A Fórmula E confirmou hoje o calendário completo para a Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, com o Circuito Mundial de Misano, na Itália, hospedando uma corrida de Fórmula E pela primeira vez, e Portland expandindo para um fim de semana duplo para criar um 17- temporada de corridas, o maior calendário até o momento.
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou hoje a adição de Misano ao calendário da Fórmula E, tornando-o o terceiro novo local ao lado de Tóquio e Xangai. A Fórmula E completará agora uma temporada de 17 corridas pela primeira vez, ao celebrar sua décima temporada como o pioneiro campeonato mundial de automobilismo totalmente elétrico.
A pista de Misano está localizada perto da estância balnear de Rimini, na região histórica de Emilia-Romagna, na costa norte do Adriático. É um local popular no Campeonato do Mundo de MotoGP e no circuito doméstico do lendário piloto Valentino Rossi. A Fórmula E correrá em Misano no sábado, 13 de abril, e no domingo, 14 de abril.
Andrea Abodi, Ministro do Esporte italiano, e Stefano Bonaccini, Presidente da Emilia Romagna, deram as boas-vindas ao Cofundador e Diretor do Campeonato da Fórmula E, Alberto Longo, para anunciar formalmente seu status oficial de sede.
Andrea Abodi, Ministra do Esporte, disse: “A Fórmula E é uma grande oportunidade para o nosso país e depois de muitos anos maravilhosos em Roma, o próximo E-Prix italiano será realizado em Misano em 2024. É importante que a Itália receba este evento que promove a mobilidade sustentável e tem um encanto extraordinário. O automobilismo ocupa um lugar especial no coração dos italianos e aprendemos a apreciar estes novos carros que trazem esperança para o futuro e entregam um legado de tecnologia de ponta”.
Stefano Bonaccini, Presidente da região Emilia-Romagna, disse: “A escolha de Misano para ser o palco italiano da Fórmula E é mais um reconhecimento do extraordinário trabalho de equipa que fez da Emilia-Romagna a região italiana com o maior número de eventos desportivos no país. Particularmente no automobilismo, este evento soma-se ao regresso da Fórmula 1 a Ímola, e do MotoGP e Superbike que já aconteceram no circuito. Parabéns aos organizadores por este novo marco, que envia uma mensagem muito importante para além do seu valor desportivo: a Fórmula E é o primeiro e único desporto a ser certificado como carbono zero líquido desde o início e lembra-nos como a luta contra as alterações climáticas é a prioridade neste momento histórico.”
A corrida de estreia no Portland International Raceway na temporada passada foi vista como uma experiência para a Fórmula E, oferecendo uma pista larga e aberta em comparação com os circuitos de rua compactos que continuam a ser a marca registrada das corridas de Fórmula E.
A corrida foi considerada um sucesso por fãs, equipes de corrida e organizadores, pois os ingressos se esgotaram e os 22 pilotos puderam mostrar o potencial de seus revolucionários carros de corrida GEN3 em um ambiente completamente novo, entregando um recorde de 403 passes nos 32 corrida de volta.
Na próxima temporada, Portland sediará uma partida dupla no sábado, 29 de junho, e no domingo, 30 de junho, o penúltimo fim de semana de corrida da temporada antes da final de Londres, no sábado, 20 de julho e no domingo, 21 de julho.
Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato da Fórmula E, disse: “Estamos entusiasmados por correr pela primeira vez na histórica pista de Misano e apresentar à enorme base de fãs locais do automobilismo as corridas competitivas únicas da Fórmula E. Todos os associados à pista e à região ficaram extremamente entusiasmados em receber a Fórmula E na região e gostaria de agradecer-lhes pelo apoio. A mesma mensagem vai para o promotor local e autoridades em Portland: mal podemos esperar para voltar para um fim de semana completo de corridas e entretenimento na Cidade das Rosas.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse: “A Fórmula E oferece corridas de rua melhor do que ninguém, e nosso calendário final da 10ª Temporada apresenta o maior desafio para equipes e pilotos no segundo ano do carro de corrida GEN3 com a mistura perfeita de circuitos de rua icônicos e pistas estabelecidas. Misano será uma grande experiência nova para todos, enquanto a corrida adicional em Portland significa o nosso compromisso contínuo com o mercado dos EUA, juntamente com o potencial de crescimento na região.”
A 10ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA começa na Cidade do México no sábado, 13 de janeiro de 2024, com corridas em Diriyah, Hyderabad, São Paulo, Tóquio, Misano, Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres.
A Fórmula E fará história no próximo ano como o primeiro campeonato mundial de automobilismo a ser disputado em Tóquio, nas estradas ao redor do centro de convenções Tokyo Big Sight, na orla da Baía de Tóquio. A Fórmula E e o Governo Metropolitano de Tóquio têm trabalhado juntos para trazer a corrida para a cidade para apoiar a iniciativa Zero Emission Vehicle (ZEV), parte da estratégia Zero Emission Tokyo. A cidade tem um plano de ação climática que visa atingir zero emissões líquidas de CO2 até 2050.
A Fórmula E também correrá pela primeira vez em Xangai, no Circuito Internacional de Xangai, com duas corridas no sábado, 25 de maio, e no domingo, 26 de maio de 2024. A primeira corrida de Fórmula E foi realizada em Pequim, em 13 de setembro de 2014. , com Sanya e Hong Kong também a acolherem um total de sete corridas na China até à data, a mais recente em março de 2019.
Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, calendário da 10ª temporada
Comments