Max Verstappen liderou um pódio decorado do Grande Prêmio do Canadá que contou com três campeões mundiais de três equipes diferentes. Mas enquanto eles deram a seus respectivos esquadrões motivos para estourar algumas bolhas, outros ficaram lamentando o que poderia ter acontecido.
Vencedor: Max Verstappen Verstappen está se tornando uma força quase imparável na Fórmula 1, com o holandês garantindo sua sexta vitória em oito corridas – e a quarta consecutiva – com uma performance impressionante em Montreal. Foi sua 41ª vitória na carreira, empatando-o com o grande Ayrton Senna, e o 100º triunfo da Red Bull no Grande Prêmio, tornando-os apenas o quinto construtor a atingir esse total - e apenas o segundo nos últimos 26 anos (depois da Mercedes). Como medida do domínio de Verstappen no momento, ele é o primeiro piloto a liderar três corridas consecutivas do início ao fim desde que Sebastian Vettel alcançou o feito em 2012.
Perdedores: Haas O Grande Prêmio do Canadá parecia tão promissor para a Haas depois que a bandeira quadriculada caiu na qualificação, quando Nico Hulkenberg foi classificado em um excelente segundo.
No entanto, ele recebeu uma penalidade de três posições no grid por infração de bandeira vermelha e, em seguida, perdeu terreno do quinto lugar depois de parar fora da sequência com o Safety Car. Para adicionar insulto à lesão, o ritmo de corrida do Haas não permitiu que ele revidasse. Seu companheiro de equipe Kevin Magnussen também teve uma tarde frustrante - deixando a equipe americana sem pontos pela terceira corrida consecutiva.
Vencedor: Alex Albon Alex Albon teve uma das melhores performances de fim de semana de corrida da temporada no Canadá, o piloto tailandês julgando as condições com perfeição no Q2 para liderar os tempos e finalmente se classificar entre os 10 primeiros. Ele aproveitou ao máximo uma Williams escorregadia que era muito forte nas retas para manter uma infinidade de carros atrás dele e então executou uma estratégia de uma parada com perfeição para garantir um brilhante P7 e o prêmio de Piloto do Dia votado pelos fãs. Foi o melhor resultado da Williams desde que George Russell ficou em segundo lugar em Spa em 2021 e ajudou a equipe britânica a ultrapassar AlphaTauri e chegar à P9 no campeonato de construtores – deixando-os apenas um ponto atrás da Haas.
Perdedor: Logan Sargeant Este foi um fim de semana desafiador para Logan Sargeant, o novato americano perdendo voltas em uma pista que nunca havia competido por causa de problemas de CFTV na sexta-feira, em uma Williams que não foi atualizada porque só havia peças suficientes para um carro.
Ele fez um trabalho decente na classificação - especialmente considerando que esta era apenas sua segunda vez com pneus de chuva na F1 - e mostrou bom ritmo nas primeiras voltas da corrida antes de um vazamento de óleo forçar a equipe a abandonar o carro, como os dados sugeriram. estava começando a afetar a unidade de energia.
Ele continua no último lugar do campeonato de pilotos , não tendo conseguido pontuar em nenhuma das primeiras oito corridas – o companheiro de equipe Albon agora P12 com sete pontos.
Vencedor: Lewis Hamilton Lewis Hamilton estava mirando uma batalha com Fernando Alonso na corrida de domingo – e ele conseguiu exatamente isso, ultrapassando-o na largada para correr em segundo.
O heptacampeão mundial não teve ritmo para manter essa posição na bandeira, mas ainda foi rápido o suficiente para segurar um pódio - o segundo consecutivo. O terceiro também foi seu 10º pódio na carreira no Circuito Gilles Villeneuve e o levou a ultrapassar a marca do século de pontos nesta temporada.
Perdedor: George Russel
Não foi um dia tão bom para o outro Mercedes, com George Russell batendo na parede enquanto tentava pressionar Alonso pelo último lugar no pódio.
Embora a equipe o tenha recuperado, um problema com os freios forçou sua aposentadoria. Essa foi sua segunda aposentadoria da temporada e o deixou atrás de Carlos Sainz em sexto no campeonato de pilotos.
Vencedores: Ferrari
Embora o quarto e o quinto não tenham animado os chefes da Ferrari, isso representou um passo à frente para a equipe em termos de total de pontos e desempenho puro.
Tanto Sainz quanto Charles Leclerc conseguiram rodar com o pneu médio, gerando um ritmo consistente com o pneu durante o stint. Isso não é algo que eles foram capazes de fazer este ano.
Leclerc terminou em primeiro lugar apenas uma vez este ano (terceiro em Baku), enquanto Sainz se classificou em quinto em quatro das últimas cinco corridas. Perdedores: McLaren A McLaren começou o Grande Prêmio com dois carros entre os oito primeiros, mas uma penalidade de tempo para Lando Norris por comportamento antidesportivo, além de uma luta pelo ritmo de corrida e vida útil dos pneus, significou que eles deixaram o Canadá sem nenhum ponto.
Esta é a segunda corrida consecutiva que eles não conseguem pontuar, no entanto, tanto Norris quanto Oscar Piastri sentiram que a equipe deu um passo à frente em termos de ritmo de corrida - como evidenciado pelo forte final de corrida de Norris. E ambos saberão que não terão que esperar muito até que um grande pacote de atualização chegue aos trilhos.
Vencedor: Fernando Alonso Alonso ficou aborrecido por ter perdido uma posição para Hamilton no início, mas teve ritmo para recuperá-la - e embora não tenha conseguido derrotar Verstappen, esta foi a temporada mais próxima que ele esteve de desafiar seu companheiro bicampeão mundial.
O segundo foi o sexto pódio de Alonso em oito corridas, o que é o dobro do número que ele conquistou nas sete temporadas anteriores combinadas...
Perdedores: AlphaTauri AlphaTauri perdeu os dois carros no primeiro trimestre, deixando-os com uma longa tarde pela frente na tarde de domingo. O ritmo inicial de Yuki Tsunoda foi encorajador, mas ele lutou depois disso.
Seu companheiro de equipe Nyck de Vries passou a maior parte da corrida no trânsito. O contato com Kevin Magnussen, junto com uma série de bandeiras azuis, significava que ele não conseguia encontrar uma maneira de seguir em frente.
A equipe italiana está agora em último lugar no campeonato de construtores e não conseguiu marcar em cada um dos últimos quatro Grandes Prêmios.
Campeão: Valtteri Bottas Tem sido uma corrida complicada para Valtteri Bottas, mas ele voltou ao top 10 pela primeira vez desde a corrida de abertura no Bahrein.
O finlandês lutou para chegar ao top 10 e, embora tenha perdido o nono lugar para Lance Stroll na linha de chegada na última volta, o placar foi uma ótima recompensa por um desempenho sólido.
Foi sua oitava pontuação consecutiva no Canadá, deixando-os à frente da rival Haas na luta pelo P7.
Comments