps

Terceira etapa do ano traz mudanças pontuais nas tripulações forçadas em sua maior parte por conflitos de datas no calendário


O FIA WEC já tem os seus inscritos para a disputa da terceira etapa da temporada 2024. A TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps será disputada no famoso e desafiador circuito belga de 7.004 metros e tem programação entre os dias 9 e 11 de maio (quinta-feira a sábado). O grid seguirá com um total de 37 carros, sendo 19 Hypercars e 18 da classe LMGT3.


Ao todo, 106 pilotos vão acelerar na etapa, entre eles dois brasileiros: Augusto Farfus, vencedor das 6 Horas de Ímola na LMGT3, e Nicolas Costa, que faz seu primeiro ano na categoria dos carros mais cobiçados do planeta.



O calendário traz um raro conflito de datas entre o Mundial de Endurance e o FIA Fórmula E, uma vez que as duas categorias terão eventos no mesmo fim de semana. Enquanto o FIA WEC correrá em Spa-Francorchamps, a categoria dos monopostos elétricos vai encarar a rodada dupla de Berlim, capital da Alemanha.


Oito dos 22 pilotos que integram o grid da Fórmula E também correm no FIA WEC, todos eles na classe Hypercar. Quatro deles optaram por fazer a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps: o holandês Nyck de Vries estará na tripulação do Toyota GR010 – Hybrid #7 da Toyota Gazoo Racing correndo com Mike Conway e Kamui Kobayashi, enquanto Sébastien Buemi estará no Hypercar #8 da equipe japonesa, formando conjunto com Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.



O suíço Nico Müller formará dupla no Hypercar Peugeot 9X8 #93 da Peugeot TotalEnergies com o dinamarquês Mikkel Jensen, uma vez que Jean-Éric Vergne desfalcará o time, da mesma forma que o belga Stoffel Vandoorne no protótipo #94 da marca francesa, que vai correr com o escocês Paul Di Resta ao lado do francês Loïc Duval. Quem também estará ausente no FIA WEC na Bélgica é o francês Norman Nato, de forma que o Porsche 963 #12 do Hertz Team JOTA será guiado pelos britânicos Will Stevens e Callum Ilott.


Robin Frijns estará no trio do Hypercar BMW M Hybrid V8 do Team WRT ao lado de Sheldon Van der Linde e René Rast. Já Edoardo Mortara vai correr na categoria dos carros elétricos e será substituído em Spa-Francorchamps por Andrea Caldarelli, que fará sua estreia na classe Hypercar com o Lamborghini SC63 da equipe Iron Lynx, formando conjunto com Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat.


Em contrapartida, Ferdinand Habsburg volta em Spa-Francorchamps à tripulação do Alpine A424 depois de ter sido substituído por Jules Gounon em Ímola após ter sofrido acidente que o tirou da prova. O austríaco regressa como companheiro de equipe dos franceses Charles Milesi e Paul-Loup Chatin.


Brasileiros no grid — Embalado pela sua primeira vitória no Mundial de Endurance na categoria LMGT3, Augusto Farfus lidera o trio do Team WRT que vai encarar a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps no BMW M4 LMGT3 #31 com o britânico Darren Leung e o indonésio Sean Gelael. A tripulação é a vice-líder da classe, atrás apenas da tripulação da Manthey Pure Rxcing, formada por Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler.



O carioca Nicolas Costa dá sequência à sua primeira temporada no Mundial de Endurance e correrá em Spa-Francorchamps com o McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports em parceria com James Cottingham e Grégoire Saucy.


São apenas duas as mudanças na classe LMGT3 em relação à escalação original que iniciou a temporada. Trio formado apenas por mulheres, a Iron Dames promoverá uma mudança, com a suíça Rahel Frey correndo no lugar da francesa Doriane Pin no Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85. E o japonês Ritomo Miyata vai correr no lugar do sul-africano Kelvin Van der Linde no Lexus RC F LMGT3 da equipe Akkodis ASP Team, tendo como colegas de carro Arnold Robin e Timur Bogulavskiy.



A largada da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para 8h de sábado, 11 de maio. O BandSports transmitirá a prova pela TV por assinatura e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7h30 de sábado. Por meio do seu canal no YouTube, o site Grande Prêmio também transmitirá a prova ao vivo na íntegra, bem como o treino livre e a sessão classificatória que definirão o grid de largada, na sexta-feira.


Programação da etapa (horário de Brasília)


Quinta-feira, 9 de maio

06h30 – Treino Livre 1

12h30 – Treino Livre 2



Sexta-feira, 10 de maio

06h00 – Treino Livre 3

09h45 – Classificação e Hyperpole LMGT3

10h30 – Classificação e Hyperpole Hypercar



Sábado, 11 de maio

08h00 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page