top of page
Foto do escritorRedação

6 Horas de Spa-Francorchamps - FIA WEC volta a acelerar em cenário tradicional

Depois de estrear nas pistas do Qatar e de Ímola, Campeonato Mundial de Endurance vai correr em um traçado que lhe é habitual. Brasileiros Augusto Farfus e Nicolas Costa lutam pela vitória na classe LMGT3


Além de Le Mans, apenas um circuito marcou presença no calendário de todas as temporadas na história do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, desde 2012. A tradicional e histórica pista de Spa-Francorchamps, localizada na Bélgica e com 7.004 metros de extensão, receberá entre 9 a 11 de maio (quinta-feira a sábado) a terceira etapa do campeonato de 2024. Com 37 carros e 106 pilotos inscritos, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps será realizada no momento em que a ordem de forças nas classes Hypercar e LMGT3 começa a se desenhar.


Spa é declaradamente o circuito preferido de vários pilotos ao redor do mundo. E muito desta preferência é resultado das características da pista: de alta velocidade, com trechos famosos e desafiadores, como a sequência das curvas Eau Rouge e Raidillon, que antecedem à reta Kemmel, no primeiro setor do traçado. Outro fator que chama muito a atenção e ajuda a tornar as corridas ainda mais emocionantes é a famosa imprevisibilidade climática da região.


As duas etapas realizadas até o momento na temporada registraram vencedores diferentes nas categorias em jogo do FIA WEC. André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor levaram a melhor em março no Qatar Airways 1.812 Km do Qatar, rodada inaugural do campeonato, na classe Hypercar com o Porsche 963 #6 da Porsche Penske, enquanto o conjunto composto por Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler triunfou com o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing na LMGT3.


As 6 Horas de Ímola foram vencidas pela Toyota Gazoo Racing. Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries terminaram na frente com o GR010 – Hybrid #7 entre os Hypercars, e o brasileiro Augusto Farfus liderou o trio composto também por Sean Gelael e Darren Leung ao topo na LMGT3 com a BMW M4 #31 do Team WRT.


A tabela do campeonato mostra Lotterer, Estre e Vanthoor na liderança na Hypercar, com 56 pontos para cada, seguidos por Kobayashi, Conway e De Vries, com 40. Com um tento a menos aparece o segundo trio da Porsche Penske, formado por Frédéric Makowiecki, Matt Campbell e Michael Christensen, que correm com o 963 #5.


Com uma vitória em Lusail e o terceiro lugar em Ímola, Malykhin, Sturm e Bachler lideram na LMGT3 e somam 54 pontos cada. Em segundo aparece a tripulação de Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael, com 37, empatados com Alex Riberas, Ian James e Daniel Mancinelli, que guiam o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da equipe Heart of Racing Team. E com 36 pontos estão os companheiros de equipe de Farfus na BMW: a lenda Valentino Rossi e os colegas de BMW M4 #46, Ahmad Al Harthy e Maxime Martin.


As perspectivas dos brasileiros — Embalado pela sua primeira vitória no FIA WEC, Augusto Farfus encabeça o trio do Team WRT para encarar a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps. “Vimos que se executarmos uma corrida sem erros a chance de pontuar e chegar na frente é grande. O foco é sempre seguir pontuando em todas as provas e chegar ao fim da temporada lutando pelo título”, declarou Farfus, de 40 anos.



O carioca Nicolas Costa dá sequência à sua primeira temporada no FIA WEC e correrá em Spa-Francorchamps com o McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports em parceria com James Cottingham e Grégoire Saucy. Em Ímola, o trio finalizou em 11º na classe depois de enfrentar muitos imprevistos, como um furo de pneu e o acionamento de um safety-car que arruinou a estratégia do time. Em Spa, o foco está em alcançar o melhor resultado do ano.


“Estou bem animado, e nem teria como ser diferente quando se trata de correr em Spa-Francorchamps, uma das melhores pistas do mundo. Tenho certeza que será muito legal. Temos ‘batido na trave’ sobre um bom resultado por questões que estão alheias ao nosso controle, mas uma hora certamente a chave vai virar, e as coisas vão chegar ao nosso favor. Espero que seja logo, espero que seja em Spa. Fomos bem competitivos nas primeiras etapas, e espero que a gente consiga um resultado à altura da nossa capacidade”, disse o carioca de 32 anos.


A largada da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para 8h de sábado, 11 de maio. O BandSports transmitirá a prova pela TV por assinatura e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7h30 de sábado. Por meio do seu canal no YouTube, o site Grande Prêmio também transmitirá a prova ao vivo na íntegra, bem como o treino livre e a sessão classificatória que definirão o grid de largada, na sexta-feira.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page